Logo Andromo Ícone

Andromo

Grátis para testar
Funciona em: Web
Adicionado em : 20/03/2014 IndigoRose
Acessar Acesso
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Serviço online para criar aplicativos de Android, mesmo sem conhecimento em programação

Andromo é um serviço online cuja finalidade é oferecer uma maneira para você desenvolver aplicações para smartphones com Android.

Assim, você pode criar o seu aplicativo mesmo sem afinidade com programação ou design, apenas completando os processos necessários para a tarefa.

Para utilizar a aplicação é necessário criar uma conta no serviço. Para isso, basta clicar aqui e preencher o cadastro. Infelizmente não há como utilizar um login de rede social para a tarefa, mas não se preocupe, pois o formulário é bem curto. Lembre-se de preencher um email válido, pois a confirmação da conta é enviada para o endereço de correio eletrônico inserido.

A versão gratuita do programa está limitada à criação de um aplicativo que exibirá material publicitário do desenvolvedor do Andromo.

Criando aplicações

Com a popularização dos dispositivos móveis com Android, muitos já tiveram vontade de criar uma aplicação, normalmente começando por algo que suprisse uma necessidade pessoal. Porém, por mais que você quisesse concretizar um projeto, a falta de conhecimentos no processo de desenvolvimento pode ser uma barreira difícil de ultrapassar.

Criando o primeiro projeto

Dessa maneira, o Andromo pode ser uma boa alternativa para você ser capaz de montar a sua primeira aplicação para Android, mesmo sem qualquer afinidade com linguagem de programação. Aqui, o seu único trabalho será o de preencher os itens apresentados como formulários, facilitando o seu uso mesmo para iniciantes.

Uma vez efetuado o cadastro e já com a sua conta confirmada, você será direcionado para uma página inicial na qual é possível assistir a um vídeo (em inglês) contendo os primeiros passos para usar o programa. Então, para iniciar a montagem do aplicativo, basta clicar em “Create new app”.

Montando o projeto

Após atribuir um nome ao seu novo projeto, já é possível começar a montagem do programa propriamente dito. A tela do setor de montagem está dividida em abas, abrindo diretamente na parte de informações do aplicativo. Aqui, basta completar o formulário e escolher um novo ícone para o seu programa.

Aplicativos montados

Em seguida, você deve entrar na guia “Activities” e escolher uma das funções que será realizada pelo seu aplicativo. Então, um novo formulário é exibido na tela para que você possa personalizar a aplicação conforme o desejado. As configurações variam conforme o item escolhido, mas basta acompanhar os tópicos e introduzir dados nos locais apropriados.

Na guia “Styles” você pode modificar o esquema de cores utilizado no seu programa e em “Dashboard” estão as opções para a tela principal dele. A opção de monetização não está disponível na versão gratuita do programa, mas serve para você adicionar banners e material publicitário na aplicação.

Página inicial - modelos

Em “Services” você pode escolher enviar mensagens para quem instalar o aplicativo e ativar o Analytics da Google para o programa. Não se esqueça de salvar as alterações realizadas em cada um dos setores e, quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Build my app” para concluir o projeto.

Quando o processo for concluído, você receberá uma notificação no email cadastrado, bem como o seu APK.

Nossa Opinião sobre o Andromo

Andromo pode ser uma boa opção para quem sempre quis criar um app para smartphones, mas não possui muita afinidade com o processo de desenvolvimento. A principal vantagem do programa está no fato de você não estar preso a uma marca ou uma operadora, montando aplicações que funcionem em qualquer aparelho com Android.

A interface do programa é amigável e divide o setor de projetos em funções. Assim, fica mais fácil para você encontrar o item que deseja adicionar. Com relação aos tipos de aplicativo, ele possui diversas categorias, fazendo com que as chances do serviço que você deseja estar presente entre elas.

Inclusive, a parte de atividades é a aba na qual você terá que preencher o maior número de informações. Ainda assim, o item está bem organizado, dividindo as funções em grupos, algo que pode facilitar na hora de completar o formulário. O layout do produto final segue um padrão, pois por mais que o processo criativo seja seu, você está seguindo um modelo já pronto e apenas montando em cima dele.

Ainda assim, a combinação da tela principal com as cores, que podem ser personalizadas, podem gerar resultados muito elegantes. De uma forma geral, é possível dizer que a montagem do aplicativo em si é rápida, sendo que você só vai precisar de mais tempo para a inserção do conteúdo.

O serviço pode ser utilizado de maneira inteiramente gratuita, porém ele possui a limitação de você criar apenas um programa e não é possível adicionar material publicitário para a monetização.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Ferramentas separadas em setores

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Andromo

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação