Logo IRPF 2020 Ícone

IRPF 2020

Grátis
7.52 MB
Funciona em: Android
4.4/5.0/6.0/7.0/7.1
Atualizado em : 21/02/2020 Receita Federal
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Crislaine Henk
O programa oficial da Receita Federal para quem precisa declarar seu Imposto de Renda!

Há alguns anos, é possível realizar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física a partir de celulares e tablets. Com o desenvolvimento de um aplicativo, a Receita Federal disponibilizou mais um método de declaração que pode ser utilizado pelos declarantes. Na sua versão 2020, o app conta com alguns recursos exclusivos, que devem ser considerados.

Disponível para Android, a partir da versão 4.4, o app do Imposto de Renda 2020 traz algumas alterações em relação às versões anteriores. O principal é a chegada de notificações sobre a situação da declaração, excluindo a necessidade de consulta via site.

Outra funcionalidade do app é que é possível transmitir a declaração pelo próprio aplicativo. Para isso, é preciso preencher as informações pedidas pelo Imposto de Renda 2020. Com muitas das possibilidades disponíveis no programa para computadores, esse aplicativo permite transmissões em atraso.

Como declarar o Imposto de Renda 2020 pelo app

Disponível na Play Store, o aplicativo precisa ser instalado para começar o uso. Após completada a operação, é possível acessar o app. Para funcionar, o Imposto de Renda 2020 pede que seja liberado o acesso aos arquivos do dispositivo.

Na sequência, encontra-se uma informação sobre o processo, com os prazos de entrega. Além disso, há os campos para preenchimento: CPF e data de nascimento. Essas informações precisam ser preenchidas corretamente para que se possa encontrar o usuário no banco de dados da Receita Federal.

O app não pede o cadastramento de uma senha, mas para acessar as opções disponíveis, é preciso reproduzir corretamente todas as letras e números que aparecem em tela. Apenas após esse processo é que se pode acessar o Imposto de Renda 2020.

Na tela das declarações, são mostrados os últimos anos, desde 2016. Ali, também se apresenta a situação em que se encontra a declaração, se ela já foi iniciada ou se já foram transmitidas. Para conseguir acessar de forma completa, e realizar o preenchimento e a transmissão, é preciso liberar o dispositivo no site da Receita Federal.

Nossa Opinião sobre o IRPF 2020

Esse aplicativo oferece uma possibilidade importante para os usuários. Com ele, é possível consultar a situação das declarações dos anos anteriores, acompanhar a situação atual e, também, preencher e transmitir os dados.

A necessidade de liberação do uso do dispositivo aumenta a segurança no Imposto de Renda 2020. Mesmo o processo exigindo vários passos, o recurso é essencial para que haja uma barreira que impeça qualquer pessoa de acessar o IRPF de diferentes celulares, por exemplo.

Como permite tanto o preenchimento como a transmissão, o app se mostra um programa completo, que independe de outros para conseguir ser utilizado. No entanto, ele apresenta um problema: o app abre sem nenhum tipo de trava ou senha, sendo que em caso de perda do dispositivo, os dados podem ser acessados.

Prós & Contras

Prós

  • Permite a consulta a declarações de anos anteriores;
  • Acompanhamento da situação da declaração atual;
  • Recurso de segurança com a necessidade de liberação do dispositivo;
  • Permite o preenchimento e transmissão.

Contras

  • Não conta com senha ou trava de segurança para o acesso.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IRPF 2020

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação