Logo Better History Ícone

Better History

Grátis
0 Bytes
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 04/08/2011 Roy Kolak
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Extensão aprimora a aparência do histórico do Chrome, organizando os itens em blocos de tempo

O Better History é um complemento para o Google Chrome que tem por objetivo principal aprimorar a interface do histórico do navegador, que, originalmente, não oferece muitas funcionalidades para o usuário.

Com o Better History, a página destinada a exibir o histórico de navegação do Chrome é expandida e passa a mostrar os elementos divididos por blocos de tempo específicos, com um intervalo de 15 minutos.

Organização do histórico pelo Better History

A partir do momento em que o usuário instala e ativa o complemento no Google Chrome, a interface do histórico se transforma e passa a ser exibida segundo os padrões estipulados para o Better History. A tela é dividida em duas partes principais.

Confira todas as páginas visitadas

A primeira delas mostra um campo de busca, juntamente dos itens “Today” (Hoje), “Yesterday” (Ontem) e “Past 7 days” (Últimos sete dias). Quando utilizada, a caixa de pesquisa permite que você encontre resultados específicos localizados entre os itens apresentados pelo novo histórico. A partir dessas divisões o usuário pode visualizar as páginas acessadas de acordo com os três períodos de tempo pré-estabelecidos pela extensão.

Como a busca do Better History funciona

A segunda parte da tela exibe as páginas visitadas no espaço de tempo selecionado. As ocorrências são divididas por dia e subdividas pelo horário, sendo organizadas em blocos com intervalo de 15 minutos cada. A ordenação dos itens é realizada da entrada mais recente para a mais antiga, assim como na grande parte dos históricos existentes.

Observações importantes sobre o complemento

Quando o usuário acessa mais de uma página dentro do mesmo site, elas são agrupadas em uma só linha. Para esses casos, o botão “Expand” é exibido junto ao elemento do histórico, sinalizando que existe mais de uma ocorrência reunida no mesmo item. Clique sobre essa função para visualizar as demais telas.

Expanda a lista dos itens mostrados

Assim como já é padrão na maior parte dos históricos existentes, para acessar uma das páginas listadas na interface, basta clicar uma vez sobre o item e o site é aberto na mesma aba. Se você quiser conferir uma ocorrência, mas não quer sair dessa tela, selecione a opção “Abrir link em uma nova guia”, que pode ser acessada por meio do menu de contexto.

Nesta versão do Better History, não é possível apagar ou modificar as ocorrências que são exibidas na interface do histórico. Entretanto, essa característica pode ser alterada nas próximas atualizações.

Nossa Opinião sobre o Better History

A interface do Better History é muito bem organizada. A tela mostra as ocorrências com destaque para o título da página ou para a URL principal, dependendo do caso, e exibe o link completo com menor destaque logo abaixo.

O complemento segue os padrões de visualização já presentes na maior parte dos históricos de outros navegadores, e até mesmo do Google Chrome. Com isso, pode-se dizer que o Better History não inova em nenhum aspecto, pois não oferece diferenciais significativos.

Porém, a falta de inovação também pode ser vista como uma vantagem. Já que segue o mesmo tipo de apresentação comum a históricos existentes, o complemento não oferece dificuldades de uso para o usuário que já estiver habituado ao estilo.

Ainda sobre a utilização, é importante mencionar que mesmo para os usuários que ainda não estão familiarizados com interface de históricos de navegação, os itens mostrados na tela são perfeitamente claros em relação à função que desempenham. Com isso, o uso se torna fácil e não faz com que o usuário perca tempo tentando compreender o funcionamento.

Algo muito positivo e que melhora a interface do Better History é o agrupamento de itens semelhantes. Caso você visite mais de uma página pertencente ao mesmo site, elas não serão exibidas como ocorrências separadas e sim listadas no mesmo item do histórico. Com isso, a tela do complemento se torna mais limpa e organizada.

Uma das desvantagens mais significativas do Better History é o fato de ele não possibilitar que o usuário exclua ocorrências do histórico, pois isso limita muito a utilização do complemento. A impossibilidade de personalizar o intervalo de tempo que cada bloco de exibição terá também engessa o uso da extensão. O usuário é obrigado a visualizar os itens divididos por 15 minutos e não há nada que possa ser feito.

Quando você clica sobre um item do histórico, o Better History exibe o site na mesma aba em que as ocorrências são visualizadas. O ideal seria que a página fosse aberta em uma nova guia e não na atual, evitando a perda dos elementos mostrados na tela. Isso pode ser resolvido com a função destinada a abrir links em uma nova divisória, mas conta pontos negativos para a utilização da extensão.

A busca, por sua vez, é executada instantaneamente. Assim que o usuário digita o termo na caixa de texto, os resultados começam a ser carregados, sem nem precisar clicar em algum botão de confirmação. Por outro lado, essa função peca um pouco por não oferece nenhum tipo de personalização da pesquisa, impossibilitando que o usuário utilize filtros para encontrar exatamente o que procura.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem organizada
  • Destaque para o título da página visitada
  • Segue padrão de exibição utilizado pelo maior parte dos navegadores
  • Utilização descomplicada
  • Itens bem apresentados, facilitando a compreensão do uso
  • Agrupa resultados semelhantes na mesma ocorrência, tornando a tela mais limpa
  • Pesquisa realizada instantaneamente

Contras

  • Não traz nenhuma função inovadora
  • Não possui diferenciais significativos
  • Não permite que o usuário exclua itens apresentados no histórico
  • Impossibilidade de personalizar o intervalo de tempo que divide os blocos
  • Abre o link na aba atual e não em uma nova
  • Não oferece opções avançadas para a busca

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Better History

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação