Logo Clique 180 Ícone

Clique 180

Versão 1.2.6 Grátis
10 MB
Funciona em: Android
2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0
Atualizado em : 31/03/2015 ONU Mulheres Brasil
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marcelo Rodrigues
Clique 180 reúne todos os dados necessários para enfrentar a violência contra a mulher

Os recursos dos smartphones permitem que, mais do que fazerem ligações, eles se tornem verdadeiras centrais de entretenimento. Porém, nem tudo na vida é só diversão. A prova disso é que Clique 180 oferece aos usuários de dispositivos mobile a chance de fazerem a diferença no mundo real, dando ao aparelho uma função social para combater a violência contra a mulher.

Criado pela parceria da ONU Mulheres Brasil com a Embaixada Britânica, o aplicativo oferece uma rica biblioteca de informações sobre o tema, prestando o máximo de ajuda possível às mulheres ao mesmo tempo que dá as ferramentas necessárias a qualquer um que queira ajudar na causa. Nada mais justo, afinal a situação pode ocorrer em qualquer lugar. 

Clique 180 - Imagem 1 do software  Clique 180 - Imagem 2 do software

Não há nada além do essencial em Clique 180, com o app disponibilizando dados e definições sobre as principais formas de violências e abusos contra as mulheres. Selecionando opções como “Assédio Sexual”, “Lesão Corporal” ou “Ameaça”, por exemplo, a vítima recebe sugestões de o que fazer, onde denunciar e até dicas de locais seguros para se proteger.

Há também um mapa no qual é possível ver as áreas mais perigosas para o público feminino. A ferramenta é alimentada pelos próprios usuários, que podem fazer relatos sobre ocorrências na região, explicar qual é o problema e publicar fotos. Um botão dedicado permite que qualquer um possa ligar rapidamente para o 180, número da Central de Atendimento à Mulher.

Nossa Opinião sobre o Clique 180

É algo triste, mas infelizmente estamos sujeitos a diversos tipos de violência no nosso dia a dia. Dados governamentais, de ONGs e de outras entidades mostram que a mulher tem ainda mais chances de sofrer algum tipo de agressão ou assédio. Por conta disso, o Clique 180 é um aplicativo importantíssimo para qualquer pessoa interessada em lutar contra esse cenário.

Os motivos para se ter Clique 180 instalado no celular são muitos, começando pelo fato de ele ser extremamente leve, ocupar pouco espaço de armazenamento do aparelho, estar inteiramente em português e possuir uma interface simples e eficiente. Claro que esses não são os pontos principais, já que o aplicativo é o que podemos chamar de um utilitário social.

Para se ter uma noção de como é preocupante o quadro atual de violência contra a mulher, basta ver as artimanhas usadas pelo próprio app para passar despercebido no dispositivo da vítima. O atalho criado no smartphone recebe o nome de “180 Frases” e, ao iniciá-lo, é exibida uma bonita imagem acompanhada de uma inocente frase do dia.

Se a pessoa achar que está segura ou longe do alcance de seu agressor, pode agitar repetidamente o aparelho ou tocar quatro vezes a tela usando dois dedos para entrar no sistema do Clique 180. Para alguns, isso pode parecer besteira, mas um acesso direto ao conteúdo verdadeiro do app poderia gerar uma reação imprevisível nas mãos erradas.

Informações para todos

Uma vez dentro da interface real do aplicativo, o usuário pode selecionar qualquer uma das seis opções disponíveis na tela inicial ou na barra de ferramentas na base do display. São disponibilizadas opções como “Sofri violência. O que fazer?”, “Minha cidade mais segura” e “Rede de Atendimento”, por exemplo, cada uma delas recheada de informações.

Se você é mulher e foi vítima de alguma ameaça ou agressão física, psicológica e sexual, vai achar todos os dados necessários para identificar em qual situação seu caso se encaixa e a quem recorrer. O aplicativo informa os artigos de lei em que você pode se apoiar para legitimar sua denúncia, incluindo trechos da Lei Maria da Penha e do Código Penal.

Ele também dá dicas de o que fazer após o ato de violência, como chamar a polícia para conseguir uma prisão em flagrante e de que modo recolher cópias do prontuário médico caso tenha precisado ir ao hospital para tratar de ferimentos decorridos de agressões. A discagem para o 180 (Central de Atendimento à Mulher) é sempre recomendada e pode ser feita com um botão.

O Clique 180 não para por aí e sugere os locais para onde a vítima pode seguir para registrar a ocorrência ou se proteger de novos ataques, indicando centros de atendimento à mulher, endereços da defensoria pública e serviços de saúde próximos à sua região. Tudo é indicado em um mapa dentro do app, usando o GPS do celular para dar a localização mais próxima.

Mapeando a violência

A opção “Minha cidade mais segura” também deve ajudar bastante a combater a violência, já que, através dela, é possível pesquisar por áreas marcadas como não seguras para o público feminino. É possível filtrar a busca por termos como rua sem iluminação, ponto de ônibus em local ermo ou crimes presenciados nesses locais.

Qualquer usuário do aplicativo pode contribuir para aumentar a base de dado de ocorrências desse mapa, registrando seu relato e descrevendo a situação em detalhes. Para complementar a funcionalidade colaborativa, você também pode enviar uma foto para ilustrar o caso, o que pode tornar mais fácil reconhecer zonas perigosas mesmo a uma certa distância.

Clique 180 não apresentou nenhum tipo de travamento, propaganda ou qualquer outro fator que pudesse atrapalhar a experiência de quem o utiliza. Ele é impecável quando avaliado sobre a perspectiva de um aplicativo comum e ainda mais impecável quando analisado pelo ponto de vista de uma iniciativa social importante.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples e eficiente
  • Importante ferramenta social
  • Conteúdo de qualidade
  • Mapa colaborativo
  • Dicas para vítimas de violência

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Clique 180

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação