Logo 2D Solar System Explorer Ícone

2D Solar System Explorer

Grátis
1 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/98/2000/2003/8
Adicionado em : 24/03/2011 Shawn E. Gano
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Gugelmin
Explore a Via Láctea com um modelo em duas dimensões com dados interessantes sobre o sistema solar

O 2D Solar System Explorer é um software que atua como um modelo em duas dimensões da Via Láctea, mostrando todos os detalhes relevantes sobre o sistema solar. Além de mostrar a posição e órbita de cada planeta, o aplicativo apresenta detalhes interessantes como a rota de asteroides e cometas famosos.

2D Solar System Explorer - Imagem 1 do software

Ao todo, estão disponíveis três modos de visualização que garantem ângulos interessantes para estudar a forma como os astros se comportam. A opção mais interessante é aquela que adianta ou retrocede dias, o que permite verificar a posição aproximada de cada planeta em períodos diferentes de tempo.

Para facilitar o uso do programa, ao clicar em “2D Option” (Opções 2D) abre-se uma janela com diversos filtros que permitem alterar as informações que aparecem na tela. Dessa forma, é possível eliminar tudo aquilo que atrapalha o estudo das órbitas de comentas ou legendas que ficam no caminho de elementos importantes.

Nada de instalação

Não é preciso uma máquina poderosa nem um sistema operacional atualizado para rodar o programa. Para acessá-lo, basta ter a versão mais recente do Java Runtime instalada na máquina. Clique aqui para ser redirecionado à página do Baixaki com o link para download e dicas de instalação do software.

2D Solar System Explorer - Imagem 2 do software

Depois, é só executar o arquivo baixado para começar a usar todos os recursos disponíveis. A navegação é feita totalmente através do mouse, no qual o controle de zoom é feito através dos botões direito e esquerdo.

Informações desatualizadas

O problema do 2D Solar System Explorer está justamente no fato do modelo apresentado ser em duas dimensões. Além de a exploração ficar limitada, devido ao nível de zoom baixo, quem procura mais detalhes sobre os planetas terá de procurar em outras fontes – a solução para esse problema seria fornecer links com informações básicas sobre cada astro.

2D Solar System Explorer - Imagem 3 do software

Além disso, fica evidente que as informações disponíveis no programa estão desatualizadas em relação aos últimos estudos astronômicos. Prova disso é que Plutão ainda está marcado como um planeta, apesar de tal informação ter sido contestada há certo tempo.

Nossa Opinião sobre o 2D Solar System Explorer

O 2D Solar System Explorer é uma opção de exploração do sistema solar interessante somente para quem possui uma máquina pouco poderosa. Isso porque, apesar de o programa apresentar informações interessantes, a interface em duas dimensões limita em muito as capacidades de exploração do usuário.

Além disso, a falta de informações atualizadas prejudica um pouco o estudo, especialmente para quem exige o máximo de precisão na hora de verificar rotas de planetas e asteroides. Assim, o uso do Celestia ou do SkyOrb é mais recomendado para quem possui um computador mais poderoso.

Prós & Contras

Prós

  • Exige poucos recursos
  • Não precisa de instalação

Contras

  • Faltam informações atualizadas
  • Exploração limitada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o 2D Solar System Explorer

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação