Logo AMD Radeon RAMDisk Ícone

AMD Radeon RAMDisk

Versão 4.2.1 Grátis
460 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7
Adicionado em : 13/08/2013 AMD
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Ivan de Almeida Menarbino
    Ivan de Almeida Menarbino 24 de novembro de 2014 - 01:34
    10
    Nota Excelente!
    para quem tem muita memoria é excelente converte dvds a 1/4 do tempo jogos que carregam muito carregam quase que instantâneo mas lembrando que essa memoria você só usa quando o pc esta ligado quando desliga apaga tudo pois é a memoria ram .

Descrição

André Luiz Pereira
Transforme a memória RAM ociosa do seu computador em novo e veloz armazenamento de dados

Hoje em dia, é comum que as placas-mãe de computadores suportem até 64 GB de memória RAM. Pensando nisso e na quantidade de memória que fica ociosa, foi criado um método chamado RAMDisk, que transforma esses GB que estão parados em um disco virtual.

Para facilitar a vida de muita gente que não sabe como fazer isso, a AMD lançou o AMD Radeon RAMDisk, uma ferramenta que auxilia os computadores com componentes da empresa a criarem discos na memória RAM ociosa.

Como funciona?

Para entender como o AMD Radeon RAMDisk funciona, é necessário compreender o funcionamento de alguns componentes dos nossos computadores, em particular os discos de armazenamento de dados. Geralmente, temos instalados discos rígidos ou SSD. HDD normais conseguem acessar dados em milissegundos, enquanto SSDs conseguem acessar os pontos em microssegundos.

Enquanto isso, a memória RAM do seu computador consegue acessar dados em nanossegundos, bem mais rápidos que os discos normais.

Hoje em dia, caso você utilize diversos aplicativos pesados no seu computador, para poder utilizá-lo de maneira satisfatória, você deve ter, aproximadamente, 4 GB de memória RAM. Como diversas placas-mãe possibilitam um número maior, muitas pessoas têm até 64 GB de memória no computador. O que acontece com esses GBs “ociosos”?

Com o AMD Radeon RAMDisk, você pode torná-los úteis ao sistema. O aplicativo faz com que dados sejam enviados aos GB livres, transformando a sua memória em uma espécie de disco virtual. Esse disco pode acessar os dados de forma muito mais rápida que o normal, mas, caso você desligue o computador, tudo que foi armazenado ali se perderá, já que a memória não tem como manter informações como um disco normal.

Limites para utilização

Apesar de possibilitar o uso dos GBs ociosos da memória RAM, o AMD Radeon RAMDisk não deixa você utilizar tudo ao mesmo tempo. No caso da versão gratuita do aplicativo, ele permite a criação de um disco virtual de até 4 GBs ou 6 GB, caso a sua memória seja da AMD.

A empresa disponibilizou uma tabela com as limitações do aplicativo, mostrando o tamanho dos discos que você pode criar, baseado na quantidade de memória instalada no computador.

Memória RAM instalada – Tamanho do RAMDisk

  • 3 GB — Até 500 MB;
  • 4 GB — Até 1 GB;
  • 6 GB — Até 2 GB;
  • 8 GB — Até 4 GB;
  • 10 GB — Até 6 GB;
  • 12 GB — Até 8 GB;
  • 16 GB — Até 10 GB;
  • 24 GB — Até 20 GB;
  • 32 GB — Até 28 GB;
  • 64 GB — Até 40GB.

O tipo de dados mais indicado para uso no RAMDisk são arquivos pequenos e que você acessa frequentemente. Ele não é indicado para backups ou arquivos que você não tem como recuperar, pois, caso o computador trave e desligue sozinho, você perderá tudo.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o AMD Radeon RAMDisk

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação