Logo 3D-Coat Ícone

3D-Coat

Versão 3.1.13 Grátis para testar
97.66 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 18/03/2013 PILGWAY
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Karasinski
Ao juntar design e modelagem em três dimensões o resultado é exatamente esse programa

O 3D-Coat é uma ferramenta para designers e artistas que lidam com objetos em três dimensões. A intenção é melhorar a experiência e a velocidade do trabalho com objetos de três dimensões, proporcionando texturas e detalhes, criando todo tipo de arte em 3D: desde design de jogos até criações esporádicas.

Definindo o perfil

Ao abrir o programa é possível escolher qual o tipo de uso que você quer ao usar o 3D-Coat. A primeira opção é a Voxel Sculpting: consiste em criar detalhes complexos de nada. Ou seja, você deve começar do zero para modelar. Isso permite que você tenha um processo criativo completo, além de total liberdade ao modelar.

O modo é baseado em criação e preenchimento de volume, não de mudanças em um objeto já criado. Definitivamente é o modo mais indicado para artistas e pessoas que querem experimentar a arte 3D. Se a intenção é pintar por pixels, escolha a segunda opção. Com ela, é possível fazer pinturas sobre modelagens com poucos polígonos, sem que a qualidade fique baixa, com cores e canais variados.

Escolha o perfil.

Através desse método você pode pintar diretamente nas modelagens através de mapas de texturas, sendo a melhor forma de modificar objetos tridimensionais de design de jogos. O último modo é a pintura de pequenos vértices (microvertex painting). Diferente do segundo modo, esse é voltado para pinturas com deslocamentos de vetores. Cada face é subdividida em proporções individuais.

Se você desejar, pode começar a partir de um dos modelos que o jogo oferece. É possível escolher como base um monstro, um cubo, um rosto, uma face plana, uma espécie de monstro humano e uma esfera.

Escolha um perfil.

Usando o 3D-Coat

As funções principais do programa se dividem, basicamente, em seis abas. A primeira delas é Paint, e corresponde às várias ferramentas para aplicar pinturas e texturas em seu objeto 3D. É possível usar um pincel (com várias pontas diferentes), um airbrush, ferramentas de deformação que encolhem e aumentam pixels, clone tool, ferramenta de transformação, texto, borracha, balde de tinta,  medidores e muito mais.

A segunda aba corresponde às ferramentas para “esculpir” a sua criação. Ou seja, consiste em funções que permitem a movimentação e seleção de pontos específicos, expansão, recolhimento e até suavização. Na terceira aba é possível editar pontos em polígonos, arestas, vértices e outras subdivisões.

Modelando no programa.

A aba UV permite visualizar a sua modelagem literalmente em partes, separando em uma janela à parte. Assim, você pode aplicar texturas e controlar o tamanho delas através dessa janela. Em resumo, voxels é um tipo de 3D que consiste em pequenos cubos que formam uma imagem. E é exatamente isso que você encontra na aba Voxels, que traz todas as ferramentas para esse tipo de criação 3D.

Render, com certeza a opção mais pesada do 3D-Coat, permite que você tenha uma pré-visualização da criação tridimensional, com as texturas e modificações aplicadas e aprimoradas. Assim você pode saber qual será o resultado final.

No lado direito da tela você encontra opções específicas que correspondem à aba que está aberta no momento. Ao desenhar, por exemplo, você poderá controlar qual ponta de pincel deve ser utilizada no momento e qual camada (layer) está ativada no momento.

Nossa Opinião sobre o 3D-Coat

Quem está familiarizado com programas de modelagem em três dimensões não encontrará grandes problemas na utilização do 3D-Coat. É perceptível que a maior preocupação do programa foi fazê-lo de maneira a priorizar o design ao modelar elementos em 3D, já que há uma variedade enorme de ferramentas para pintar e aplicar texturas.

Depois de uma instalação bastante simples o programa inicia sem problemas. A interface é muito semelhante a outros programas que têm a mesma função, com a diferença de não ter várias visões diferentes, somente uma. Ou seja, mais uma prova de que o design é o elemento mais importante no programa.

Todas as ferramentas são muito bem divididas e subdivididas, organizadas em abas e grupos bastante específicos, para que o usuário não tenha problemas em utilizações frequentes (à primeira vista tudo parece “espalhado” demais pela tela). Mesmo sem placa de vídeo, o programa funciona sem problemas, não apresentando grandes lentidões.

Tudo no programa é útil, não há nada que seja dispensável. Cada ferramenta exerce muito bem a sua finalidade, com bons resultados. Entretanto, é importante mencionar que 3D-Coat não é um programa destinado aqueles que querem criar elementos em 3D para fazer filmes, por exemplo, e sim para design em objetos tridimensionais. Assim, acaba sendo melhor optar por programas como o 3D Studio Max.

Prós & Contras

Prós

  • Várias ferramentas.
  • Prático para quem trabalha com design 3D.

Contras

  • Muito complicado para leigos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o 3D-Coat

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação