Logo Adobe Captivate Ícone

Adobe Captivate

Versão 9.0.0.223 Grátis para testar
997.07 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 27/08/2015 Adobe
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Karasinski
Criação de slides e gravações para conteúdos educativos, apresentações e tutoriais como nunca visto antes

Com o Adobe Captivate você cria desde conteúdos educacionais, como lições e tutoriais, até apresentações detalhadas, podendo fazer tudo de várias maneiras diferentes. Você pode capturar a tela do seu PC, seguindo cada movimento ou fazer vídeos interativos, com perguntas.

Fazendo o download do Adobe Captivate

Quando vocêclicar no link, será redirecionado para uma página em que seránecessário fazer o seu login para que possa baixar o Adobe Captivate.Se você ainda não tiver conta na Adobe.com, clique em “Create na Adobe account”.

Vocêirá para uma página em que será necessário preencher um breve cadastrogratuito, com o seu e-mail, senha que deseja utilizar no site, nomeetc. Assim que terminar, clique no botão Continue, ao final da página.

Adobe Captivate - Imagem 1 do software

Agoraé só escolher a versão do Captivate, ou seja, qual a linguagem e osistema operacional desejado (infelizmente o programa não existe emPortuguês). No caso escolhemos English | Windows. Depois disso irá abrir uma janela do Download Manager da Adobe para baixar o programa.

Adobe Captivate - Imagem 2 do software

Conhecendo o Captivate

Quando você abrir o programa vai se deparar com uma interface já um tanto quanto comum para os programas da Adobe. É uma tela em que você pode abrir projetos recentes (que no caso são exemplos do programa), começar um novo projeto ou fazer tutoriais para aprender a utilizar o programa.

Para começar um novo projeto, você deve clicar em “Record or create a new Project”. Assim, vai abrir uma tela com algumas opções para o seu projeto. Na primeira, Software Simulation, você escolhe qual região da tela pode ser usada para captura.

Em Scenario Simulation você pode definir se quer seguir o assistente do programa ou um modelo pronto. E, em Other, você pode começar a partir de um projeto em branco, com imagen, importado do PowerPoint ou de um modelo.

Ao criar um novo projeto é possível escolher qual o seu ponto de partida.

Criando Slides

Assim como no PowerPoint, você cria slides no Captivate. A diferença é que os slides podem ter muito mais conteúdo do que no programa da Microsoft. E no lado esquerdo você pode encontrar todas as ferramentas, como Audio (que inclui narrações ou sons de fundo) e Mouse (para gravar movimentos de ponteiros do mouse).

Você também encontrará itens para serem adicionados no menu Insert, como Text Caption (legendas), Rollover Caption, Highlight Box (marcações), Zoom, texto, botões, imagens, animações e até mesmo vídeo em Flash.

Ao adicionar um novo slide, é possível editá-lo na aba Edit. Nessa tela você verá uma linha do tempo muito parecida com a do Adobe Flash, podendo definir exatamente quando entram os itens do slide, como eles vão funcionar etc.

A edição dos slides se dá através de uma linha do tempo.

Exportando um projeto

Para exportar o seu projeto, basta clicar em File > Publish. É possível salvar a apresentação no formato SWF (Flash), em um arquivo executável independente (para reprodução em qualquer lugar) e até mesmo em um arquivo para impressão.

Nossa Opinião sobre o Adobe Captivate

É muito difícil encontrar um programa ruim que seja feito pela Adobe. E o Captivate, apesar de ser um programa que deve desempenhar a tarefa simples de criar slides, consegue surpreender com a quantidade de funções disponíveis.

O programa não é nem um pouco difícil de ser utilizado, seja por leigos ou para usuários mais experientes. Claro que é necessária uma leve familiarização com o programa antes, mas nada que os tutoriais dele não resolvam. Além disso, quem estiver mais familiarizado com os programas da Adobe terá facilidade para utilizar o Captivate.

Prós & Contras

Prós

  • Uma porção de funções para adicionar no programa.

Contras

  • É necessário "fuçar" um pouco no programa para aprender como ele funciona.

Avaliações sobre o Adobe Captivate

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação