Logo Google Play services Ícone

Google Play services

Grátis
14.65 MB
Funciona em: Android
2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2
Atualizado em : 26/08/2021 Google Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+4 Avaliações
  • Foto de Rhamalho Baptista
    Rhamalho Baptista 25 de setembro de 2014 - 10:47
    10
    Nota Excelente!
    minha avaliacao e de 5 estrelas O google play services nao fuciona no meu tablet, eu queria saber o que esta acontecendo, antes fucionava... galera me traz a solucao porfavor. preciso muito desse apk.

Descrição

Ricardo Costa
A nova API traz dezenas de novidades para fortalecer o Android

Com o smartphone em mãos, é bom sempre ter a versão mais atualizada dos aplicativos que o seu aparelho carrega, sobretudo para obter o melhor desempenho de cada um deles. 

E para que você não precise perder tempo buscando manualmente as novas versões, os dispositivos android oferecem o Google Play Services ou Serviços de Google Play, que atualizam seus aplicativos automaticamente sempre que elas surgirem.

Além disso, o software também apresenta um sistema de integração de todos os serviços Google, como Maps, Gmail e outros, deixando que seu aparelho ofereça ainda mais facilidades para os usuários. 

Como usar o Google Play Services?

Tela de permissões do Google Play Services

Em tese, não é preciso muita coisa para usar o Google Play Services, além de possuir um dispositivo com sistema operacional Android. Esse aplicativo, focado em melhorias e manutenções do sistema, funciona quase que de forma instintiva e em segundo plano, não exigindo que o usuário em questão precise executá-lo de nenhuma forma. 

Por interagir diretamente com o sistema interno do aparelho, inclusive, não há a possibilidade de abrir uma possível interface do software, tendo em vista ainda que não existe um ícone de acesso. O aplicativo fica disposto no menu de configurações, solicitando permissões para realizar atualizações automáticas e também permitindo determinadas funções específicas. 

Novidades da última versão

Atualmente, com a versão 21.21.16 do aplicativo, há novos recursos interessantes, como um suporte ao Google Drive para a criação de pastas e arquivos offline. 

Junto disso, o software também oferece uma nova interface de programação de aplicações para o Google Play Games e também uma específica que permite a busca por conteúdo dentro de diversos aplicativos por meio do Google Search. 

Melhorias nas API focadas em Analytics, Mobile Ads e Wallets também são oferecidas, trazendo também um dinamismo maior para questões de segurança da informação e privacidade. A versão ainda consegue fornecer suporte para wearables e legendas no Google Cast.

Como atualizar o Google Play Services?

Para realizar essa ação, basta acessar o seu dispositivo Android, seja ele um smartphone ou tablet, e abrir as configurações específicas do aparelho. Em seguida, toque no comando de Aplicações e Notificações para ter uma visão geral de todos os aplicativos instalados. O Google Play Services provavelmente estará na lista. Basta clicar sobre ele para ver mais detalhes do App e ver o botão de Atualização/Instalação.

Tela de informação do aplicativo Google Play Services

Nossa Opinião sobre o Google Play services

O Google Play services é uma API integrada que permite com que todos os aplicativos que utilizam algum serviço da Google tenham a sua disposição um meio padronizado de conexão e de armazenamento de informações. Dessa forma, games e outros apps podem guardar dados na nuvem e manter vários aparelhos sincronizados.

O aplicativo é instalado automaticamente e, por padrão, ocupa pouco espaço no sistema. Contudo, dependendo do número de apps que armazenam dados por meio do Google Play services, o espaço ocupado pode ultrapassar facilmente os 25 MBs e trazer problemas para as pessoas que têm aparelhos mais antigos.

Infelizmente, muitos aplicativos básicos da Google, como o Gmail e o Google+, por exemplo, precisam que o Google Play services esteja instalado, limitando ainda mais o potencial dos gadgets que sofrem com a falta de espaço.

Conheça o novo visual da Play Store

Prós & Contras

Prós

  • API padronizada para todos os serviços da Google
  • Apps e games podem guardar dados na nuvem
  • Garante a atualização constante e automática dos aplicativos.
  • Funciona como um complemento do aparelho.

Contras

  • Ocupa muito espaço na memória interna do aparelho
  • Tamanho excessivo pode sobrecarregar dispositivo. 

Avaliações sobre o Google Play services

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação