Logo Jmol Ícone

Jmol Versão 14.4.0 2015-12-02 Gratuito

54.79 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em: 02/12/2015 Egon Willighagen

Descrição

Equipe Baixaki
Visualizador de modelos químicos em 3D feito em Java, ideal para materiais, cristais e biomoléculas

Jmol é um visualizador de modelos químicos em 3D que traz um ambiente propício para a análise e o estudo dos mais variados compostos, desde os mais simples e elementares, até os mais complexos.

Sua interface foi especialmente projetada para a interpretação de informações e simulações, proporcionando uma ferramenta de estudo exemplar nas áreas de materiais, cristais, química pura e biomoléculas.

Recursos poderosos em uma interface levíssima

Entre os recursos que você poderá encontrar nesse software poderoso desenvolvido em JAVA, estão uma ampla variedade de funcionalidades que chegaram para simplificar a vida de estudantes, pesquisadores, professores e interessados em química e bioquímica.

O visualizador possui um interface totalmente em português, fácil de usar e que não requer conhecimentos avançados em informática para poder executar os mais variados tipos de ações suportadas pelo programa.

Além disso, ele se constitui como um poderoso renderizador de modelos 3D, que une um código otimizado para simplificar processos e permitir visualizações complexas sem necessitar de recursos avançados de hardware.

E, como recursos adicionais, o programa ainda traz ferramentas para execução de animações e vibrações das moléculas, assim como um vasto sistema de medidas e a visualização esquemática de estruturas secundárias, com possibilidade da interpretação de distâncias, ângulos e torções de ângulos precisamente.

Formatos suportados

Entre os arquivos suportados na visualização estão:

* CIF/mmCIF
* CML
* CSF
* CTFile
* GAMESS
* Gaussian 94/98/03
* Ghemical
* HIN
* Jaguar
* MM1GP
* MOL
* MOLPRO
* MOPAC - MOPAC 93/97/2002 e MOPAC 2007 (v.7.101)
* NWCHEM
* odydata
* PDB
* QOUT
* SDF
* SHELX
* SMOL
* xodydata
* XYZ
* XYZ+vib
* XYZ-FAH

Recursos especiais para desenvolvedores

O pacote que você baixa ainda acompanha uma série de componentes que podem ser utilizadas por outros desenvolvedores em seus softwares, assim como um applet que pode ser integrado a páginas da internet, possibilitando visualizações completas através dos navegadores mais populares.

O programa também possui suporte ao comandos da linguagem de script RasMol/Chime, assim como aos comandos inclusos na biblioteca JavaScript.

Nossa Opinião sobre o Jmol

Jmol demonstra um cuidado especial por parte de seus desenvolvedores, fato que pode ser explicado pela sua grande variedade de recursos disponíveis, assim como pelos detalhes minuciosos da interface e pela sua tradução ao português.

Com um funcionamento fluido e descomplicado, o software traz uma iniciativa bastante construtiva, com uma aplicação técnica que dispensa explicações complicadas e que ganha pontos por acompanhar uma série de componentes que podem ser aproveitados e aprimorados por outros desenvolvedores.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Jmol

+1 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!