Logo AutoHDR Ícone

AutoHDR

Versão 2.1.5 Grátis
348 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 08/07/2013 Martin Sykes
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Danilo Amoroso
Software simples para a aplicação do efeito HDR em qualquer imagem

HDR é a sigla para High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico, em inglês). A técnica usa uma gama de valores mais extensa para diferenciar as áreas claras e escuras de uma imagem, melhorando assim a qualidade visual desde fotos até filmes e gráficos de jogos de computador.

Como afirmam os desenvolvedores do AutoHDR, apesar dos avanços tecnológicos, nem mesmo as melhores câmeras conseguem capturar em uma única imagem toda a variação de luz e sombra visível ao olho humano. O resultado pode ser uma representação pobre da realidade.

Há vários softwares para resolver tal problema, e o AutoHDR é um deles. Você só precisa abrir uma imagem com o editor e deixar que ele a processe sem a necessidade de criar múltiplas exposições, usar arquivos RAW ou manualmente mascarar áreas e efeitos.

As configurações-padrão do AutoHDR produzem resultados naturais e livres de halo, cores espalhafatosas e outros efeitos que possam ser ocasionados pela edição de imagens com aplicação do efeito HDR. Ao mesmo tempo, o software é flexível para que você obtenha resultados mais artísticos caso seja sua intenção.

AutoHDR.

HDR em três cliques

AutoHDR não requer instalação, bastando executar o arquivo baixado pelo Baixaki. Você pode usar o botão “Open Image(s)” ou arrastar uma ou mais imagens para a tela do software a fim de processá-las. Elas serão exibidas com as indicações das medidas e informações EXIF, caso estas estejam disponíveis.

Você pode clicar em “Process” para que o programa faça tudo com base nas configurações-padrão. Mas, se preferir, pode percorrer as opções avançadas para refinar os ajustes. É possível alterar o nível de detalhes, contraste, cores, ruído, sobras e acentuação. Há ainda configurações mais detalhadas para redimensionamento, máscara, marca d’água e suavização.

Se você quiser criar uma imagem HDR usando múltiplas exposições, carregue-as todas de uma vez e use o botão “Align & Merge” para combiná-las antes de processá-las.

Nossa Opinião sobre o AutoHDR

AutoHDR é extremamente simples de usar. O software não precisa nem de instalação, bastando executar o arquivo baixado pelo Baixaki. A interface é de fácil exploração, uma vez que não é necessário utilizar menus e submenus, pois todas as funções estão dispostas em uma única janela.

AutoHDR não tem visual moderno, mas sim conservador e simplista. Isso não quer dizer que os botões são mal feitos, pelo contrário, tanto eles quanto as fontes utilizadas são agradáveis e de fácil compreensão.

É possível afirmar que as configurações-padrão do AutoHDR promovem ajustes visíveis nas imagens. No entanto, os melhores resultados são obtidos com bastante conhecimento por parte de quem usa o software. Em resumo, não é um programa milagroso, mas sim que ajuda bastante quem já tem experiência em edição de imagens.

Durante nossos testes, AutoHDR chegou a exigir 50% da capacidade de processamento e consumiu uma quantidade considerável de memória (mais do que 100 MB), ou seja, é um programa um tanto pesado, mas nada fora do normal quando o assunto é processamento de imagens.

Prós & Contras

Prós

  • Simples e prático
  • Interface de fácil exploração

Contras

  • Configurações-padrão não oferecem resultados estonteantes
  • Um tanto pesado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o AutoHDR

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação