Logo BitCommander Ícone

BitCommander

Versão Beta 430 Grátis
6.07 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 30/06/2014 Leanterface Inc
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Müller
Tenha um gerenciador de arquivos mais prático e cheio de funções para seu PC

BitCommander é um gerenciador de arquivos para Windows que permite a você acessar todos os dispositivos de armazenamento conectados a seu computador e controlar tudo o que diz respeito a arquivos e diretórios. O app se diferencia do tradicional Windows Explorer pelo fato de ser focado na usabilidade e não na funcionalidade, como o app-padrão da Microsoft.

Sendo assim, o BitCommander possui uma série de ferramentas que pretende transformá-lo em um app mais intuitivo que o Windows Explorer. Isso é mais facilmente observado no sistema de navegação por pastas e na possibilidade de abrir várias abas no navegador de arquivos, como se você estivesse em um navegador web.

BitCommander - Imagem 1 do software

Diferenças e semelhanças 

Como no Windows Explorer, é possível usar uma barra lateral para acessar a raiz do sistema de pastas. Conforme você toca em um desses diretórios iniciais, novas barras laterais expandem o conteúdo deles e, caso haja mais pastas, você pode continuar expandindo. Isso facilita a localização de arquivos e permite a você alternar entre pastas do mesmo nível e de níveis diferentes com muita rapidez, evitando que seja necessário voltar algumas pastas para ter acesso a outras.

Na organização de arquivos individuais, o BitCommander também é bem diferente do Windows Explorer. Para começar, há três modelos de exibição dos arquivos, todos em lista, porém com algumas diferenças fundamentais. Você pode escolher uma opção para mostrar antes do nome deles quando foi a última vez em que foram acessados ou outra que adiciona ainda o nome das extensões de cada um deles. Se você preferir, há uma terceira que elimina os elementos de data de modificação e deixa a interface mais limpa.

Além disso, no topo e no fundo da janela, quando você seleciona algum arquivo, várias opções de ação são exibidas. É possível renomear, deletar, copiar para, mover para e duplicar com apenas um clique. Há ainda a função Drop List, que seve como uma área de transferência mais avançada e permite a você selecionar vários elementos de pastas diferentes para, no fim, copiar ou mover todos para o mesmo destino de uma só vez.

Nossa Opinião sobre o BitCommander

BitCommander é um gerenciador de arquivos para Windows que pode ser uma boa alternativa para quem não gosta por algum motivo do tradicional Windows Explorer. O programa conta com boa parte das funções do app-padrão da Microsoft, mas, como está fase de testes, não podemos dar um veredicto final sobre ele. De qualquer forma, por enquanto, o programa não é tão completo quanto o Windows Explorer, porém é certamente mais prático.

É difícil não comparar os dois exploradores de arquivos, afinal ambos foram desenvolvidos para a mesma função no mesmo sistema operacional. Assim, no quesito interface, o BitCommander é muito bonito, porém precisa de um acerto no contraste das cores. Tudo é branco, cinza claro e azul. Isso deixa a ferramenta com uma aparência muito chapada, apesar de alguns sombreamentos amenizarem a situação. Contudo, em elementos menores, como botões e atalhos, poderia haver um contorno mais destacado para deixar tudo mais inteligível.

Mesmo assim, não há como negar que se trata de uma interface bem elaborada visual e estruturalmente. O esquema de cores, apesar de precisar de ajustes, combina bem com o Windows, principalmente com as versões 8 e 8.1, e os efeitos de movimentação dos elementos na tela são muito agradáveis, algo que falta no Windows Explorer. Contudo, a ferramenta da Microsoft aparenta estar sempre em melhor resolução que o BitCommander, portanto, economiza tempo na hora de reconhecer elementos na interface.

Intuitivo 

O esquema de pastas sendo expandidas torna o BitCommander uma ferramenta muito intuitiva. Você pode alternar entre pastas de níveis diferentes com muita facilidade e rapidez e, dependo do tipo de arquivo presente nessas pastas, é possível ter pré-visualizações. Os atalhos para funções no topo e no fundo da janela agilizam nossa vida, mas poderiam ser usados mais ícones em seus botões em vez de texto simples.

Sendo assim, podemos dizer que o BitCommander é um dos poucos, se não o único, que tem potencial para substituir o Windows Explorer como navegador principal  no computador dos usuários. Por enquanto, isso não acontece pela falta de funções mais avançadas, mas é bom lembrar que o app ainda está em fase Beta e pode melhorar bastante. Portanto, recomendamos o download e o teste.

Prós & Contras

Prós

  • Intuitivo
  • Interface bonita e organizada
  • Organizado

Contras

  • Botões e outros elementos sem contornos na interface

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o BitCommander

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação