Logo AlertFox Ícone

AlertFox

Grátis para testar
Funciona em: Web
Adicionado em : 14/09/2009 AlertFox Team
Acessar Acesso
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luísa Barwinski
Monitore seus sites e aplicativos web com um serviço eficaz, porém exigente

Uma dúvida bastante frequente dos desenvolvedores de aplicativos web é saber se os sites estão se comunicando corretamente com os aplicativos Web 2.0 e SaaS. Antes de recursos avançados como o Ajax, alguns ActiveX, Flash, Flex e outras linguagens e marcações fazer esse tipo de monitoramento era relativamente simples. Mas, com a chegada dessas novas tecnologias, ficou impossível manter as mesmas técnicas de monitoramento utilizadas anteriormente.

Como a tecnologia para a produção desses aplicativos evoluiu, nada mais justo do que trazer à modernidade as tecnologias de análise. Assim o AlertFox consegue fazer esse tipo de intermédio sem acusar problemas como os antigos monitoradores de websites. Tudo o que você precisa fazer é acessar a página principal do AlertFox e fazer o seu cadastro. Entretanto, existe um ponto extremamente negativo: só é possível fazer o registro a partir de um email não gratuito, ou seja, que não seja Hotmail, Gmail e afins.

Crie sua conta com um email que não seja grátis!

Se você for dono de um domínio, use o email do seu endereço para o cadastro. Por exemplo, para testarmos este programa, utilizamos o endereço exemplo@baixaki.com.br. É importante para que o site perceba que você não está trabalhando com qualquer tipo de domínio. Entretanto, é importante ter em mente que boa parte dos usuários têm emails gratuitos e não é muito interessante para eles trabalhar com esse sistema.

Adicione um domínio para ser monitorado

Depois, basta cadastrar um endereço no qual opere um aplicativo web ou serviço do tipo em qualquer linguagem. É importante aguardar aproximadamente 24 horas para que o AlertFox possa registrar com bastante eficiência as movimentações feitas no seu site/serviço/aplicativo. Outro dado importante está relacionado à percepção das cores quanto ao tráfego de visitantes e troca de informações. Enquanto os quadrados forem marcados em verde, tudo está OK. Porém, se por acaso as cores alterarem para alaranjado, vermelho ou branco – existe algum problema.

Aguarde até que o AlertFox comece a analisar!

Alaranjado significa que o tempo de resposta para monitoração do site atingiu o espaço entre o primeiro e o segundo limite. O indicador vermelho quer dizer que o tempo excedeu o segundo limite e a comunicação entre o site e o analisador está pobre. Entretanto, se os quadrados forem brancos, observa-se a ausência de trânsito de informações. Contudo, antes é preciso adicionar um site ou serviço. Para isso, clique na aba “Settings” e em seguida em “Sensors”. Escolha um protocolo (normalmente é HTTP) e adicione a URL.

Observe o monitoramento através dos gráficos

Também é possível observar a monitoração através de um gráfico encontrado em “Report”, e depois em “Graphics”. Outra utilidade interessante do AlertFox é o teste em diferentes hosts do tempo que o seu site leva para ser acessado de outros países. Para fazer isso, clique em “Tools” e depois em “Check Host”. Digite o endereço que você quer verificar e prossiga. Em poucos segundos você verá uma lista de três regiões e o gráfico em barras indicando o tempo de resposta.

Nossa Opinião sobre o AlertFox

O AlertFox é um excelente serviço para análise e monitoramento de websites de serviços e aplicativos online da web 2.0. Entretanto, existe uma grande falha no processo de cadastro neste serviço que é a exigência de um endereço de email não gratuito como os mais populares (Hotmail, Gmail e Yahoo!). Logo, usuários comuns que possuem websites e aplicativos em fase de experimentação em domínios não próprios, não poderão fazer o cadastro no AlertFox.

Desconsiderando este fato, o AlertFox é uma excelente ferramenta para saber em quais pontos e horários o seu site está OK e em qual deles precisa de mais atenção. Por ser um sistema moderno, não deve apresentar grandes problemas ao adicionar aplicativos em novas linguagens de programação e funcionamento como é o caso dos trabalhos em Flash, Flex e HTML5.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Conteúdo completo

Contras

  • Não permite uso de email gratuito

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o AlertFox

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação