Logo AutoCAD Architecture Ícone

AutoCAD Architecture

Versão 2015 Grátis
4.79 GB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 28/04/2014 Autodesk
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Uma versão do software CAD mais famoso do mundo voltada especialmente para arquitetos

Não há quem trabalhe com desenhos técnicos e nunca tenha usado (ou ao menos ouvido falar sobre) o AutoCAD, software para uso profissional desenvolvido e comercializado pela Autodesk.

Considerado o “Photoshop para engenheiros”, o programa é de fato a mais completa ferramenta para criação de design de produtos, modelos tridimensionais, plantas arquitetônicas e outros tipos de projetos gráficos de maior complexidade.

O AutoCAD Architecture, por sua vez, é uma versão especial do AutoCAD tradicional que conta com aprimoramentos e recursos exclusivos desenvolvidos especialmente para profissionais do ramo de arquitetura. Ele permite que especialistas projetem construções e criem renderizações realistas de seus projetos em três dimensões – o que você pode utilizar para mostrar aos seus potenciais clientes.

Como baixar

Há três formas oficiais de baixar a versão de testes do AutoCAD Architecture 2015. Ao clicar em nosso link de download, você será redirecionado para o site oficial da ferramenta e deverá escolher o método que mais lhe convier para começar a baixar o instalador do programa. As opções são as seguintes:

  • Instalar agora: a alternativa mais comum e recomendada pela Autodesk. Você vai baixar primeiramente um gerenciador de 15 MB que fará o download e instalará o AutoCAD Architecture 2015 no seu computador;
  • Fazer download agora: opção semelhante ao “Instalar agora”, mas que utiliza o Autodesk Download Manager (um gerenciador universal que pode ser usado para todos os produtos da empresa) para baixar o instalador do software;
  • Download com o navegador: método menos confiável, pois faz o download do instalador completo através do mecanismo de salvamento de arquivos do seu próprio navegador.

Finalmente, depois de terminar o download do instalador (independentemente do método escolhido), você pode iniciar a instalação do Architecture escolhendo a opção para ativá-lo gratuitamente durante 30 dias. Caso queira, você também pode instalar junto o Autodesk 360, add-on cujas funções explicaremos posteriormente.

Há três métodos de baixar o arquivo

Recursos para profissionais

Como comentamos anteriormente, o AutoCAD Architecture é uma versão levemente modificada do AutoCAD original – ou seja, quem já domina os recursos do software convencional não terá dificuldades para operar esta edição especial. A ferramenta permite que você desenhe paredes, portas e janelas com facilidade, inserindo anotações e gerando elevações 2D a partir de plantas baixas.

A edição 2015 traz uma série de novas funções que facilitam ainda mais o trabalho de estudantes e profissionais que já atuam na área de arquitetura. Ficou mais simples, por exemplo, pesquisar, importar e visualizar estilos personalizados antes de adicionar qualquer objeto em seu desenho técnico. Outra novidade que vai agradar aos usuários é a comparação visual entre duas ou mais versões de um mesmo projeto, que são representadas por cores diferentes.

Diversas formas de visualizar seus projetos

Trabalho colaborativo através da nuvem

Uma das novidades mais legais da versão 2015 do AutoCAD Architecture são seus recursos colaborativos voltados para trabalhos em grupo. Agora é possível, por exemplo, notificar os integrantes de sua equipe sobre uma nova versão do projeto arquitetônico no qual vocês estão trabalhando, permitindo que eles visualizem as alterações feitas por você.

Da mesma forma, agora você pode fazer modificações em um projeto coeditado através de uma cópia privada, sem afetar o resto de seu grupo.

Novos recursos para trabalhos colaborativos

Assim como todos os outros produtos da companhia, o AutoCAD Architecture 2015 possui total compatibilidade com o Autodesk 360, serviço oficial que permite a você sincronizar seus arquivos e configurações na nuvem e recuperá-los a partir de qualquer computador, bastando fazer login na sua conta.

Ele também oferece uma experiência mais aprofundada no campo de trabalho em grupo, permitindo o armazenamento e a troca de documentos e/ou informações entre membros da sua equipe através de servidores cloud mantidos pela própria Autodesk. Vale observar que tal serviço é completamente gratuito.

Nossa Opinião sobre o AutoCAD Architecture

AutoCAD Architecture tem tudo para ser o melhor amigo de profissionais do ramo de arquitetura. Mais enxuto e objetivo do que o AutoCAD tradicional, ele apresenta uma série de ferramentas interessantes e bastante específicas para o desenho de construções (como uma série de paredes, janelas e móveis simples prontos para utilização). Sua interface segue o estilo clássico dos produtos da Autodesk, sendo totalmente exibida em tons escuros e com menus organizados em abas.

O software acompanha uma série de projetos de exemplo e documentos de ajuda que podem ser úteis para usuários iniciantes. Frente à facilidade de se operar o Architecture, nos arriscamos até mesmo a dizer que ele é um programa perfeito para autodidatas que querem desenhar plantas por pura diversão.

Além de manuais redigidos pela equipe da Autodesk, você também pode encontrar uma série de vídeos instrutivos em inglês que apresentam os mais recentes recursos implementados no software. Por sinal, vale observar que o Architecture 2015 não possui suporte para português – contudo, se você tiver o mínimo conhecimento da língua inglesa, conseguirá entendê-lo sem maiores problemas.

Agradam também os novos recursos baseados na infraestrutura na nuvem da Autodesk, especialmente aqueles que se referem aos trabalhos em grupo e armazenamento remoto dos projetos desenhados. Há até mesmo a possibilidade de gerar renderizações através da nuvem, o que dispensa a instalação de bibliotecas gráficas adicionais no seu computador.

Outro ponto que recebeu atenção especial da Autodesk foram os recursos de anotações: é possível usar textos estilizados e tags específicas para demarcar áreas importantes e facilitar a compreensão de sua planta por parte de outros engenheiros ou integrantes de sua equipe profissional.

Obviamente, todas essas funcionalidades têm um preço: o AutoCAD Architecture 2015 é um programa razoavelmente pesado, o que provavelmente impedirá sua execução e/ou causará lentidões significativas em computadores mais modestos. Ainda assim, não há dúvidas de que o software seja uma ferramenta indispensável para estudantes e profissionais da arquitetura, perpetuando a imagem da Autodesk como a melhor desenvolvedora de softwares para desenho técnico em atividade. Vale a pena conferir.

Prós & Contras

Prós

  • Diversos recursos de desenho voltados especificamente para a arquitetura
  • Relativamente fácil de usar
  • Conta com dezenas de tutoriais para usuários iniciantes
  • Integração com Autodesk 360 permite sincronizar seus documentos na nuvem

Contras

  • Não possui interface em português
  • Relativamente pesado para PCs menos robustos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o AutoCAD Architecture

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação