Logo aparcaRadar Ícone

aparcaRadar

Versão 3.1 Grátis
2.2 MB
Funciona em: Android
4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0
Adicionado em : 08/05/2015 Fuga de Bits
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marcelo Rodrigues
Difícil achar uma vaga para estacionar o carro? A tarefa fica mais simples com aparcaRadar

Quem mora em capitais ou grandes centros urbanos pelo país sabe que uma das tarefas mais complicadas para quem vai a algum lugar de carro é achar um local para estacionar. Cansado de dar voltas e mais voltas até que surja uma vaga razoavelmente perto do seu destino? Com aparcaRadar, o ponto perfeito para deixar seu veículo surge na tela do celular.

O aplicativo se aproveita da função de GPS dos smartphones para detectar automaticamente quando um usuário do serviço estaciona seu automóvel e também o momento em que ele entra em movimento novamente. Assim, é criada uma rede de dados entre motoristas que exibe um mapa detalhado das redondezas e usa marcadores para indicar espaços disponíveis. 

aparcaRadar - Imagem 1 do software  aparcaRadar - Imagem 2 do software

Essas áreas livres são mostradas no display do dispositivo com um certo código de cor para informar a sua distância aproximada. O círculo verde menor exibe os locais oferecidos em um raio de até 330 metros, enquanto o laranja fica reservado para regiões a até 660 metros e o vermelho se estende por até um quilômetro – tendo você e seu carro como referência central.

Por padrão, o aparcaRadar mostra as vagas na rua que foram identificadas nos últimos 20 minutos, mas pode ainda fazer uma previsão de quais delas ficarão disponíveis futuramente. O app também é capaz de guiar o usuário através de navegação por voz até o lugar exato para estacionar ou até seu carro – caso tenha esquecido onde ele foi deixado anteriormente.

Nossa Opinião sobre o aparcaRadar

O transporte público costuma ser a solução mais adequada para se chegar a grande parte dos destinos, mas é inegável que alguns lugares são acessados muito mais facilmente de carro. Só que, na hora de estacionar, o motorista pode sofrer para achar um lugar adequado. Assim, um app como o aparcaRadar, que detecta vagas livres na cidade, dá uma bela ajuda nessa tarefa.

Apesar de estar totalmente em inglês, o aplicativo não exige muito conhecimento da língua estrangeira para funcionar, uma vez que grande parte de seus recursos funcione de forma automática – sem que o usuário precise inserir informações manualmente. O visual dele é bem simples, mas como usa a interface e dados do Google Maps, tem uma aparência familiar.

Usar o aparcaRadar não poderia ser mais fácil, já que é preciso apenas abrir o programa no celular e tocar o botão “Search free parking spots” (“Procurar por locais livres para estaciona”) para que ele faça uma varredura da região. Se achar vagas, tudo fica marcado dentro dos círculos verde (até 330 metros), laranja (até 660 metros) e vermelho (até 1.000 metros).

Se a procura não deu resultado, o app dá um aviso sonoro quando alguém liberar um espaço. Caso se depare com um local que já foi ocupada entre o momento que ela foi detectada até o tempo que você levou para chegar lá, é só arrastar o ícone dela para o quadro com o desenho de uma lixeira – o que faz com que o mapa seja atualizado para você e para outros usuários.

Mais simples do que o esperado

Claro que toda essa facilidade e automatização ajuda muito na hora de utilizar a ferramenta sem nem pensar, deixando que o dispositivo mobile, o aplicativo e a rede criada entre os motoristas faça todo trabalho sujo. Porém, essa simplicidade extrema pode acabar prejudicando a experiência do usuário, afetando negativamente o potencial do software.

No menu de configuração, por exemplo, só há duas opções relacionadas a ativar ou desativar notificações do celular. Na tela principal, faz falta um recurso para procurar vagas tendo como ponto de referência o seu destino. Uma ferramenta assim possibilitaria que o condutor soubesse de antemão se teria vaga para estacionar, antes mesmo de dar a partida no carro.

A adição de um sistema colaborativo de avisos e anotações, como as divulgadas e incentivadas por produtos como o Waze, enriqueceriam muito a utilidade do aparcaRadar. Infelizmente, com o app como está, não é possível deixar notinhas comentando sobre as condições de segurança da região ou se há os temidos flanelinhas rondando o local.

O programa não é pesado e deve rodar sem grandes complicações mesmo nos aparelhos mais humildes à disposição no mercado – respeitando-se a exigência pelo Android 4.0, claro –, mas é melhor ficar atento ao uso que ele faz da bateria. Isso porque, quando está ativo, ele deixa a tela do dispositivo sempre ligada e a funcionalidade de GPS habilitada todo o tempo.

Precisa de mais gente para ser eficiente

Outro problema é que um aplicativo como esse exige uma base de usuários ampla para que tudo funcione corretamente e com precisão, e esse ainda não é o caso de aparcaRadar – pelo menos no Brasil. Claro que isso não impede que, eventualmente, as pessoas adotem a ferramenta e realmente seja possível conferir vagas livres para estacionar por todo o país.

Por enquanto, a solução é torcer para que alguém esteja usando o app na mesma região que você ou se informar sobre estacionamentos pagos ou para clientes de estabelecimentos antecipadamente.

Prós & Contras

Prós

  • Leve e simples de usar
  • Funções automatizadas
  • Interface bem familiar

Contras

  • Apenas em inglês
  • Faltam recursos importantes
  • Consome muita bateria

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o aparcaRadar

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação