Ragnarök Online chegou ao Brasil em 2004 e com isso se tornou o primeiro MMORPG gratuito que entrou no país. O jogo vem sendo atualizado de tempos em tempos com diferentes episódios, ampliando a história do jogo e, claro, os mapas disponíveis.
Antes de começar a jogar, é preciso se cadastrar no jogo. Se você ainda não tem registro, clique aqui para ser levado a página de cadastro de Ragnarök. Enquanto você cria uma conta, inicie o download do arquivo de instalação do jogo. Depois de tudo pronto, faça login e dê início à sua jornada em um novo mundo.
O primeiro MMORPG do Brasil
Ragnarök foi o primeiro MMORPG gratuito e completamente em português lançado no Brasil. Todas as missões e NPCs falam na nossa língua e com isso é muito mais fácil de você jogar com seus amigos e entender o que é falado dentro do jogo.
Com milhares de missões disponíveis, o jogo traz como um de seus pontos fortes a Guerra do Emperium, evento no qual grupos de jogadores reunidos em clãs podem se juntar para dominar castelos espalhados por vários feudos no mundo do jogo.
Conquistar casstelos, aliás, é mais que um evento para mostrar a força do seu grupo: os vencedores garantem o direito de abrir baús de tempos em tempos para obter riquezas para o seu clã, entre elas itens raros. Claro, isso depende de sorte, mas há uma chance de que ela sorria para o líder do time ao fazer isso.
As guerras, aliás, estão divididas em duas frentes: as convencionais, nas quais as únicas barreiras são os oponentes que se colocam no caminho até o Emperium (pedra que deve ser destruída para obter uma fortaleza) e outra com portões e barricadas, adicionando um pouco mais de estratégia aos combates.
Claro, para quem curte enfrentar outros oponentes há ainda o modo PvP (Player versus Player) convencional, onde as forças do seu personagem também são colocadas à prova em áreas que reproduzem as cidades do jogo, mas sem os NPCs.
Diferentes Classes
Como em qualquer game online, o início em Ragnarök não é dos mais fáceis: sem muitos recursos ou habilidades, todos começam a aventura como Aprendiz. Ele não conta com nenhum ponto forte ou técnica especial relevante (exceto quando se torna Super Aprendiz, uma das evoluções possível para a classe), mas esse cenário muda quando o personagem atinge o nível de classe 10.
É neste ponto que você faz a escolha importante para o personagem: a classe a ser seguida. Além da opção por Super Aprendiz (essa feita ao adquirir nível 40), seu personagem pode se tornar Arqueiro, Gatuno, Mago, Espadachim, Noviço, Mercador, Taekwon, Ninja e Justiceiro (estas duas conhecidas como Classes Expandidas, que até o momento não possuem evolução).
Muitas dessas classes possuem dois caminhos possíveis, gerando novas ramificações para o personagem. Confira a seguir uma descrição de cada delas e os caminhos que você pode seguir ao atingir os níveis de classe indicados:
Arqueiro: membros dessa classe se especializam no combate à distância, e são capazes de causar danos de dígitos altos nos oponentes.
Possibilidade de evolução 1: Caçador (nível de classe 40), Atirador de Elite (Transclasse, após o nível 99) e Sentinela (Classe 3)
Possibilidade de evolução 2: Bardo/Odalisca (nível de classe 40), Menestrel/Cigana (Transclasse, após nível 99) e Trovador/Musa (Classe 3)
Noviço: voltados para o suporte, membros dessa classe possuem magias capazes de auxiliar os companheiros – quer dizer, a menos que decida seguir como Monge, aí terá um personagem voltado para o ataque.
Possibilidade de evolução 1: Sacerdote (nível de classe 40), Sumo Sacerdote (Transclasse, após o nível 99) e Arcebispo (Classe 3)
Possiblidade de evolução 2: Monge (nível de classe 40), Mestre (Transclasse, após o nível 99) e Shura (Classe 3)
Mago: quem gosta de canalizar os poderes dos elementos para causar dano nos oponentes deve seguir como um Mago – um classe fraca fisicamente, mas capaz de aniquilar vários inimigos de uma vez com algumas combinações de magias.
Possibilidade de evolução 1: Bruxo (nível de classe 40), Arquimago (Transclasse, após o nível 99) e Arcano (Classe 3)
Possibilidade de evolução 2: Sábio (nível de classe 40), Professor (Transclasse, após o nível 99) e Feiticeiro (Classe 3)
Espadachim: guerreiro da linha de frente de qualquer grupo, é o primeiro a entrar em combate e, geralmente, o último a sair – tudo isso graças a sua força e resistência.
Possibilidade de evolução 1: Cavaleiro (nível de classe 40), Lorde (Transclasse, após o nível 99) e Cavalerio Rúnico (Classe 3)
Possibilidade de evolução 2: Templário (nível de classe 40), Paladino (Transclasse, após o nível 99) e Guardião Real (Classe 3)
Gatuno: capaz de entrar numa batalha e sair ileso dela, o gatuno é uma classe que também se especializa no furto de itens enquanto ataca. Ou seja, o pacote completo para quem também quer aumentar as chances de conseguir um item raro.
Possibilidade de evolução 1: Mercenário (nível de classe 40), Algoz (Transclasse, após o nível 99) e Sicário (Classe 3)
Possibilidade de evolução 2: Arruaceiro (nível de classe 40), Desordeiro (Transclasse, após o nível 99) e Renegado (Classe 3)
Mercador: vistos apenas como vendedores de itens, Mercadores podem se tornar combatentes temidos no campo de batalha. Tudo depende de como você constrói o personagem.
Possibilidade de evolução 1: Ferreiro (nível de classe 40), Mestre-Ferreiro (Transclasse, após o nível 99) e Mecânico (Classe 3)
Possiblidade de evolução 2: Alquimista (nível de classe 40), Criador (Transclasse, após o nível 99) e Bioquímico (Classe 3)
Taekwon: quem opta por essa classe tem um guerreiro que ataca com chutes e outros golpes que utilizam os pés – além de ser capaz de causar danos em área em alguns casos.
Possibilidade de evolução: Mestre Taekwon (nível de classe 40)
Ninja: conhecedor de várias magias, o Ninja é capaz de mostrar sua versatilidade tanto no uso de encantamentos quanto nos combates físicos de curta distância.
Justiceiros: classe voltada para o uso de armas de fogo, o Justiceiro pode ser um atacante de velocidade, capaz de causar danos em áreas ou mesmo combinar uma ação mais moderada.