Logo Apis Ceratina Ícone

Apis Ceratina

Versão 2.2.4.0 Grátis para testar
5.84 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 16/08/2010 Mavrsoft
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Miguel Jorge Arruda
Automatize tarefas repetitivas e ganhe tempo

Digamos que você precise adicionar o prefixo “web-” em 50 arquivos de imagem que estão em uma pasta do seu computador. A maneira tradicional de fazer isso seria abrir o Windows Explorer, acessar a pasta onde estão armazenadas as figuras e renomear cada uma delas manualmente.

Perceba que o procedimento para acrescentar o prefixo é o mesmo para as 50 imagens da pasta: clicar sobre o arquivo, pressionar F2, digitar “web-” antes do nome de cada arquivo e então pressionar “Enter” para efetivar a alteração. Quem já passou por isso provavelmente desejou, em algum momento, passar a tarefa para um robô, capaz de repetir a mesma ação durante um bom tempo e sem ficar entediado.

O Baixaki ainda não encontrou um robô disponível por aí, para testar e indicar aos leitores, mas conhece uma alternativa barata e eficiente para esse e outros casos: a macro, que permite ao usuário gravar uma sequência de ações ou de comandos e executar essa gravação posteriormente.

Infelizmente, nem todo software tem suporte a macro. Porém, com o Apis Ceratina o usuário pode criar macros que funcionam com qualquer programa instalado no seu sistema. Além disso, pode definir uma tecla de atalho para a macro que criou, facilitando ainda mais a automatização de tarefas.

Tela principal do Apis Ceratina

Para gravar uma macro, basta clicar no botão “Record” (Gravar) e executar as ações que você pretende automatizar. Quando terminar, clique em “Stop” (Parar) para finalizar a gravação. Clicando com o botão direito em cima da macro, você tem acesso a opções para renomear, adicionar uma tecla de atalho, agendar a execução da macro e excluí-la.

Além da janela principal do programa, o ícone de uma abelha fica presente na Área de trabalho enquanto o Apis Ceratina estiver em execução. Clicando neste ícone com o botão esquerdo do mouse, você tem acesso a todas as macros gravadas pelo software.

E, se por acaso, você também se perguntou sobre o significado do nome do programa, ele é formado por dois gêneros de abelhas diferentes: Apis, que inclui as abelhas destinadas à produção de mel, e Ceratina, abelhas pequenas, que habitam os jardins.  

Nossa Opinião sobre o Apis Ceratina

O Apis Ceratina permite que você grave macros, com o propósito de automatizar tarefas repetitivas ou apenas facilitar a execução de uma sequência de ações e comandos. Entre as funções disponíveis no software, destaca-se a possibilidade de agendar a execução de uma macro, ótimo para administradores de sistemas que precisam concluir uma tarefa de madrugada, por exemplo.

A interface do programa é intuitiva e fácil de usar. Mesmo usuários iniciantes não enfrentarão dificuldade. Porém, ela está disponível apenas em inglês e apresenta algumas mensagens com erros de digitação e frases mal construídas.

O software também tem a opção de procurar automaticamente por atualizações e, embora não custe muito caro (US$29,90), disponibiliza uma versão de avaliação para download. Esta versão pode ser usada durante 30 dias, sem limitações.

Prós & Contras

Prós

  • Interface intuitiva, fácil de usar
  • Barato, US$ 29,90
  • Possibilidade de agendar a execução das macros

Contras

  • Interface apenas em inglês
  • Erros de digitação e frases confusas na interface com o usuário

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Apis Ceratina

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação