Logo BBM Ícone

BBM

Versão Varia de acordo com o dispositivo Grátis
22 MB
Funciona em: Android
4.0/4.1/4.2
Atualizado em : 25/03/2014 BlackBerry
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Lucas Karasinski
O famoso comunicador da BlackBerry agora também está disponível para o seu Android

O BBM, também conhecido como BlackBerry Messenger, é o popular aplicativo de comunicação desenvolvido pela BlackBerry para os clientes de seus smartphones.

O aclamado programa sempre foi uma exclusividade para os donos de aparelhos criados pela própria companhia.

Agora, no entanto, a BlackBerry resolveu expandir os seus horizontes, disponibilizando o mensageiro também para as plataformas Android e iOS.

Não tão rápido!

Apesar de o BBO já estar presente nos mercados de aplicativos dos dois sistemas operacionais, você ainda não pode baixá-lo e já sair mandando mensagens para a galera. Isso porque, segundo a empresa, a adesão de novos usuários foi muito grande – o que gerou uma movimentação inesperada nos servidores do serviço.

BBM - Imagem 1 do software  BBM - Imagem 2 do software

Dessa forma, após baixar o programa, você deve preencher um campo informando um endereço de email válido para o qual a BlackBerry enviará uma chave de acesso que permite a utilização do mensageiro.

Com essa devida autorização, ainda é preciso preencher o seu cadastro para receber o seu PIN – uma espécie de código que identifica cada pessoa dentro do BBN e que funciona de forma semelhante ao antigo ICQ.

Conversando com a galera

Com o BBN em pleno funcionamento, chegou a hora de você bater papo utilizando o serviço. Para encontrar amigos que já utilizam a ferramenta, faça buscas nas suas contas de email e em redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Você também pode adicionar contatos por meio dos seus respectivos PINs. Ler um QR Code exclusivo com a câmera do gadget ou passar o cadastro por meio de NFC também são algumas das opções disponibilizadas pela BlackBerry.

BBM

O BBN conta com diversas formas de você conversar. É possível enviar mensagens de texto e manter contato de forma semelhante à qualquer outro mensageiro. A criação de grupos também é fácil e traz um foco bem empresarial.

Ali você pode adicionar listas e marcar pessoas como responsáveis, inclusive determinando um prazo para que determinadas tarefas sejam cumpridas. A anexação de imagens e gravações de áudio também é permitida.

O BBN, por padrão, se mantém em execução durante todo o momento. Assim, notificações de novas mensagens podem aparecer na bandeja de notificações do seu Android, por exemplo, sempre que algo novo lhe for enviado. Esse monitoramento pode ser desligado nas opções do aplicativo.

Nossa Opinião sobre o BBM

O BBN é um comunicador desenvolvido pela BlackBerry e que sempre foi uma ferramenta a ser utilizada somente pelos donos de aparelhos criados pela companhia. O serviço, agora, deixou de lado essa exclusividade, chegando também às maiores plataformas móveis da atualidade: iOS e Android.

É preciso ter paciência

No entanto, parece que a BlackBerry não se preparou muito bem na hora de disponibilizar o serviço para o grande público. O fato de você ter que esperar alguns dias em uma fila para receber a autorização de se cadastrar no mensageiro é algo que pode afastar muita gente logo de cara.

Durante os nossos testes, esse convite demorou três dias para ser enviado, algo que pode ser demais, principalmente se você levar em conta o fato de que outros aplicativos trazem um cadastramento praticamente instantâneo.

Com os seus contatos

Quem não está acostumado com a interface dos programas desenvolvidos para os BlackBerry encontrará um pouco de dificuldade na hora de utilizar o BBM. A interface, ainda que tenha sido otimizada para os demais aparelhos, se mostra um pouco confusa e você precisa de um intervalo de tempo razoável para conseguir aprender como tudo funciona.

A tarefa de adicionar pessoas, por exemplo, conta com várias opções diferentes, algo que agrada, mas que também pode confundir. A utilização do PIN, durante os nossos testes, não funcionou corretamente, de forma que o convite não foi enviado para a outra pessoa. Assim, tivemos que apelar para outras ferramentas, como o QR Code e o NFC. Ambos funcionaram bem, contudo, vale destacar que para utilizá-los você precisa estar perto do outro contato.

No seu cadastramento junto ao BBM, o serviço oferece para você a opção de buscar contatos em outros locais, como emails e redes sociais. Isso é algo visto em praticamente qualquer outro programa do gênero e é praticamente uma obrigação oferecer tal recurso. A BlackBerry, no entanto, só oferece essa ferramenta uma única vez. Ou seja, se você quiser fazer uma varredura nos contatos do Facebook buscando novos contatos, isso não será possível.

Mensagens instantâneas

O envio de mensagens no BBM é simples e eficiente. As notificações trabalham bem dentro do aplicativo e mostram o processo de forma completa, ou seja, você sabe quando a mensagem foi enviada, recebida e lida pelo seu contato.

O funcionamento constante do mensageiro, contudo, pode ser um problema para quem gosta de economizar energia do aparelho e há, inclusive, algumas reclamações na internet dando conta de que há um consumo abusivo de recursos.

O compartilhamento de fotos e arquivos de áudio também é fácil. Em contrapartida, o BBM não oferece a opção de você realizar ligações, um diferencial apresentado por vários outros comunicadores portáteis.

As conversas em grupo são a grande pedida do mensageiro. O foco em clientes coorporativos se mostra evidente, principalmente para quem deseja criar listas de tarefas e compartilhar arquivos por meio do comunicador.

Prós & Contras

Prós

  • Interface diferenciada
  • Conversas em grupos são úteis para equipes de trabalho
  • Diversas formas para você adicionar um novo contato
  • Monitoramento do status das mensagens

Contras

  • Interface pode se mostrar confusa
  • Não há ferramentas constantes para que você encontre novos contatos
  • Não traz ferramentas de conversação por voz em tempo real
  • Fila de espera para poder se cadastrar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o BBM

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação