Logo Mobius Final Fantasy Ícone

Mobius Final Fantasy

Versão 1.2.123 Grátis
32 MB
Funciona em: Android
2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0/6.0
Atualizado em : 03/08/2016 SQUARE ENIX
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Será que você é mesmo o lendário Guerreiro da Luz que salvará o mundo de Final Fantasy?

Lançado originalmente em 2015 para o público oriental, Mobius Final Fantasy é o mais novo capítulo da famosa franquia de RPGs a aterrissar nos dispositivos móveis ocidentais. O título foi produzido por Yoshinori Kitase, responsável pelos episódios VII e VIII da série.

A obra coloca o jogador na pele de um guerreiro sem nome, que acorda nas praias do reino de Palamecia sem se lembrar de seu passado. Guiado por uma voz etérea, ele começa a explorar um mundo cheio de perigos.

Logo você entende que o protagonista é um “Blank”, um candidato a ser o Guerreiro da Luz que, de acordo com as profecias, salvará o mundo ao exterminar as forças das trevas. Isso significa que você — junto com seus amigos, que também estão sendo testados — precisam provar suas capacidades para descobrir quem é o verdadeiro escolhido.

Com qual elemento eu vou?

Para iniciar a aventura em Mobius Final Fantasy, é necessário dar um nome ao seu herói e passar por um longo tutorial que ensina os conceitos básicos do game. O sistema de combate do jogo mescla elementos de estratégia e ação — todo o combate ocorre em um cenário tridimensional, com uma câmera dinâmica que muda de ângulo constantemente.

De forma resumida, a mecânica é a seguinte: ao atacar oponentes com golpes normais, você coleta orbes elementais que podem ser usados para desferir habilidades especiais — que, por sua vez, são representadas como cartas colecionáveis que devem ser levadas ao campo na forma de um deck personalizado.

Obviamente, também é necessário prestar atenção ao tipo de monstro contra o qual você está lutando antes de tomar qualquer atitude precipitada. Magias de água são mais efetivas contra um oponente de fogo, por exemplo. Também é possível “alugar” seus cards para outros internautas, tal como pegar uma habilidade emprestada deles antes de uma luta.

Mobius Final Fantasy - Imagem 1 do software

As profissões voltaram!

Uma grande novidade em Mobius Final Fantasy é o retorno do sistema de Profissões (Jobs). Existe um tipo de carta específico que, ao ser equipado, muda completamente a classe do personagem: espadachim, mago, gatuno e assim por diante. Visto que é possível manter vários decks pré-configurados ao mesmo tempo, o jogador consegue alterar sua profissão rapidamente antes de enfrentar uma missão específica.

Nossa Opinião sobre o Mobius Final Fantasy

Demorou, mas chegou: após mais de um ano de atraso, Mobius Final Fantasy finalmente aterrissou no ocidente. Porém, não é fácil dizer se a espera valeu a pena ou não. Estamos diante de um jogo que, embora apresente elementos icônicos dessa franquia tão amada, decepciona um pouco por apresentar um sistema de batalha levemente confuso e tedioso.

Mas vamos começar pelo começo. Mobius Final Fantasy se inicia com uma proposta engraçadinha e até mesmo irônica — a história brinca com a quantidade absurda de “heróis lendários” que apareceram ao longo da série, propondo que nem mesmo o narrador da aventura sabe quem realmente é o verdadeiro Guerreiro da Luz.

A premissa cai bem em um MMO, forçando o cenário onde existem vários candidatos ao tal cargo. Você cria seu personagem e já começa uma aventura ao lado de seus amigos. E é aqui que surge o primeiro ponto negativo do título: não existe elementos de exploração no jogo. O internauta apenas vai seguindo em um mapa batalhando contra monstros diversos.

Lutando sem muita empolgação

“Ah, mas as batalhas devem compensar, não é mesmo?” Não exatamente, caro leitor. As lutas de Mobius colocam seu personagem contra uma fila de inimigos, que quase sempre terminam em um chefe de fase. Para combatê-los, é preciso realizar combos com golpes normais até que você tenha orbes elementais o suficiente para usar uma magia poderosa.

Embora seja divertido ficar vendo as batalhas, participar delas não é tão emocionante assim. Tudo se resume a tocar na tela insistentemente e escolher o elemento correto para contraatacar os oponentes. Essa mecânica é tão tediosa que você pode simplesmente ligar o Autobattle para que uma inteligência artificial lute no seu lugar.

O foco do jogo fica mesmo para o sistema de cartas. Você pode montar vários decks escolhendo a profissão do herói e adicionando habilidades especiais, tal como equipamentos e armas diversas. Para incentivar a parte social do game, a Square Enix lhe permite emprestar e pegar emprestado cartas raras, tal como trocá-las com colegas.

Adaptado para qualquer aparelho

Os gráficos de Mobius Final Fantasy são sensacionais — dependendo do aparelho que você estiver utilizando, é claro. O game conta com um sisteminha bem curioso que adapta o nível de seus gráficos para permitir que o jogo rode com fluidez em praticamente qualquer smartphone ou tablet, sem travamentos ou quedas de FPS.

Sendo assim, ao executá-lo em um dispositivo com configurações modestas, você verá personagens serrilhados e texturas borradíssimas; por outro lado, em um gadget mais robusto, as CGs certamente vão impressionar você pela qualidade gráfica. É uma pena que não há como alterar esse nível manualmente.

De qualquer forma, Mobius Final Fantasy é um RPG legal, mas que usa o nome de uma franquia famosa para vender um sistema de batalha fraco e um gameplay enfadonho que decepciona pela linearidade. Aproveite que ele está sendo distribuido de graça e experimente, mas não vá com muita sede ao pote.

Prós & Contras

Prós

  • Gráficos incríveis (em aparelhos top de linha)
  • Enredo divertido e que brinca com o roteiro da franquia
  • Retorno do sistema de Profissões

Contras

  • Ainda não disponível em português do Brasil
  • Sistema de batalha tedioso

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mobius Final Fantasy

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação