Logo CivCrafter Ícone

CivCrafter

Versão 2.1.5 Grátis
43 MB
Funciona em: Android
2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0
Adicionado em : 10/04/2015 Naquatic LLC
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marcelo Rodrigues
Mostre todas as suas habilidades como administrador e crie sua própria civilização

Em conversas na escola, no jantar com a família ou mesmo dando uma volta por aí no transporte público, não é difícil encontrar alguém reclamando do governo. Muita gente acha que faria um trabalho melhor na liderança, e CivCrafter dá exatamente a oportunidade para que eles provem isso ao oferecer a chance de começar uma civilização do zero.

O game se passa em algum ponto na história da humanidade na qual cenários extensos e inexplorados estão ao seu dispor para serem conquistados. Porém, um povoado precisa de mais do que terras para funcionar. Assim, sua tarefa é deixar tudo preparado e com as condições ideais para atrair aldeões, disponibilizando comida e outros recursos.

CivCrafter - Imagem 1 do software  CivCrafter - Imagem 2 do software

Não precisa se desesperar, afinal, você só precisa de um único dedo para dar início à sua nação. Com um visual simples e uma mecânica viciante, CivCrafter vai exigir dezenas, centenas ou, talvez, milhares de toques no display do celular para que você colete alimentos, madeira e pedras – elementos primordiais para garantir a moradia do povo.

Porém, é preciso ficar atento para que seus domínios não sejam afetados por uma avalanche de novos habitantes – que podem consumir todas as suas reservas. Conforme sua civilização progride na história de CivCrafter, ela pode deixar suas origens humildes e se tornar um grande reino, capaz de entrar em guerras contra outros exércitos e disputar o domínio mundial.

Nossa Opinião sobre o CivCrafter

Jogos de simulação costumam ser ricos em conteúdo, oferecendo ferramentas para recriar experiências únicas. Porém, sua complexidade acaba não agradando quem tem pouco tempo ou prefere algo mais casual. Para não excluir ninguém, CivCrafter simplifica as coisas para que qualquer um possa criar sua própria nação – sem ganhar cabelos brancos no processo.

Nem se incomode em julgar os gráficos do game depois de baixar ele para o celular. O visual é algo que foi reduzido a um fator mínimo, já que quase toda a jogatina é tomada de menus e abas com diversos botões e ícones. Mas isso não quer dizer que o jogo não tem seu charme, com uma interface baseada em pixel art e recheada de belos ícones – ao melhor estilo 16 bits.

A música que embala a saga, por sua vez, é ótima, apresentando uma melodia medieval empolgante – quase toda composta por instrumentos de corda. Ainda que mínimos, os efeitos sonoros dos menus, construções e coleta de recursos fazem seu trabalho com muita qualidade. Toda essa aparente simplicidade na produção, porém, esconde um sistema robusto.

Metralhando a tela (e um cheat!)

A mecânica básica do app permite que mesmo marinheiros de primeira viagem nos jogos mobile possam entender em segundos a essência de CivCrafter. A tarefa mais importante no decorrer da partida é juntar itens para ampliar os números da população, construir estruturas e, de modo geral, evoluir a capacidade tecnológica e militar da sua civilização.

Para isso, basta tocar em algum dos três ícones na janela principal do game: a maçã, que simboliza o alimento; o tronco, que diz respeito à coleta de madeira; e a pedra, que faz referência ao próprio minério. Cada vez que o jogador pressiona um deles, uma unidade do recurso é gerada e estocada nos depósitos da vila.

Sim, é algo simples, mas imagine quantas vezes é preciso estapear o display do dispositivo com o dedo para angariar reservas suficientes até que seu povo possa se tornar autossustentável. Não precisa fazer as contas, são muitas e muitas vezes. Mas, acredite, o processo é gratificante, viciante e rende níveis e até alguns itens especiais.

Caso não tenha muita paciência, há uma dica que pode salvar um bom tempo e poupar o seu indicador. Dependendo do hardware do smartphone ou tablet, a tela do aparelho aceita mais de um toque ao mesmo tempo. Se esse for o caso, junte três dedos de uma mão – como se eles fossem as pontas de um triângulo – pressione três ícones simultaneamente e comemore.

Menos simples do que o esperado

Com o tempo as coisas vão ficando levemente mais complexas, mas nada que chegue ao nível de clássicos do gênero, como os títulos da badalada franquia Civilization. Felizmente, isso quer dizer que CivCrafter é mais do que tocar incessantemente na tela, já que, a partir de um certo ponto, saber administrar e equilibrar as construções, gastos e ganhos se torna algo essencial.

Construir moradias, por exemplo, faz a população local crescer, mas cada cabeça a mais é uma boca faminta para alimentar. Assim, cada um dos novos habitantes do seu reino precisam ganhar um emprego para ajudar no crescimento da nação, gerando comida ou recursos diversos por conta própria.

Um quadro na parte superior da tela dá todas as informações para que o jogador possa ficar a par de tudo que ocorre, monitorando a quantidade de elementos arrecadados, aldeões mortos, humor da comunidade e até o número de gatos circulando na região. Provavelmente esse é o momento em que você se pergunta: por que gatos? A reposta é simples: porque sim!

Ficando de olho nesses dados, eventualmente é possível liberar novas levas de recursos, profissões adicionais para o povo e a capacidade de construir um verdadeiro exército – o que é necessário para enfrentar clãs e jogadores em disputas online.

Cansou? Pois é, eu também...

Infelizmente, mesmo tentando apresentar tudo de forma mais simples a um público mais amplo, CivCrafter ainda bebe muito na fonte dos simuladores e jogos de estratégia, e, por isso, não teve como fugir de conceitos básicos a esses gêneros – como a constante necessidade de administração e monitoramento.

O game é, sim, divertido e bem-humorado, mas a sua complexidade moderada e o avanço lento em alguns aspectos da jogatina podem fazer com ele não dure muito tempo instalado na maioria dos celulares – especialmente quem só procura um entretenimento descompromissado. O fato de ele estar apenas em inglês também não ajuda muito.

Uma loja in-game oferece o bom e velho sistema de microtransação, disponibilizando venda de ouro por dinheiro real. Porém, nem precisa começar a se preocupar com isso, afinal, é preciso investir horas e horas de jogo para sequer começar a gastar esse tipo de recurso.

Prós & Contras

Prós

  • Visual simples e charmoso
  • Bem-humorado
  • Música envolvente
  • Sons de qualidade

Contras

  • Ainda é muito complexo
  • Evolução lenta
  • Cansa depois de um tempo
  • Apenas em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CivCrafter

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação