Logo AutoCAD Freestyle Ícone

AutoCAD Freestyle

Versão Technology Preview Grátis para testar
499 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 12/04/2011 Autodesk
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+7 Avaliações
  • Foto de AndErkWy
    AndErkWy 5 de março de 2010 - 19:05
    10
    Nota Excelente!
    No inicio é meio complicadinho, abre um monte de pag e a impressão que da é que vc abriu um navegador! Mas ai vc descobre um monte de coisas novas! Me indentifico com esses tipos de desenhos! Muito DEZ!
  • Foto de Faxineiro-Eng
    Faxineiro-Eng 14 de novembro de 2011 - 14:46
    2
    Nota Ruim!
    Não baixei o programa mas o que posso dizer é que a autodesk quer inventar pois já está ultrapassada. Muitos programas já fazem o que este aí faz e autodesk vendo que está perdendo mercado quer "inventar" coisas já criadas. Particularmente, só paga os altos preços da autodesk quem quer, pois já existem muitas CAD 2D gratis e outros tantos 3D também. Cito is 2D: Drafsight; A9CAD; PowerDraw, todos gratuitos. Para 3D temos o Sketchup que é a melhor ferramenta para 3D. E ainda temos programas 3D para projetinhos como o sweet home que cada dia melhora mais. E aí pergunto: para que pagar o absurdo que a autodesk quer nos seus programas?

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Prática ferramenta de CAD para quem não sabe usar programas tradicionais

Engenheiros, arquitetos e designers de produto misturam conhecimento, prática e uma boa parcela de força de vontade sempre que vão trabalhar com projetos e desenhar esquemas ou plantas. O CAD (Computer Aided Drawing – desenho auxiliado por computador) é parte desse processo, principalmente no que diz respeito à força de vontade.

Aprender todos os comandos e controles dos programas tradicionais de CAD é quase como aprender um novo idioma. Até que o usuário compreenda todas as sintaxes e possibilidades oferecidas leva um longo tempo, em que a utilização do programa é considerada difícil. Depois de todos os detalhes aprendidos, entretanto, torna-se tão natural quanto falar sua própria língua.

Para quem não tem a necessidade de aprender o “idioma” do CAD, ou para acelerar o desempenho de algumas tarefas básicas para aqueles que já o dominam, a Autodesk, desenvolvedora do AutoCAD – programa padrão na indústria de engenharia, construção e design – começou a desenvolver uma nova tecnologia.

Regulagem de medidas, grade e alinhamentoInicialmente chamado de projeto Cooper, o AutoCAD Freestyle ainda está em testes, e é esta versão – Technology Preview – que você confere fazendo o download no link acima.

O aplicativo é uma quebra enorme no paradigma das ferramentas CAD, normalmente dominado por linhas de comando e medições precisas. A partir do “estilo livre”, você desenha usando apenas o mouse.

Para facilitar ainda mais o serviço, o programa permite opções de snapping – os pontos de fixação e alinhamento dos elementos do desenho – em relação à grade do papel ou a outros elementos.

Como o programa também se destina a uso profisisonal – como plataforma para rascunhos muito mais interessante que papel e lápis –, o acabamento por texturas e preenchimentos também é facilmente aplicado.

Os homens nesse desenho são símbolos do Freestyle

Outro ponto que acelera bastante a tarefa de desenhar é a biblioteca de símbolos, que permite completar plantas baixas – ainda como rascunhos – com apenas alguns movimentos rápidos e seleções de cada peça necessária. Esses símbolos podem então ser ajustados à realidade de cada projeto com a ferramenta de seleção.

Nossa Opinião sobre o AutoCAD Freestyle

A praticidade de um programa com características de desenho técnico CAD sem depender de todo um dicionário de comandos é algo que há tempos se fazia necessário no mercado.

Especialmente neste momento em que tablets dão lançadas em ritmo desenfreado, a tecnologia do AutoCAD Freestyle pode servir como diferencial dos profissionais de decoração, paisagismo, arquitetura, design e diversas áreas correlatas.

Para quem não trabalha com isso, mas ainda assim tem contato com esse tipo de atividade, o programa também se torna uma maneira rápida e de fácil aprendizado para transportar ideias e sugestões para os profissionais envolvidos.

É bem mais fácil você desenhar sua casa dos sonhos adaptando os símbolos disponíveis do que “programando”-a em um software CAD normal. Assim, o AutoCAD Freestyle pode se tornar uma ponte eficaz para o transporte de informação entre contratado e contratante.

Outra vantagem do AutoCAD Freestyle, nesse sentido, é guardar seus arquivos no mesmo formato DWG utilizado pelo AutoCAD normal. Com isso, o rascunho feito utilizando-se o mouse pode se tornar parte do desenho final sem grandes problemas.

Prós & Contras

Prós

  • Salva arquivos em formato DWG, padrão do AutoCAD
  • Biblioteca de símbolos
  • Suporte a camadas

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o AutoCAD Freestyle

+7 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação