Logo Carteira de Trabalho Digital Ícone

Carteira de Trabalho Digital

Grátis
17.58 MB
Funciona em: Android
4.3/5.0/6.0/7.0/7.1
Adicionado em : 20/05/2020 Governo do Brasil

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Alana Schmidt
O Governo lança a Carteira de Trabalho Digital para celulares

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes de um cidadão. É nela que todos os dados trabalhistas mais importantes, como histórico de trabalho e contribuição ficam guardados para que o trabalhador tenha todos os direitos no futuro.

A CTPS, como também é chamada (sigla de Carteira de Trabalho e Previdência Social) é obrigatório para qualquer prestador de serviço da indústria, comércio, agricultura ou pecuária, por exemplo.

Porém, como um documento completo não é muito utilizado no dia a dia a não ser que seja necessário, como em casos de contratação e atualização de dados. Para facilitar o acesso a essas informações em qualquer momento, o Governo Federal lançou a Carteira de Trabalho Digital, uma ferramenta para o trabalhador encontrar seus dados com mais agilidade.

A versão pode ser acessada tanto em dispositivos Android como iOS, além de uma versão web, que pode ser encontrada acessando o link do site do Ministério da Economia.

Carteira de Trabalho Digital na Google Play Store  Google Images Carteira de Trabalho Digital na Google Play Store

Para acessar sua Carteira de Trabalho Digital, é preciso ter um cadastro no sistema acesso.gov.br, que garante uma identificação única para você entrar em qualquer serviço do Governo Federal. Se você já possui um login e senha, basta inserir no app da Carteira de Trabalho Digital e acessar.

Com o novo aplicativo, a ideia do Governo é agilizar todos os procedimentos que envolvem o Trabalho Civil, unificando todos os bancos de dados em um único lugar, afinal, todas as experiências formais, dados trabalhistas e informações importantes para contratação estão no aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Carteira de Trabalho Digital

Apesar da proposta do Governo ter uma boa intenção, caminhando com o acesso fácil de informações diretamente do smartphone, os usuários, em muitos casos, reclamam da exatamente da conformidade dos dados, pois a maioria está desatualizada no aplicativo.

A integração das bases de dados do Ministério da Economia é uma das principais vantagens do documento digital, porém, ainda parece ter alguns problemas entre o compartilhamento de informações.

Para o usuário que possuir dados desatualizados, é possível atualizá-los diretamente com a Caixa Econômica Federal, porém, com as indicações da Organização Mundial de Saúde acerca do Coronavírus, a intenção é evitar aglomerações, principalmente as encontradas em agências bancárias.

Enquanto a atualização dos dados e o compartilhamento entre os bancos de dados do Governo Federal não estiverem funcionando perfeitamente, o aplicativo Carteira de Trabalho Digital se torna só parte do que realmente merece ser.

Até lá, alguns usuários com os dados atualizados podem utilizar o aplicativo para consulta fácil e rápida do seu perfil, porém, muitos ainda ficam a mercê das melhorias. Para ter acesso a sua Carteira de Trabalho Digital, é possível fazer o download do app na Google Play, na App Store para dispositivos iOS ou acessá-la diretamente na Web por meio do link https://servicos.mte.gov.br/.

Prós & Contras

Prós

  • acesso digital a todas as informações da Carteira de Trabalho original;
  • Banco de dados do Governo unificado;

Contras

  • Algumas informações podem estar desatualizadas dentro do app.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Carteira de Trabalho Digital

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação