Logo RPG Grinsia Ícone

RPG Grinsia

Versão 1.1.8g Pago
11 MB
Funciona em: Android
1.6/2.0/2.1/2.2/2.3/3.0/3.1/4.0
Atualizado em : 25/03/2014 Kemco Games
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Carlos Eduardo Ferreira
Um clássico RPG oriental para o Android

Com Grinsia, a veterana oriental Kemco Games traz para o Android um típico RPG nipônico. De fato, todos os elementos tradicionais do gênero — forjado nos 8-bits e amadurecido nos 16-bits — encontram-se presentes: batalhas em turnos; desenvolvimento de personagens de acordo com pontos de experiência obtidos; história clichê; temática medieval-fantástica.

Aqui você assumirá o controle de uma família de caçadores de recompensas que parte para uma terra estrangeira. No local, ruínas anciãs de um povo extinto prometem diversas riquezas — embora também boas doses de perigos mortais. Ademais, o game traz ainda uma alternância entre dias e noites — o que acaba trazendo reflexos para a jogabilidade.

Os visuais de Grinsia também fazem jus às gerações anteriores de video games. Há desenhos feitos à mão para representar os avatares durante os diálogos, enquanto que toda a jogabilidade é retratada por meio de texturas e elementos gráficos simples.

Grinsia inclui duas possibilidades de controles: via cursor ou via controles virtuais. No primeiro caso, basta tocar sobre determinado ponto da tela para que a sua equipe se desloque para lá. Já no segundo há uma emulação dos tradicionais game pads da geração 8-bits/16-bits.

Nossa Opinião sobre o RPG Grinsia

Tanto o Android quanto o iPhone representam empreitadas ocidentais — Google e Apple, respectivamente. Dessa forma, é comum encontrar uma verdadeira avalanche de títulos que contemplam mais o estilo deste lado do globo. Mas, ei! Isso está mudando, certo? De fato, o crescimento de ambas as plataformas no oriente tem trazido cada vez mais propostas características. Coisas como Grinsia, da tradicional desenvolvedora Kemco Games.

Na verdade, o que você encontrará aqui será, estritamente, um clássico RPG oriental. Nada aqui escapa da fórmula consagrada nos tempos áureos da terceira e também da quarta geração de consoles — época em que surgiram verdadeiros clássicos, como Final Fantasy e Phantasy Star.

Quer dizer, basta fazer uma lista de checagem: Batalhas em turnos? Checado. Evolução de personagens segundo níveis e pontos de experiência? Checado. História emotiva e permeada por todo tipo de clichês? Checado também.

De fato, há pouca coisa aqui que realmente se desvie da fórmula clássica dos JRPG. Aqui você assumirá o controle de uma equipe de caçadores de recompensas que parte atrás de ruínas ancestrais — uma promessa de recheios generosos para a conta bancária, é claro.

Talvez o único ponto distinto aqui, em termos de jogabilidade, seja a possibilidade de escolher o formato cursor para controlar a sua equipe. Em uma resposta de comandos bastante adequada, essa escolha fará com que os seus personagens desloquem-se imediatamente para qualquer ponto da tela tocado. Para os mais saudosistas, entretanto, há a possibilidade de escolher controles virtuais estilo game pad.

Talvez os gráficos e sons de Grinsia não representem muita coisa em uma era de tecnologias tridimensionais. Entretanto, é inegável que a homenagem realizada pela Kemco chegou mesmo aos mínimos detalhes. De fato, é fácil esquecer que se trata de um jogo de tablet/smartphone aqui — dando a impressão de um jogo perdido do Super NES, digamos. Mesmo a alternância entre dias e noites soa como uma novidade retrô aqui.

E o mundo de jogo também responde como um verdadeiro game clássico. Desde os encontros aleatórios até a ausência de deslocamentos na diagonal (bons tempos...), a impressão que se tem é que realmente Grinsia poderia ser o irmão bastardo de Final Fantasy. Dessa forma, se você andava com saudades dos tempos áureos dos JRPG, eis a sua oportunidade — embora isso vá lhe tomar mais de 20 reais, é claro.

Prós & Contras

Prós

  • Um JRPG clássico, em todos os detalhes
  • Belos gráficos retrô
  • Trilha sonora épica

Contras

  • A história tem mais clichês que um filme do Michael Bay
  • Menus um tanto desorganizados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RPG Grinsia

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação