Logo Otogi Spirit Agents Ícone

Otogi Spirit Agents

Versão 2.0.644 Grátis
138 MB
Funciona em: Android
4.1/4.2/4.3/4.4/5.0/6.0
Adicionado em : 26/09/2016 Mitama Games HONGKONG Limited
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Vinicius Munhoz
Com tom de anime: conheça uma das melhores experiências de JRPG para celulares

Quando pensamos em RPGs de qualidade no celular, alguns nomes vêm à cabeça, mas eles não são necessariamente vinculados a games que foram desenvolvidos para celular, como é o caso de Final Fantasy e Dragon Quest. Contudo, Otogi Spirit Agents é um título que promete trazer muito da experiência do gênero para o celular, mas pensado exclusivamente para smartphones.

Trata-se do JRPG, uma variante que explora mais a tendência e cultura japonesa e traz elementos diferentes do que estamos habituados, como histórias contadas com imagens estáticas e narrações, personagens caricatos e muita influência de lendas urbanas do país. Neste jogo, acompanhamos a saga de um herói anônimo que acorda em um mundo repleto de demônios.

Otogi Spirit Agents - Imagem 1 do software  Otogi Spirit Agents - Imagem 2 do software

Libere os seus poderes

Basicamente, a jogabilidade de Otogi Spirit Agents é automatizada, mas deixa você a cargo das habilidades especiais, que são as mais importantes da jogatina. A cada determinado tempo, você ganha um orbe azul, que é a moeda de troca para utilizar os superpoderes. Entretanto, quanto mais você usar, mais caro é o valor.

A progressão é de “sidescrolling”, ou seja, similar a games como Final Fight. Porém, os personagens se movem e atacam sozinhos. A única coisa que você deve fazer é gerir a quantidade de mana e gerenciar quem vai atacar ou não, sempre lembrando dos custos para as habilidades.

  Otogi Spirit Agents - Imagem 3 do software  Otogi Spirit Agents - Imagem 4 do software

Fora das batalhas, você deve procurar por mais companheiros ou summons – criaturas mais fortes – para compor o seu time, que tem limite de até quatro personagens, e gastar pontos conquistados nos combates para aprimorar poderes e atributos de cada herói. O maior problema é que, caso você perca a conexão com a internet, o jogo para de funcionar, e você pode perder o progresso.

Muita, mas muita história

Um dos alicerces do JRPG é a história complexa, repleta de personagens e muitos diálogos. Há muitos heróis, vilões e coadjuvantes que aparecem na narrativa, sempre cheios de falas, morais e contos para falar. Em outras palavras: você vai ouvir muitos minutos de figuras falando, tudo em japonês.

O idioma estrangeiro faz parte da composição do gênero, tudo para se assemelhar a um anime. Neste ponto, Otogi Spirit Agents flerta muito com o Visual Novel, outro estilo de jogo do País do Sol Nascente. Em outras palavras, se você curte assistir desenhos japoneses e gosta muito da cultura, há muitas características deste título que pode agradá-lo.

Nossa Opinião sobre o Otogi Spirit Agents

Otogi Spirit Agents é, sem sombra de dúvidas, uma obra muito bem-feita. Apesar de ter muitos pontos positivos, certamente ela não é para todos os gostos. Diferente de títulos como Final Fantasy e Dragon Quest, a jogabilidade é voltada para um público de nicho, ou seja, nada de agradar a gregos e troianos.

Jogabilidade divertida, mas simples

O primeiro ponto a ser levantado é que, apesar de as mecânicas de Otogi Spirit Agents serem simples, não se trata de um jogo fácil. A jogabilidade do game é muito focada no momento certo de utilizar habilidades especiais e o gerenciamento de recursos, como a mana. Você deve saber o tempo certo de usar cada golpe especial de cada um dos personagens do seu grupo.

Em outras palavras, é necessário estudar, entender e aprimorar os atributos de cada herói da sua equipe, pois isso é crucial para a vitória. Caso você não goste desse estilo de RPG, tudo o que verá na tela é bonequinhos andando e batendo sozinhos até o fim de uma missão que não trouxe muito à história.

Não há muito o que fazer nas batalhas, como utilizar itens ou magias diversas de cada personagem. Apesar de requerer atenção ao que ocorre no combate, as mecânicas são simples demais para agradar por longos períodos de jogatina, pois logo se torna repetitiva.

Dublagem ótima, mas história lenta

Um dos pontos positivos mais bacanas de Otogi Spirit Agents é a dublagem. Cada personagem conta com milhares (ou talvez ainda mais) de falas, todas devidamente gravadas por um profissional. Ou seja, você não precisa ler só o texto, pois há vozes para escutar enquanto a narrativa é contada. Todas estão em japonês, mas isso faz parte do clima de anime da aventura.

Entretanto, todo esse trabalho bacana é pouco aproveitado. Com exceção do começo da narrativa, todo o roteiro é majoritariamente bobo. Os diálogos entre os heróis e vilões são quase sempre sobre assuntos triviais que não evoluem a história principal, tornando um pouco frustrante a experiência.

Gráficos muito bem-feitos

Um dos elementos mais bem trabalhados de Otogi Spirit Agents são os gráficos 3D. Se você jogou algum RPG de 3DS, o portátil da Nintendo, nos últimos tempos, certamente reconhecerá a estética adotada pelo game, chamada de SD (Super Deformed ou superdeformado). Todos os itens visuais receberam um capricho muito grande.

Desde as imagens estáticas aos efeitos de partículas nas batalhas, há um nível de qualidade bem grande, tudo com a temática japonesa. Infelizmente, por conta da progressão lenta da jogatina, demora muito para os cenários variarem, algo que pode impactar a longo prazo.

Sem sombra de dúvidas, Otogi Spirit Agents é um game muito bem-feito e pode ser ideal para os fãs de JRPG. Entretanto, se você não faz parte desse nicho, pode estranhar muito a jogabilidade parada e com progressão lenta. Portanto, uma chance não faz mal, mas se a cultura japonesa não é para você, é melhor deixar passar batido.

Prós & Contras

Prós

  • Jogabilidade simples, mas divertida
  • Gráficos carismáticos e muito bem-feitos
  • Dublagem de qualidade e com centenas de minutos de áudio gravado
  • Diversas classes e habilidades especiais
  • Narrativa no estilo anime é bem legal

Contras

  • A simplicidade pode não agradar a todos
  • A falta de variedade cansa depois de um tempo
  • 100% dependente de conexão online

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Otogi Spirit Agents

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação