Logo Frink Ícone

Frink

Versão 2016-11-28 Grátis
675 KB
Funciona em: Android
1.5/1.6/2.0/2.1/2.2
Atualizado em : 07/03/2013 Alan Eliasen
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
A linguagem de programação multiplataforma Frink chega aos smartphones Android

Uma grande mistura de Java, Perl, Ruby, Smalltalk com algumas pitadas de BASIC. Isso é Frink, linguagem de programação focada principalmente em física, engenharia e educação.

O código do Frink roda em uma máquina virtual Java, e tem como um de seus principais diferenciais a capacidade de acompanhar as unidades de medida utilizadas em todos os cálculos realizados.

Agora o criador do Frink levou toda a capacidade desta linguagem de programação para o Android. Além de um ambiente de desenvolvimento normal, a instalação do Frink for Android também inclui uma calculadora de conversão de unidades.

Frink e um gráfico calculado de exemplo

O Frink for Android – ao contrário do esperado em uma adaptação para smartphones – é um sistema completo, com todos os elementos encontrados nas versões para Windows, Mac e Linux do ambiente de programação.

Além disso, a versão para smartphones do Frink também conta com classes e métodos para utilizar os sensores dos portáteis, incluindo GPS e acelerômetro. Completando o pacote, a versão Android da linguagem permite que programas escritos no celular “falem” através de funções “text-to-speech” (texto em fala).

Nossa Opinião sobre o Frink

Simples e direto, como é de se esperar de um aplicativo voltado a engenheiros e cientistas, Frink for Android oferece uma série de capacidades interessantes para programadores.

Além de contar com todas as funcionalidades existentes nas versões desktop do ambiente de desenvolvimento, algumas características específicas – como o acesso ao GPS e demais sensores do smartphone – garantem a utilidade do aplicativo.

Como ressalva, entretanto, deve-se lembrar que a linguagem Frink é relativamente específica a algumas tarefas, e programas no celular não é, defitivamente, uma das tarefas mais simples. A dificuldade é especialmente verdadeira se o seu aparelho não conta com teclado físico.

Outro detalhe importante é que, em alguns aparelhos de hardware mais modesto, o Frink leva bastante tempo até conseguir compilar e executar programas. Códigos muito complexos exigirão bastante tempo até mesmo de equipamentos topo de linha, já que processadores e memórias de smartphones não chegam perto da capacidade de um desktop.

Prós & Contras

Prós

  • Programação multiplataforma, compatível com Windows, Linux, Mac, e Android
  • Acessa sensores do smartphone

Contras

  • Em aparelhos mais simples, pode demorar muito para compilar programas
  • Linguagem de programação relativamente específica

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Frink

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação