FarmVille 2 é um jogo online feito em Flash que se trata de uma completa reinvenção de FarmVille. Ele possui não apenas gráficos totalmente renovados, mas também dá origem a um sistema de gerenciamento muito mais complexo.
A ideia dos desenvolvedores é passar a sensação de que você está voltando à vida no campo depois de muitos anos afastado, precisando reformar gradativamente a fazenda que você recebeu de herança.
Cada nova expansão de território se trata da remoção de grama alta, a qual cresceu pelo tempo de inatividade da fazenda. Por causa disso, ao cortá-la, sempre é possível descobrir novas alternativas, como um local cheio de cavalos selvagens ou um poço do qual você consegue extrair a água necessária para regar suas plantações – ela é um recurso limitado, sendo possível adquiri-la apenas nos poços dos vizinhos e subindo de nível.
Melhorias a granel
A mudança mais relevante em FarmVille 2 é a possibilidade de clicar e arrastar o botão esquerdo do mouse sobre os espaços livres de uma horta para plantar. Ou seja, enquanto antes era necessário clicar uma vez para cada semente usada, agora basta arrastar o mouse sobre espaços vazios para obter o mesmo resultado: muito mais simples e muito menos cansativo para o pulso.
O sistema de plantação continua o mesmo: você compra uma semente no mercado e a utiliza para plantar, sendo preciso esperar determinado tempo até ela germinar e ser possível colher os frutos do seu trabalho suado. Quando você tem amigos adicionados ao jogo, há como usá-los para colher imediatamente em alguns lugares, bem como visitar suas fazendas para conseguir mais água e experiência.
Ao subir de nível, você libera o acesso a novas possibilidades, como a compra de itens melhores e a alternativa de expandir sua fazenda em uma região específica. Eventualmente, uma novidade do FarmVille 2 se torna disponível: adicionar amigos da comunidade do game apenas no jogo, isto é, você consegue novos vizinhos de fazenda sem necessariamente adicioná-los como contatos no Facebook.
Economia diferenciada
Quando você colhe suas plantações, você não recebe mais automaticamente dinheiro por cada fruto. Agora, colhendo trigo, tomates e limões, por exemplo, você tem a opção de vendê-los por dinheiro, transformá-los em ração para alimentar seus animais (e conseguir ovos, leite etc.) ou, então, fazer uma mistura de tudo para guardar ingredientes e cozinhar lucrativas tortas.
Trocando em miúdos, o antigo sistema de FarmVille ficou no passado: você não tem mais um trabalho mecânico de plantar e colher para expandir a fazenda e comprar novos equipamentos. Em seu lugar, entrou a necessidade de pensar na melhor estratégia para lucrar usando os recursos disponíveis – algo para deixar jogadores “hardcore” interessados por mais tempo no game.