Logo Aibase Ícone

Aibase

Versão 3.5.9 Grátis para testar
3.19 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 14/01/2014 Aibase
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Guilherme Haas
Organizador visual de ideias e pensamentos para ordenar trabalhos complexos

Aibase é um programa destinado a organizar ideias, anotações, planilhas e informações em um espaço criativo e eficiente. O software dispõe de vários recursos de edição para deixar o seu documento de fácil leitura e compreensão.

Com ele, é possível criar gráficos e esquemas visuais dos mais diferentes formatos para ordenar conhecimentos, temas e atividades. Aibase é ideal para campos de trabalho de alta complexidade que empregam uma variedade de fatores diferentes.

O programa permite elaborar árvores escalonadas de informações, sistemas interligados de links, gráficos vetoriais, fluxogramas, mapas conceituais e mentais de ideias, além de planilhas e listas de itens.

Aibase - Imagem 1 do software

O software pode ser utilizado para auxiliar na compreensão de dados, na visualização de esquemas complexos de trabalho, bem como ajudar a memorizar conteúdos através da criação de resumos visuais.

Solução para informações complexas

Um dos objetivos do Aibase é permitir que os usuários consigam chegar a soluções para as tarefas mais complexas, com muitos fatores e variáveis. Os esquemas visuais facilitam o entendimento e a assimilação mesmo das propostas mais complicadas.

Com a transcrição de ideias e pensamentos em gráficos e fluxogramas, a capacidade de raciocínio se vê livre para chegar a novos caminhos e soluções para os problemas.

Aibase - Imagem 2 do software

Com o programa, é possível não apenas dispor itens e dados na tela, como gerenciar um grande número de informações, linkando até documentos inteiros entre cada setor.

Interface: ferramentas e recursos

O campo de trabalho no Aibase se dá fundamentalmente em uma grande folha de documento em branco, que ocupa grande parte da interface, e uma barra de ferramentas na parte superior da tela.

Nessa barra, você pode selecionar uma variedade de recursos e opções para incluir no seu projeto, desde a mais básica caixa de texto até conectores, tabelas e ferramentas de desenho.

Aibase - Imagem 3 do software

O programa vem com várias opções de edição para você mudar a fonte de textos, trabalhar com cores, destacar quadros, caixas e balões, incluir símbolos, listas e planilhas e até configurar fórmulas equacionais para seu trabalho.

Além de organizar as informações no documento principal, a interface apresenta ainda um campo na parte inferior da tela para adicionar comentários textuais em qualquer um dos objetos que você utilizar no seu projeto.

Nenhum dado vai ficar perdido ou desorganizado uma vez que você começar a utilizar o gerenciador de ideias Aibase.

Nossa Opinião sobre o Aibase

O objetivo do Aibase é facilitar a compreensão de ideias complexas através da criação de gráficos e esquemas visuais com a ajuda do seu editor de múltiplos recursos e ferramentas. É possível argumentar que o programa fornece uma interface simplificada para a realização deste trabalho, porém, o resultado não é tão satisfatório como se poderia esperar.

A razão disto é que, apesar de conter todas as ferramentas reunidas em uma mesma barra no topo da tela, a aplicação dos objetos nem sempre é instantânea e descomplicada. Certos recursos carecem de possibilidades de edição; por exemplo, não há alternativa fácil para aumentar ou diminuir a grossura de linhas e de conectores em gráficos.

O programa passa a impressão de ser bastante rudimentar, com a exigência de muito trabalho manual, sem documentos modelos ou instruções de uso de suas ferramentas. A interface, ainda que privilegie o espaço em branco, parece ter poucos recursos e os elementos na tela não são fáceis de serem identificados.

Uma melhor opção para a criação de esquemas visuais seria o software possuir um menu melhor organizado, com recursos separados em abas e variados formatos de balões, listagem, fluxogramas, entre outras ferramentas de texto e desenho.

Do jeito que se apresenta, não é nada fácil criar um documento no Aibase que consiga agregar as informações de maneira clara e simplificada. Se o objetivo era facilitar o trabalho com dados complexos, o resultado é desastroso; dispor os elementos na tela do programa pode ser ainda mais dispendioso.

A versão trial, para teste, do programa permite a iniciação do aplicativo por 30 vezes, sem restrição de uso de ferramentas.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Interface mal organizada
  • Recursos pobres e de péssima aplicação
  • Elementos difíceis de serem identificados
  • Sem instruções ou modelos de documentos
  • Faltam opções de edição para objetos e ferramentas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Aibase

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação