Logo BitMail Ícone

BitMail

Versão 0.6 Grátis
35.55 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 30/12/2013 Cassiopeia
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Utilitário open source para enviar e receber mensagens de texto criptografadas

Nem todo mundo consegue confiar os provedores tradicionais de email após os recentes escândalos envolvendo quebra de privacidade por parte de órgãos governamentais estadunidenses e programas de espionagem capazes de interceptar mensagens privadas de qualquer usuário ao redor do mundo.

Sendo assim, é normal de programadores independentes comecem a criar suas próprias ferramentas de segurança com o intuito de criptografar seus dados e se ver livre desse tipo de prática abusiva. Esse é o caso, por exemplo, do BitMail, um programa open source (código aberto) que lhe permite trocar mensagens de texto de uma forma muito mais segura.

Atuando tanto como um cliente de email tradicional quanto como serviço de chat IRC, o utilitário utiliza uma série de tecnologias criptográficas para impedir que suas informações privadas acabem caindo em mãos erradas. Dessa forma, as únicas pessoas que poderão ler suas mensagens serão aquelas que possuem sua chave pública; por outro lado, os únicos usuários com os quais você poderá se comunicar via IRC serão aqueles que estiverem devidamente cadastrados na sua agenda de contatos (“Adressbook”).

Agenda de contatos para o chat IRC

Primeiros passos

Programas que trabalham com codificação de dados digitais costumam ser bastante complexos para os usuários iniciantes e intermediários; contudo, os desenvolvedores responsáveis pelo BitMail se esforçaram para simplificar ao máximo as principais funções do aplicativo. Antes de tudo, vale observar que o programa não precisa ser instalado em seu computador: basta descompactar o arquivo ZIP em um diretório qualquer e dar dois cliques no arquivo executável de ícone vermelho.

Na primeira vez em que for inicializado, o BitMail pedirá que você insira uma senha de pelo menos 16 caracteres. Capriche nesta etapa, pois tal password é crucial para a sua segurança. Caso saiba exatamente o que você está fazendo, é possível customizar os padrões de criptografia utilizadas pelo software (hash, tamanho da chave RSA, tecnologia de codificação AES etc.).

Com essas informações devidamente configuradas, basta clicar no botão “Set Passphrase” para que o BitMail inicie o processo de criação de suas chaves criptográficas. Quando for requisitado, dê um “Ok” para a ativação do kernel do programa. Após alguns minutos, o utilitário já estará ativado com sucesso e pronto para ser utilizado como você bem entender.

Configurando as teclas de atalho

Servidores e contatos

Para receber e enviar mensagens através do BitMail, é crucial que seu cliente esteja conectado em alguma rede P2P (para que suas mensagens sejam armazenadas na web até que algum contato offline resolva ficar online) ou servidor IMAP/SMTP tradicional. Independentemente de sua preferência, tais configurações devem ser feitas na aba “Connect to BitMail Server”. Caso você não consiga encontrar nenhum servidor disponível para trabalhar, o jeito é criar o seu próprio através da guia “Create BitMail Server”.

Concluída essa etapa, você já pode enviar e receber emails normalmente (“Write”, “Read Email”) ou conversar com seus contatos através do chat IRC integrado (“Developer IRC”). Lembre-se, contudo, de jamais enviar um email criptografado para alguém que não use o BitMail ou que não possua conhecimento de sua chave pública; essa pessoa jamais conseguirá abrir e ler a sua mensagem.

Nossa Opinião sobre o BitMail

Contar com serviços de comunicação privativa e livres de grandes instituições tecnológicas é sempre bom, especialmente quando você costuma tratar de assuntos “delicados” usando seu serviço de email ou chats de texto. O BitMail é uma alternativa interessante para quem não confia mais na Google, na Microsoft, no Yahoo e outras gigantes que prestam serviços no mundo digital. Para quem possui conhecimentos razoáveis sobre criptografia de dados, o programa se mostra bem simples de ser operado, com uma interface enxuta e um tanto objetiva.

O utilitário agrada também por conta de seu chat integrado e pela quantidade plausível de configurações que podem ser personalizadas ao gosto do cliente. Além disso, por ser um projeto open source, o BitMail recebe constantemente colaborações de utilizadores ao redor do mundo inteiro, que distribuem patches com melhorias de desempenho ou plugins que expandem as funções nativas do software.

O lado ruim de toda essa segurança é que ela é ainda inacessível para usuários iniciantes e pouco acostumados com codificação de informações. Muitos não saberão sequer o que é hash, chaves pública/privada e outros jargões que dão as caras na interface do programa. Para piorar a situação, o BitMail não conta com qualquer documento de ajuda ou guia de introdução que possa lhe auxiliar a entender melhor como o programa funciona. Sendo assim, muitos ficarão “no escuro” e logo retornarão à comodidade dos provedores tradicionais – como Gmail, Hotmail e Yahoo Mail.

Prós & Contras

Prós

  • Interface enxuta e objetiva
  • Permite adicionar diversos add-ons e plugins feitos pelos próprios usuários
  • Vastas opções de configuração e personalização
  • Chat IRC integrado para troca de mensagens em tempo real

Contras

  • Muito complexo para usuários iniciantes e pouco experientes na criptografia

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o BitMail

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação