Logo Robotic Guitarist Ícone

Robotic Guitarist

Versão 4.3.3 Pago
6.5 MB
Funciona em: Android
1.5/1.6/2.0/2.1/2.2/2.3/3.0/3.1/4.0
Atualizado em : 25/03/2014 Pedrocorp
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ewerton Medeiros
Simulador de guitarra, afinador e guia de acordes em um único aplicativo

Robotic Guitarrist é um aplicativo multiuso para instrumentistas em geral, especialmente guitarristas.

O app é simultaneamente simulador de guitarra, afinador e biblioteca de acordes.

Dessa forma, você poderá selecionar vários acordes de uma lista (com a possibilidade de alterar a nota fundamental e os intervalos) para em seguida tocá-los tangenciando as cordas, executando os mesmos movimentos que seriam feitos em um instrumento real.

Robotic Guitarist - Imagem 1 do software  Robotic Guitarist - Imagem 2 do software

Como guia de acordes, Robotic Guitarrist exibem inúmeras formações possíveis, as quais podem ser organizadas, por exemplo, em relação às suas terças (maiores e menores), por campo harmônico (exibindo a lista de acordes formados por determinado tom) ou em quintas — os tradicionais power chords utilizados no rock e no heavy metal.

Mas, conforme dito, Robotic Guitarrist também pode afinar o seu instrumento — identificando as notas, incluindo os desvios. Como metrônomo, o app vai de 1 a 200 BPM (batidas por minuto), sendo capaz ainda de executar as batidas dentro de intervalos (2/4, 5/4 etc.). Por fim, utililzando o Guitar Lab você poderá modificar o timbre do simulador do aplicativo, utilizando sons de piano, de coral, de guitarra ou de contrabaixo, incluindo ainda qualquer mistura.

Nossa Opinião sobre o Robotic Guitarist

Não é de hoje que um verdadeiro desfile de utilitários de música tem dado as caras em aparelhos móveis — tanto para iOS quanto para Android. Quer dizer, impossível não considerar a portabilidade dos gadgets modernos (excluindo-se os tablets, talvez) como um atrativo. Afinal, o seu celular ou afim já está ali, e pode muito bem ser utilizado como afinador ou metrônomo... Ou mesmo para ambas as funções, como em Robotic Guitarrist.

Na verdade, o aplicativo da desenvolvedora Pedrocorp vai ainda mais longe. Além de afinar o seu instrumento e marcar o passo dos seus exercícios (mais detalhes adiante), o programa também serve com um razoável simulador de guitarra e como uma biblioteca de acordes bastante útil.

É verdade que o simulador aqui não traz nada que você provavelmente não tenha visto antes. São seis cordas que devem ser tangenciadas como se fossem de uma guitarra real. Assim como em vários apps similares, não existe a possibilidade de executar os acordes da forma clássica (digamos, posicionando os dedos). Em vez disso, você selecionará os acordes, que serão então dispostos em uma coluna na porção esquerda da tela... Pouco intuitivo, talvez. Mas funciona.

Entretanto, dependendo do aparelho utilizado, é bom esperar por algum atraso na hora de tocar uma boa moda de violão. Cada nota tocada demorará sempre algumas frações de segundo para soar, o que acaba prejudicando um pouco as noções de ritmo — a menos que você tenha um autocontrole considerável para se adaptar ao pequeno delay.

Além disso, algo curioso pode ocorrer: embora todas as cordas soem perfeitamente por algum tempo, a 6ª pode soar, inexplicavelmente, por um tempo reduzido em alguns timbres. Naturalmente, isso acaba deixando o acorde com uma deficiência de baixos... O que pode ser bastante inconveniente.

Mas há uma possibilidade interessante em relação às vozes (timbres) Robotic Guitarrist: além de uma guitarra, você também poderá escolher sons contrabaixo, piano e mesmo um coral. Ok, nada muito diferente até aí. Entretanto, a possibilidade de jogar um instrumento em cada uma das cordas virtuais do programa certamente é bastante interessante — além de um belo exercício de psicodelia, sobretudo em acordes mais tensos!

É claro, há também uma bom guia de acordes aqui, perfeito para quem tem alguma dificuldade em guardar acordes maiores, menores, aumentados e de quarta suspensa em um local prontamente acessível da memória. Para tanto, Robotic Guitarrist mantém uma boa lista de acordes, os quais podem ser organizados por campo harmônic, maiores e menores ou ainda por power chords (pedra angular do rock e do heavy metal desde sempre).

Por fim, há o metrônomo, perfeito para manter o passo nos seus exercícios — embora com uma restrição de volume óbvia. É possível aqui escolher o número de BPM (batidas por minuto), que, entretanto, vai apenas do 1 até o 200 — uma restrição um tanto estranha, na verdade. Entretanto, assim como boa parte dos app semelhantes, o metrônomo de Robotic Guitarrist é capaz de emitir as batidas dentro de intervalos específicos (4/4, 2/4, 7/4 etc.).

Enfim, embora não seja particularmente brilhante em cada uma de suas funções, Robotic Guitarrist com certeza ganha pontos pelo conjunto da obra. Afinal, pode ser mesmo incrivelmente prático ter um afinador, um metrônomo, uma bibliteca de acordes e um simulador (um tanto pretensioso, é verdade) em um mesmo app. Com certeza um bom aplicativo de cabeceira.

Prós & Contras

Prós

  • Várias funcionalidades práticas em um único aplicativo
  • Possibilidade de articular várias vozes (timbres) em um mesmo acorde
  • Interface intuitiva

Contras

  • Pouca extensão de BPM (batidas por minuto) no metrônomo
  • Simulador apresenta um tempo de resposta considerável entre o toque e o som

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Robotic Guitarist

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação