Logo Batchrun Ícone

Batchrun

Versão 4.3.0.0 Grátis
1.13 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 24/03/2011 Outer Technologies
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Aline Ferreira Rodigues
    Aline Ferreira Rodigues 14 de fevereiro de 2011 - 09:43
    6
    Nota Ótimo!
    Se a pessoa conhece os comandos básicos do "Dos" não precisa desse programa pois pode fazê-lo no próprio bloco de notas. Mas se a pessoa não conhece os comandos do "Dos", esse programa parece adequado, mas se a pessoa não conhece, logo ela pode até acabar formatando seu Pc. Então pra quê o programa?

Descrição

Elaine Martins
Crie arquivos de extensão BAT com comandos a serem executados por seu computador

Os arquivos BAT são freqüentemente encontrados em pastas espalhadas pelo computador. Mas qual a função deles no sistema? Arquivos com extensão BAT é um tipo de script, contendo diversos comandos e funções que são executados seqüencialmente no computador.

Os comandos contidos nestes arquivos são os mais diversos, desde abrir programas e criar arquivos até deletar pastas inteiras e desligar o computador. Por isso é muito perigoso pegar arquivos com esta extensão na Internet, pois eles podem conter comandos que prejudicam o seu sistema operacional.

O programa

Batchrun é um excelente aplicativo o qual permite a criação dos arquivos citados anteriormente, mas através de uma interface gráfica. Dessa maneira não é preciso que o usuário domine os comandos DOS do Windows nem entenda de programação de computadores.

Interface e opções

A utilização de Batchrun é simples, e a interface organizada do programa facilita ainda mais para o usuário. Os principais comandos do aplicativo estão dispostos em uma barra de tarefas para que, assim, você não precise procurar pelas opções do programa.

Batchrun - Imagem 1 do software

Logo abaixo desta barra de tarefas é possível ter acesso às opções que permitem criar os comandos que serão colocados no arquivo BAT. Os campos presentes são:
Batchrun - Imagem 2 do software

  • Command – qual o tipo de comando será adicionado: run (executar), copy (copiar), rename (renomear), delete (apagar), etc.

  • Priority – com qual prioridade deverá ser tratado? Alta, normal ou baixa?

  • Run Mode – o programa deverá ser executado maximizado ou minimizado? Você escolhe!

  • Filename – pasta e nome do programa que deverá ser executado com aquele comando.

  • Parameter – arquivo que poderá ser criado na execução do arquivo.

Batchrun - Imagem 3 do software

  • Delay – tempo de espera para que as tarefas comecem a ser executadas.

  • Working dir – pasta na qual serão gravados os dados de saída (quando houver) dos comandos criados.

Para executar seus comandos é só clicar duas vezes sobre o arquivo BAT (ou BRS) criado e aguardar até que toda a rotina de tarefas seja realizada. Lembre-se, os comandos serão executados em seqüência, por isso fique atento à ordem em que você os colocou.

Como criar uma linha de tarefa

Vamos supor que você queira criar uma tarefa que abra o Bloco de Notas do Windows e crie um arquivo chamado Meuarquivo.txt na Área de Trabalho. Veja abaixo os passos necessários para criar um comando que faço isso por você.

  1. No campo “Command” é preciso escolher a opção “Run”, pois você deseja que um programa seja executado, certo?

  2. Nos campos Priority e “Run Mode” escolha a opção que mais agradar você.

  3. Em “Filename” entre com o caminho que o sistema deve fazer para encontrar o programa que será aberto o que, nesse caso, será o Bloco de notas (C:\WINDOWS\system32otepad.exe).

  4. Digite o nome do novo arquivo que deverá criado no campo “Parameter”.

  5. Finalmente, agora é só escolher a pasta na qual o arquivo será salvo, no campo “Working dir” do programa.

Batchrun - Imagem 4 do software


Terminados os passos acima, clique em “Add” e em seguida escolha a opção “Execute” da barra de tarefas. Pronto, o bloco de notas será executado e seu novo arquivo criado!

Nossa Opinião sobre o Batchrun

Apesar de ser uma área perigosa para usuários inexperientes, a criação de arquivos BAT pode ser muito útil, uma vez que pode tornar algumas rotinas do usuário mais simples. Se toda vez que você liga o computador a primeira coisa que faz é abrir o editor de texto, por exemplo, você pode criar uma rotina para que isso seja feito automaticamente.

Batchrun é uma ótima opção de aplicativo, principalmente para usuários que não possuem grande domínio dos comandos DOS do Windows ou de programação. A interface intuitiva e organizada facilita muito a utilização do programa.

Lembre-se de tomar muito cuidado com os comandos que você adiciona e executa em seus arquivos, pois eles podem prejudicar seu computador. O Baixaki não se responsabiliza por nenhum problema ou dano causado pela utilização indevida do programa!

Prós & Contras

Prós

  • Permite a criação de comandos DOS com facilidade.
  • Interface agradável para o trabalho.
  • Aplicativo leve.

Contras

  • Apenas em inglês.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Batchrun

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação