Logo Facebook Lite Ícone

Facebook Lite

Grátis
214.94 MB
Funciona em: Android
2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0/6.0/7.0/7.1
Atualizado em : 03/09/2021 Facebook
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus
Grátis Baixe Gratuitamente
via Microsoft store

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Magri
Mais leve e rápido: o Facebook Lite consome menos dados do smartphone, e ainda possui os mesmos recursos que o app original.

O que é o Facebook Lite?

Facebook Lite é um cliente para a rede social Facebook que foi especialmente desenhado para oferecer uma experiência mais fluida em aparelhos antigos e em redes de baixa velocidade. Recém-lançado no Brasil, o app está totalmente em português e pode ser baixado sem nenhuma restrição.

Para quem gosta de aplicativos práticos, usabilidade objetiva e que ainda de quebra ocupem pouco espaço na memória de seu celular, este aplicativo é uma ótima opção. Esta versão da rede social possui os mesmos recursos que o da versão tida como “padrão” atualmente e inclusive é mais leve. A única diferença é o seu design, que lembra muito o Facebook nos seus primórdios.

 

Como baixar o Facebook Lite?

 

A variação do Facebook, ideal para quem procura um app mais leve e com as mesmas funcionalidades, pode ser baixado diretamente pela Play Store, para quem usa Android.

 

O programa está disponível gratuitamente e é preciso apenas ter memória disponível para iniciar o download, algo que não é problema na maioria dos casos, já que o Facebook Lite foi desenvolvido para consumir pouco espaço e internet, gerando maior acessibilidade para quem ainda usa modelos de smartphones mais antigos.

 

Quando o download for finalizado, processo que costuma demorar apenas alguns segundos, basta abrir o app e escolher entre as duas opções: criar uma nova conta ou entrar em um perfil já existente. O mais comum é que seja escolhida a segunda, já que as pessoas costumam migrar do aplicativo original do Facebook para a sua versão Lite visando uma economia na memória do celular.

Tela de menu no Facebook Lite 

É possível que haja um estranhamento no primeiro momento, sendo difícil se adaptar à interface da nova plataforma, mas temos certeza que isso não durará muito. Quando você se acostumar com a praticidade e ver que as funcionalidades são iguais, sem deixar faltar nada, o uso acaba se tornando comum.

Tela de publicação no Facebook Lite

Além disso, um outro ponto é que novas atualizações também contribuem para que esse processo acabe se tornando cada vez melhor. Existem necessidades que os usuários percebem de vez em quando e a equipe do Facebook, atenta aos feedbacks, trabalha para que eles sejam respondidos.

 

Não sabe como estar preparado para que o seu app fique sempre atualizado na última versão? Continue lendo para saber como fazer isso!

Como entrar e usar o Facebook Lite?

Ao abrir o Facebook Lite, o usuário irá perceber que todas as funções contidas, tanto na versão para PC quanto na versão regular para mobile estão presentes neste aplicativo. Ícones de “Feed”, “Amigos”, “Messenger”, “Notificações” e “MarketPlace” figuram na parte superior do app. No canto superior direito, há os botões de “lupa de pesquisa” e o “Menu”, onde também há todas essas opções e mais tantas outras como “Emprego”, “Jogos”, “Eventos”, etc.  

Outra característica muito interessante é a de que a caixa de mensagens pode ser usada diretamente pela própria ferramenta. Com isso, o usuário não precisa baixar o Messenger, pois ele pode conversar diretamente por ali, o que por consequência, resulta em mais economia de memória. A caixa de mensagem do Facebook Lite é a mesma que a da versão para PC. Porém, os apps Messenger Lite e Messenger também são ferramentas bem práticas de usar.

Na tela inicial do Facebook Lite, você encontra o tradicional feed de notícias com as últimas publicações dos seus amigos. No topo da tela, estão disponíveis atalhos para as demais funcionalidades da rede: “Solicitações de amizade”, “Caixa de entrada” e “Notificações”.

Tocando no botão de opções do canto superior direito, você também encontra outros recursos, como o bate-papo, o gerenciador de fotos e o buscador de amigos. Todas as funcionalidades do Facebook Lite operam diretamente no app e não exigem a instalação de aplicativos externos.

 

Facebook Lite - Imagem 3 do software  interface de facebook lite mostrando um perfil de usuário

Além de funcionar bem em aparelhos antigos, Facebook Lite também deve atender melhor as pessoas que não têm cobertura 3G ou 4G, já que o programa foi completamente otimizado para trabalhar em redes EDGE (2G) de baixa velocidade.

Assim como o Facebook Lite, o Messenger Lite, que como o próprio nome sugere, possui os mesmos mecanismos que o Messenger, mas, também é mais leve que sua “versão padrão” e possui pequenas mudanças em seu visual. A única diferença do Messenger para o outro é que no primeiro, você pode tirar fotos diretamente do app e logo em seguida, enviar ou postar no seu feed. Já no Messenger Lite, não é possível.   

Em suma, as duas versões Lite foram lançadas justamente para pessoas que se importam mais com o espaço de armazenamento dentro de seu aparelho celular que com o design que estas ferramentas possuem, suas interfaces de fato. Ambos também não ficam para trás no que diz respeito à usabilidade, pois também possuem as mesmas funcionalidades que suas “versões padrão”.

 

Como atualizar o Facebook Lite?

 

O processo todo é muito fácil e pode ser feito de duas formas: por meio da atualização automática e da atualização manual.

 

A primeira pode ser ativada diretamente pela Play Store, basta fazer seu login e ir até as configurações. Em meio às opções mostradas, é necessário ir até o menu “preferências de rede” e procurar por “atualizar apps automaticamente”. Nesta parte, você pode marcar a resposta de sua preferência, mas o mais recomendado é selecionar “somente por Wi-Fi”, já que baixar apps por meio dos dados móveis pode gerar grande consumo.

 

Assim, não apenas o Facebook Lite, mas também outros programas em seu smartphone, serão atualizados automaticamente sempre que uma nova versão estiver disponível para download. Caso isso não te interesse e o seu foco seja apenas o app do Facebook, a segunda opção pode ser mais indicada.

 

Novamente por meio da Play Store, basta localizar o aplicativo em sua página de download, repetindo o processo feito para baixá-lo na primeira vez. Caso haja alguma atualização disponível, será mostrada a opção “atualizar”, e você pode apenas clicar para obter a mais nova versão em seu smartphone. Se não, a tela mostrará apenas “abrir” e “desinstalar”.

 

Esta opção é mais burocrática, já que exige que o usuário fique entrando na Play Store em busca de atualizações, mas pelo menos garante que os outros apps não serão atualizados automaticamente. Escolha a sua opção favorita!

 

Nossa Opinião sobre o Facebook Lite

Enxuto e eficiente

O Facebook Lite é uma ótima opção para quem realmente quer poupar memória de seu aparelho e mesmo assim, ter um app que entregue os mesmos recursos que a versão regular. A funcionalidade de ambas é exatamente igual, mudando apenas o design da versão Lite, que de fato, é bastante básico, mas também não o torna arcaico ou um app com uma interface difícil de compreender. Além disso, o programa é capaz de funcionar em redes 2G de baixa velocidade e manter você sempre conectado com seus amigos.

Prós & Contras

Prós

  • Ocupa menos espaço na memória se comparado com a versão padrão;
  • A caixa de mensagens pode ser usada diretamente pelo aplicativo;
  • Otimizado para redes 2G com baixa cobertura de internet;
  • Interface minimalista.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Facebook Lite

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação