Logo 8-Bit Jim`s Island Adventure Ícone

8-Bit Jim`s Island Adventure

Versão 3.0.3 Grátis
827 KB
Funciona em: Android
2.2/2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2
Atualizado em : 03/04/2013 Eight Bit Jim
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Maurício M. Tadra
Uma aventura na qual a simplicidade aparente esconde objetivos complexos e incríveis

O que os joguinhos simples, da era dos primeiros video games, têm de tão interessante para serem adorados até os dias de hoje? E o pior é que, quando alguma dessas aventurazinhas é construída agora, usando o mesmo processo que era utilizado no passado, é quase inevitável o sucesso da empreitada.

É exatamente isso que acontece com o pequeno título 8-Bit Jim`s Island Adventure, que leva os jogadores até um mundo de poucas cores, tons sólidos e de contornos pontiagudos. A mecânica de jogo é a mais simples possível: um botão faz com que o boneco ande para a direita, outro faz com que ele ande para a esquerda e um terceiro faz o protagonista pular. Sem contar que você pode usar combinações desses botões, o que é a primeira coisa que os jogadores intuitivamente testam.

8-Bit Jim`s Island Adventure - Imagem 1 do software

No mais, o joguinho ainda consegue fazer uma coisa que poucos apps de Android conseguem atualmente: deixar os gamers mais antigos com a sensação de estarem experimentando um jogo inteligente. Isso ocorre devido à grande amplitude de possibilidades que 8-Bit Jim`s Island Adventure oferece, incluindo a interação com outros personagens.

Tudo isso faz parte da versão gratuita deste aplicativo, que apenas mostra o comecinho da aventura. Quem curtir pode adquirir o game completo e vivenciar muitas reminiscências.

Nossa Opinião sobre o 8-Bit Jim`s Island Adventure

8-Bit Jim`s Island Adventure é um aplicativo daqueles que você bate o olho e já quer experimentar para ver “se é tão bom quanto os joguinhos com os quais ele parece”. A afirmação pode parecer um pouquinho confusa, mas é só bater os olhos nos gráficos grotescamente pixelados para sentir o saudosismo imediato. Se você está entrando no mundo dos joguinhos agora, pelo menos já deve ter ouvido que as aventuras nos vídeo games mais antigos são tidas como “excelentes” até os dias de hoje.

Assim, a primeira sensação ao começar a jogatina é que estamos jogando uma obra bastante intelectualizada. A aventura não se resume a pular de plataforma em plataforma, com o objetivo de pegar moedinhas até o final de cada fase. Os trajetos que o jogador pode fazer são irregulares e ele encontra uma surpresa diferente em cada uma das portas em que entra.

Os desafios incluem ainda a interação com personagens do próprio jogo, como o dono da loja, a dona da pensão ou algum outro transeunte que estiver pelo caminho. Todas essas características são preenchidas por pixels coloridos e extremamente simples, com o fundo de tela impreterivelmente preto e com as colorações das construções muito simples e sólidas.

O som é mais simples ainda, com barulhinhos em uma única linha de áudio, como os “midis” mais primários que surgiram. Claro que o sonzinho pode ser um pouco incômodo, mas ele é essencial para compor a atmosfera retrô.

Mascarando a complexidade

A mecânica de jogo é tão simples que 8-Bit Jim`s Island Adventure pode ser jogado por praticamente qualquer pessoa. Além disso, a movimentação do personagem é muito leve e não há muitos desencontros entre os botões que você aperta e a ação que o protagonista executa, o que indica que a resposta dos controles são muito boas.

Mas nem tudo é um grande mar de rosas... A grande proposta adulta do joguinho pode ter sido utilizada de uma maneira muito direta. Você está por sua conta e risco desde que inicia o game, sem tutorial, instruções ou qualquer outro esclarecimento sobre seu objetivo. Isso faz com que o seu tempo de aprendizagem seja bem maior do que o esperado, principalmente levando em conta que um joguinho de 8-bits geralmente é extremamente intuitivo.

Enfim, tudo isso que você leu acima foi testado na versão gratuita de 8-Bit Jim`s Island Adventure, que traz apenas uma amostra da aventura integral de Jim. Quem curtir essa demonstração pode adquirir a versão paga e desfrutar de muito tempo de diversão. Vale a pena!

Prós & Contras

Prós

  • Excelente mecânica de jogo
  • Temática adulta e saudosista

Contras

  • Falta um tutorial ou qualquer explicação sobre a aventura
  • A simplicidade aparente do game esconde objetivos bem complexos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o 8-Bit Jim`s Island Adventure

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação