Logo Inker Ícone

Inker

Versão 0.10.21 Grátis para testar
6.8 MB
Funciona em: Android
4.4/5.0/6.0
Atualizado em : 08/07/2016 Inker
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Rocha
Um simples e prático editor de desenhos vetoriais para PCs e dispositivos móveis

O Inker é um programa de criação e edição de desenhos vetoriais feito para oferecer uma maneira mais simples de fazer quaisquer tipos de desenhos digitais, incluindo logotipos, quadrinhos, tribais e até rascunhos em geral. O programa possui uma interface pensada tanto para o uso em computadores tradicionais quanto em aparelhos com tela sensível ao toque e conta com uma versão online, outra que pode ser instalada em computadores e uma terceira para Android.

O aplicativo permite tanto que você faça acréscimos a imagens carregadas do seu dispositivo quanto comece a produzir materiais novos totalmente do zero. Usando a ferramenta “Path”, é possível estabelecer pontos para a formação de traços, que podem ser ligados uns aos outros tanto por traços fluidos quanto por retas, dando origem a curvas e quinas conforme sua necessidade. Esses pontos podem ser movidos livremente para que você adapte o resultado.

Inker - Imagem 1 do software

Caso você deseje criar traços e adaptá-los com um pouco mais de liberdade, o recurso “Draw” permite justamente isso, funcionando de forma parecida com a do famoso lápis do Microsoft Paint. De forma similar, a ferramenta “Shape” possibilita a criação de retângulos e elipses, que podem tanto manter proporções iguais para formar quadrados e esferas perfeitas quanto ser adaptados para o formato que você preferir.

Personalizando suas criações

Em “Text”, é possível escrever e selecionar tamanho, cor, fonte e outros aspectos das frases e palavras que você desejar – na versão paga do Inker, é possível transformar as letras em curvas e modificá-las como preferir, criando a sua própria “caligrafia”. Por fim, a função “Ruler” permite que você crie linhas-guia com apenas um clique (ou toque) – manter o contato e mover o mouse ou o dedo permite que esses traços sejam inclinados.

Inker - Imagem 2 do software

Todos esses recursos podem ser utilizados com alternância tanto da cor dos traços quanto da tonalidade do preenchimento das figuras. Na barra inferior, é possível selecionar uma das cores disponíveis ou entrar na opção “Edit colors” para selecionar a partir de um quadro ou então, para os mais entendidos, digitar um código HEX para obter exatamente o tom desejado.

Nossa Opinião sobre o Inker

O Inker é um editor de desenhos vetoriais que realmente possui recursos relativamente simplificados para um programa do tipo, mas que pode não ser tão intuitivo assim para quem não tem familiaridade com esse tipo de software. A interface tem poucos menus e as ferramentas respondem bem, mas a utilização de cada função acaba se demonstrando confusa para quem nunca teve experiência com vetores digitais.

Ao abrir algumas das opções mais versáteis, como os recursos “Path” e “Draw”, somos recebidos por GIFs que fazem o papel de tutoriais curtos. Embora essas demonstrações consigam exibir tudo o que é possível fazer com as ferramentas, elas pecam em ensinar exatamente como as ações podem ser executadas. Nesse sentido, seria interessante que houvesse mais indicadores sobre o que e como cada coisa está sendo feita.

Mesmo com esse problema, o Inker tem a seu favor a interface amigável tanto em telas touch quanto para quem usa teclado e mouse. Por conta disso, aqueles que estiverem realmente dispostos a aprender encontram no software uma ótima oportunidade para experimentar por tentativa e erro.

Compra confusa e burocrática nos PCs

Embora o Inker já ofereça um pacote interessante de recursos em sua versão gratuita, uma série de opções adicionais mais avançadas ficam restritas para quem estiver disposto a pagar pelo app. A variante completa do software, que permite criar gradientes de cores, interseções de pontos e uma série de outras coisas, sai por R$ 34,91.

O método de compra, aliás, pode ser um pouco incômodo para quem usa uma das versões do aplicativo para computadores tradicionais, já que é preciso primeiro baixar e instalar o app em um dispositivo Android e tentar usar uma das funções pagas para, só então, poder pagar pelo programa completo.

Uma vez feita a aquisição, você deve enviar um email para inkerapp@gmail.com com a data e o código de ID da transação. Os desenvolvedores afirmam que somente assim você pode receber uma senha para desbloquear todas as funções do app em suas versões online e para PCs. Na prática, esse processo acaba sendo um tanto burocrático e desestimula aqueles que gostariam de simplesmente usar a versão completa do software em seus computadores.

Aprender exige esforço

Somando todos os pontos, podemos dizer que o Inker é um programa simples e eficiente para quem já tem experiência com desenhos vetoriais. Caso você ainda não saiba muito sobre editores do tipo e não tenha alguém para te ensinar, é necessário estar disposto a gastar um bom tempo vasculhando e treinando para conseguir dominar todas as funções do software. Com isso em mente, é só seguir em frente e aproveitar esse interessante aplicativo.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável tanto para mouse e teclado quanto aparelhos touch
  • Facilidade de uso permite aprendizado por tentativa e erro
  • Versão gratuita conta com recursos interessantes

Contras

  • GIFs exibem o que as ferramentas podem fazer, mas não ensinam como
  • Comprar a versão completa do app é uma tarefa burocrática e confusa nos PCs

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Inker

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação