Logo Blue Marine Ícone

Blue Marine

Versão 0.9 RC2 Build 3244 Grátis
30.57 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 13/07/2010 Fabrizio Giudici
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Karasinski
Que tal ver as suas fotos de maneiras diferentes: em álbuns ou espalhadas pelo globo terrestre?

Blue Marine é um modo totalmente novo para visualizar as fotos de seu computador, com ferramentas muito diversificadas e diferentes, tornando o processo mais detalhado. Crie álbuns comuns de fotos, até sofisticados guias de viagem, com fotos que o levam direto ao real local no Nasa World Wind.

Configurando o programa

Após instalar o programa, será necessário configurá-lo na primeira vez que ele for aberto. Você vai precisar escolher uma pasta que será seu "Workspace" do programa, ou seja, neste diretório o programa armazena todos os arquivos que ele utiliza para cache, por exemplo. Por isso é bom preparar “algum” espaço reservado para esta pasta, pois ela pode chegar a ocupar centenas de megabytes.

Depois disso, o Blue Marine vai pedir para você selecionar uma quantidade de memória RAM para utilizar enquanto o programa estiver sendo executado. Não escolha nenhum valor que exceda a quantidade que você possui no computador — não coloque para o programa usar 1 GB de memória RAM se você só tem 512 MB. O ideal é que você use um pouco menos do que o programa dispõe: como 256 MB, se tiver 512 MB no PC.

Determine qual a quantidade de RAM que o programa vai consumir.

Utilizando o Blue Marine

A interface do programa é dividida basicamente em várias partes — isso depende das funções que você utiliza. Do lado direito costuma aparecer um menu de navegação, por pastas, datas ou galerias de imagens. No lado direito aparecem as imagens que estão dentro da pasta/galeria selecionada.

Por padrão, o Blue Marine utiliza o File Explorer (explorador de arquivos) no menu do lado esquerdo da tela. Assim, você pode ver todas as pastas do seu computador e visualizar as imagens que estão dentro delas. Não se esqueça de clicar no botão "Show Photos" ao selecionar uma das pastas — caso contrário, as imagens não aparecerão.

Visualização do programa.

Você pode mudar o jeito de ver as suas fotos clicando nos botões no topo da tela.

Para aparecer as miniaturas, não se esqueça de clicar no botão.(1) "Photo Viewer": clicando neste botão, irá aparecer somente uma imagem na tela;
(2) "Thumbnails Viewer": aqui você pode ver miniaturas de todas as suas fotos, permitindo selecioná-las mais facilmente. É possível diminuir ou aumentar o tamanho através de um controle na parte de baixo da tela;
(3) "Film Strip Viewer": Logo abaixo aparece uma espécie de lista horizontal, com miniaturas das suas fotos. É uma alternativa para o Thumbnails, mas com a diferença de que o tamanho das miniaturas não pode ser alterado;
(4) "Map Viewer": abrirá no próprio espaço de visualização das fotos o explorador do planeta concorrente do Google Earth: Nasa World Wind.

Cadê as minhas imagens?

Clique neste botão para ver as suas fotos.Nunca se esqueça de clicar no botão "Show Photos" (2) ao selecionar uma pasta, pois as imagens nunca aparecerão automaticamente no lado direito da tela.

Outro ponto a se observar é que, como o Blue Marine gera por conta própria as miniaturas das imagens, você precisará se lembrar sempre de clicar no botão para gerar as miniaturas. Você poderá fazer isso selecionando as imagens de uma pasta que estejam sem miniatura e clicando em "Build Thumbnail" (1). Também é possível clicar com o botão direito em um disco rígido ou pasta e mandar gerar as miniaturas.

É recomendado pelo desenvolvedor que você sempre mova as suas fotos diretamente de dentro do programa. Dessa forma você garante que o Blue Marine sempre esteja atualizado e não dê problema devido a imagens que você moveu de uma pasta para outra através do Windows Explorer.

Criando meu álbum de viagem

Viajou para algum lugar e passou por grandes momentos? Você pode criar um álbum com fotos de uma viagem e ainda marcar as rotas e os lugares por onde passou. Para isso, basta clicar no botão "Trip Explorer". Depois, clique com o botão direito no espaço vazio e selecione "New Trip".

Você precisará preencher com o nome da viagem e as datas de início e fim dela. Assim, o programa rastreia todas as imagens que você tem como indexadas (as que você gerou miniaturas) e que têm uma data que esteja no meio do que você determinou. Estas serão consideradas as imagens da sua viagem.

Quer dizer ao programa o local em que você tirou a foto? Basta visualizar as fotos que estejam dentro da “pasta de viagem”, clicar com o botão direito em uma delas e escolher "Edit Location". Você precisará entrar com a latitude e longitude do local para dizer onde foi tirada (isso você consegue na função do programa chamada "Map Viewer"). Depois que você terminar de dizer onde tirou as fotos, basta clicar com o botão direito na pasta de viagem e selecionar "View all in Map" para vê-las no globo.

Crie seu álbum de viagens.

Grande suporte para formatos profissionais

O Blue Marine suporta uma grande diversidade de formatos profissionais de fotografia (RAW): CR2, CRW, DNG, MRW, NEF, PEF e SRF. Além disso, também suporta os mais comuns, como JPG e TIFF.

Nossa Opinião sobre o Blue Marine

Blue Marine é um programa que permite a você visualizar as imagens de uma maneira muito mais elegante e organizada, mas certamente peca na praticidade. Afinal, você precisará indexar todas as imagens que quiser ver com o programa, mandando gerar as miniaturas a todo momento.

O programa tem ferramentas extremamente interessantes, como a de criar álbuns de viagens, marcando até os locais por onde você passou, mas tudo é muito difícil de se utilizar. Por exemplo, para poder ver as fotos no mapa você precisa definir a latitude de cada uma das fotos, tornando o processo muito cansativo.

Em questão de variedade de ferramentas, certamente o programa tira uma nota muito alta. Entretanto, talvez Blue Marine seja bom para os que gostam de programas bonitos e organizados e não se importam com praticidade e velocidade na manipulação de álbuns de fotos do computador.

Prós & Contras

Prós

  • Programa super organizado.
  • Interface bonita.
  • Grande variedade de ferramentas.

Contras

  • Complicado para executar as funções.
  • Demorado para indexar as fotos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Blue Marine

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação