Logo Linphone Ícone

Linphone

Versão 3.2.4 Grátis
12 MB
Funciona em: Android
4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0/6.0
Atualizado em : 25/05/2016 Belledonne communications
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Felipe Manosso Vidal
Aplicativo open-source criptografado para ligações no padrão SIP

O grampo de ligações telefônicos tem se transformado em um perigo cada vez mais real e que pode prejudicar qualquer tipo de pessoa. Para se defender deste tipo de vazamento de informações, existem alguns aplicativos voltados para a comunicação criptografada.

O Linphone é um aplicativo gratuito e open-source para telefonia de Voz sobre IP (VoIP), compatível com o protocolo SIP. Ele foi a primeira aplicação Linux código-fonte aberto a usar o padrão SIP, se tornando em um dos mais populares dialer do gênero para plataformas móveis.

Ele permite que ligações sejam feitas no padrão Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP na sigla em inglês), que é aberto, diferente do padrão do Skype, por exemplo, que é fechado. Ele permite também que os usuários criem uma conta SIP, que não é atrelada ao aplicativo, e pode ser usado por outro app de telefonia que tenha suporte à tecnologia. 

Linphone - Imagem 1 do software  Linphone - Imagem 2 do software

O fim da telefonia tradicional

Basicamente, é possível realizar dois tipos de comunicações através de Linphone: utilizando ou não a linha telefônica. Do primeiro modo, não é necessário pagar nenhum tipo de taxa adicional durante as ligações, visto que a comunicação é transferida como dados comuns, através da internet até chegar ao destino.

Já o segundo modo consiste na associação de linhas reais de telefonia, as quais são utilizadas no dia-a-dia. Entretanto, utilizando este método, é necessário comprar créditos, que são gastos nas comunicações efetuadas.

Nossa Opinião sobre o Linphone

O Linphone é um serviço VOIP que permite fazer ligações telefônicas entre duas pessoas via endereço SIP. Neste caso, utilizando seus dados pessoais do Pabx Virtual da Locaweb, você pode realizar e receber ligações, além de muitas outras funcionalidades que o serviço possui. Este é mais um dos diversos softwares livres desenvolvidos inicialmente para Linux, porém agora suporta muitas plataformas adicionais, como o Microsoft Windows, Android e iOS.

Versão mobile

A versão mobile da ferramenta inclui melhorias significativas no novo formato ergonômico com uma interface face curva, a integração do livro de endereços e um assistente de criação de contas.

Além de sua função básica, através de Linphone também é possível transmitir vídeos e mensagens de tempo. Sua interface gráfica é bastante simples, possuindo somente as funções necessárias para que a comunicação aconteça sem nenhum grande problema.

Nesta versão, três grandes novos recursos foram incluídos, são eles: as mensagens de texto (chat) com notificação de status de entrega, várias chamadas e conferências de áudio. Além disso, o Linphone suporta agora áudio com speex, G711, iLBC, GSM, seda, G722, OPUS, e vídeo com VP8, H264 e codecs MPEG4.

Interface e funcionalidades

Apesar da interface minimalista e bem organizada, algumas funcionalidades do Linphone deixam a desejar. A sensibilidade do teclado é um dos piores aspectos do aplicativo, exigindo que você toque na tela diversas vezes até a opção correta ser identificada.

Além disso, a ferramenta pode apresentar alguns problemas de compatibilidade com determinados aparelhos. Durante nossos testes, o Samsung S3 mini foi incapaz de realizar as ligações. No entanto, tudo ocorreu tranquilamente ao utilizarmos o Zenfone 2 e o Galaxy S5.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Interface organizada
  • Comunicação criptografada

Contras

  • Sensibilidade horrível do teclado
  • Problema de compatibilidade com alguns aparelhos

Interesse ao longo do tempo

Do mesmo desenvolvedor

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Linphone

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação