Logo Arquiteto Virtual Ícone

Arquiteto Virtual

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 06/06/2014 Telasul Aço
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Um serviço online e gratuito para você planejar a decoração de sua cozinha

O Arquiteto Virtual é um serviço online e gratuito criado pela Telasul Aço, uma empresa especializada na fabricação de móveis de aço para sua cozinha.

Trata-se de um aplicativo voltado para quem deseja dar uma repaginada no visual da sua casa e planejar as mudanças antes de ir comprando armários, fogões, mesas e todo o resto da mobília.

O programa permite que você crie uma cozinha virtual em três dimensões e decore-a com os móveis fabricados pela Telasul Aço, escolhendo os modelos e cores que mais lhe agradam. Com tudo pronto, você pode capturar imagens de sua obra, obter um relatório em XLS com dados dos móveis utilizados e até mesmo fazer um tour completo usando o mouse e as teclas WASD.

Primeiros passos

Para começar a usar o Arquiteto Virtual, você precisa antes de tudo escolher uma coleção de móveis que servirá como base para sua cozinha digital. Ao todo, você tem seis opções distintas: Mirage, Star, Diamante, América, Novitá e Cristal. Cada uma possui suas próprias características e peculiaridades: enquanto algumas coleções possuem um visual mais moderno e colorido, outras adotam um estilo clássico e minimalista.

Depois de escolher sua coleção predileta, o aplicativo pede que sejam determinadas as dimensões da cozinha que será decorada. Caso você esteja planejando realmente adquirir os imóveis da Telasul Aço, é essencial informar medidas que correspondem ao tamanho exato da sua cozinha na vida real. O menor tamanho permitido é 3x3 metros, e, o maior, 10x10 metros.

Exemplo de cozinha finalizada

Uma cozinha com o seu estilo

Após esses pequenos ajustes iniciais, você está livre para decorar sua cozinha da maneira que preferir. Os elementos estão separados em três categorias distintas, localizadas no canto superior esquerdo da tela: “Módulos” (armários, kits, fruteiros e outros móveis essenciais), “Iluminação” (lustres e spots) e “Extras” (fogões, fornos, mesas, tapetes, portas, janelas, persianas etc.).

Ao clicar no item desejado, ele será instantaneamente adicionado na cozinha: basta arrastá-lo até o local determinado, alterando seu ângulo e altura (se necessário). Para alterar a cor e/ou textura de qualquer elemento (inclusive das paredes!), basta clicar duas vezes no próprio. Isso cria um pequeno menu no canto superior direito do display no qual você pode escolher um esquema de cores para os móveis e material para o piso e alguns tipos de mesas (mármore, madeira etc.).

Note, contudo, que as opções de colorização estão limitadas à coleção de móveis que você escolheu ao iniciar o seu projeto – sendo assim, está correto dizer que a sua liberdade de customização está restrita aos objetos que você realmente pode comprar na vida real.

Adicionando imóveis e elementos decorativos

Outros recursos

Depois que você acabar de personalizar todos os aspectos de sua cozinha virtual, você pode fazer um pequeno tour em 3D clicando no botão “Caminhe por sua nova cozinha”. Nesse modo, você pode explorar livremente o espaço recém-decorado: basta usar o mouse para mover a câmera e as teclas WASD para andar.

Por outro lado, ao clicar no botão “Pausar”, você tem acesso às outras duas funções importantes do aplicativo: o “Relatório” (que gera um arquivo do Excel com informações sobre os móveis que você usou) e o “Captura de tela” (para salvar uma screenshot em PNG). Esse menu também permite que você altere a qualidade dos gráficos de sua cozinha virtual e reinicie a decoração do zero.

Nossa Opinião sobre o Arquiteto Virtual

Ainda que levemente limitado, o Arquiteto Virtual é uma ferramenta bem interessante para quem quer planejar a decoração de sua cozinha ou simplesmente procura uma forma de se divertir testando seus dons como designer de interiores.

Seu principal ponto forte é a interface intuitiva que a Telasul Aço conseguiu desenvolver: é muito fácil controlar a câmera e posicionar os elementos pelo cenário. Agrada também a possibilidade de andar livremente pela cozinha virtual e observar em detalhes os módulos que você utilizar para a decoração virtual.

O serviço só decepciona por ser estranhamente pesado – foi difícil fazer qualquer coisa no PC enquanto o aplicativo estava aberto, visto que ele deixava nosso computador bastante lento. Sendo assim, prepare-se para enfrentar alguns travamentos caso sua máquina não tenha configurações mais robustas.

Além disso, não conseguimos usar o recurso “Relatório”: nas duas vezes que tentamos, o arquivo XLS baixado estava corrompido e não pôde ser aberto pelo Microsoft Office Excel. Ignorando esses pequenos detalhes, podemos ver que o Arquiteto Virtual é um aplicativo bem interessante e que pode ser uma mão na roda para quem pretende adquirir novos móveis para sua cozinha. Vale a pena conferi-lo – especialmente por ser completamente gratuito.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar; controles simples para mover a câmera e posicionar os móveis
  • Online e completamente gratuito, sendo possível usá-lo em qualquer browser
  • Permite que você faça um tour pela cozinha e salve screenshots em PNG
  • Variedade razoável de móveis e artigos de decoração

Contras

  • Estranhamente pesado
  • Não conseguimos usar a função Relatório

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Arquiteto Virtual

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação