Waterfox é uma versão modificada do Mozilla Firefox. Este aplicativo mantém todas as funcionalidades do famoso navegador da raposa, alterando apenas alguns aspectos visuais.
O browser alternativo promete ser a variação mais veloz do Firefox para plataformas de 64-bits. É válido ressaltar que ele não possui compatibilidade com sistemas operacionais de 32-bits.
Assim como o seu “irmão” popular, o Waterfox conta com suporte completo para as principais tecnologias usadas na criação de sites, serviços e aplicativos na internet, como HTML5, JavaScript, MathML e CSS. Com isso, o desempenho da sua navegação é garantido.
Em sua mais recente versão, o navegador corrigiu falhas de segurança e algumas instabilidades de operação.
Familiarização imediata
Basicamente, o Waterfox utiliza a mesma estrutura do Firefox. A sua interface, incluindo o botão que centraliza as ferramentas e recursos do browser, o estilo e a transição das abas são idênticos aos recursos do navegador da fundação Mozilla. Tal característica possibilita que você se adapte às suas funcionalidades com muita rapidez.
No Waterfox, você também conta com o modo “privado” de navegação (para explorar a web sem deixar rastros), o sistema “Panorama” (melhorando a organização das abas abertas) e o recurso de sincronização de dados (que utiliza o mecanismo Firefox Sync presente no navegador original).
Além disso, todos os menus de configuração permanecem nas mesmas posições e com funções idênticas às apresentadas pelo browser da raposa. Em suma, você não estranhará qualquer ferramenta ou estilo de navegação ao usar este navegador alternativo.
Mudanças sutis
Todavia, nem tudo no Waterfox é igual ao Firefox. A primeira mudança notável é a reformulação na descrição e cor do botão principal (nesse caso, o botão “Waterfox”) – alterações de tonalidade em outros ícones também podem ser percebidas.
Contudo, a novidade mais interessante oferecida por esta variação do browser da Mozilla é a exibição do status de carregamentos das páginas diretamente nas abas, por meio de uma pequena barra. Com esse mecanismo, você pode saber quando o site que você abriu em uma seção secundária está completamente carregado sem precisar acessá-lo.
Extensões e complementos
Os navegadores deixaram de ser apenas ferramentas para a navegação. Hoje, eles são mecanismos que temos para ler documentos, compartilhar informações, escutar música e até mesmo jogar games sem ter que acessar sites ou serviços online. Tudo isso graças ao desenvolvimento de plugins.
O Waterfox possui suporte para a instalação de extensões, da mesma forma como ocorre no Firefox. Porém, nem todos os complementos disponíveis na loja virtual da Mozilla possuem compatibilidade com ele – o que pode ocasionar o erro de funcionamento de alguns de seus complementos.
Desempenho
Conforme mencionado anteriormente, o Waterfox promete ser a variação mais rápida do navegador da Mozilla para sistemas de 64-bits. Durante a navegação, o aplicativo realmente mostrou ser bem veloz, acompanhando o desempenho do software que o originou.
Por outro lado, o Waterfox apresentou um alto consumo de memória RAM (maior do que o Firefox) e uma leve queda no resultado do clássico teste Acid3, marcando 99 pontos dos 100 possíveis – marca máxima alcançada pelos principais navegadores do mercado, como Opera, Internet Explorer e Google Chrome.