Logo BOINC Ícone

BOINC

Versão 7.2.42 Grátis
8.82 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 20/03/2014 University of California

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Lenaz Sergio
    Lenaz Sergio 12 de dezembro de 2013 - 14:11
    10
    Nota Excelente!
    Com ele é possivel ajudar em diversas areas, eu por exemplo, tenho processos de astronomia (q eh uma area q me interessa muito). è possivel conceder processamento para medicina tbm (por exemplo). O melhor é que voce não percebe que ele está ativo, pois 1- ele roda em background, 2 ele consome somente os recursos que o usuario não está utilizando. Eu não desligo meu notebook para dormir, então, alem de todo processamento utilizado durante o dia, tambem roda toda a noite. Todos deveriam ter o Boinc instalado e rodando, pois assim pode ser que ajudemos a descobrir a cura para algum doença, ou algo importante em outras areas.

Descrição

Andressa Xavier
Participe de projetos de computação distribuída e colabore em inúmeros trabalhos científicos

BOINC é uma plataforma de software, com código aberto, para comutação distribuída, utilizando recursos computacionais voluntários. Os projetos de base do BOINC são completamente independentes, sendo provenientes de Universidades, laboratórios de pesquisa, empresas e instituições ou projetos individuais.

Os voluntários cadastrados no BOINC podem participar de grupos, listas de discussões e fóruns sobre o tema. Toda colaboração é bem vinda, já que os projetos não têm um tipo de financiamento e ou fins lucrativos. É uma colaboração para a Ciência.

Voluntários com segurança

BOINC é um programa capaz de aproveitar os recursos livres do computador em que esteja instalado. Por meio deste espaço que ele executa determinados projetos, para os quais ele fora configurado. No entanto, pode-se ter total confiança nos projetos, já que eles asseguram a “saúde” do seu PC, bem como a privacidade dos dados nele contido.

Ele funciona da seguinte maneira: quando estiver navegando pela internet, redigindo um texto ou ouvindo uma música na internet, BOINC aproveita a memória RAM, o espaço em disco e o tempo do processador que estiver livre para análise de dados científico, por exemplo. Porém, a partir do momento em que o dono do computador precisar de 100% dos recursos do computador, a plataforma retira-se automaticamente. Com isto, BOINC não altera a utilização do seu PC.

Infra-estrutura para computação distribuída

BOINC é a sigla de Berkeley Open Infrastucture For Network Computing que significa Infra-estrutura aberta para computação distribuída da Universidade de Berkley. Seu objetivo é facilitar a implementação de sistemas de computação distribuídos, funcionando através de um grid computacional de dimensões mundiais.

O projeto SETI@home é um dos mais conhecidos na computação distribuída que utilizou a plataforma com sucesso, tornando-se a maior rede computacional construída. Desta maneira, ficou comprovado que a computação distribuída poderia ser perfeitamente utilizada para em diversos projetos científicos, que necessitam de grande capacidade de processamento.

Com a utilização de recursos ociosos dos computadores voluntários, BOINC torna possível a realização de pesquisas em áreas diversificadas, como Biologia Molecular, Climatologia ou Astrofísica, etc. Fazendo parte do BOINC, você ajuda e incentiva projetos sem fins lucrativos (pois todos os projetos inseridos no BOINC não visam lucros) e que não geram registros de patentes para empresas privadas.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o BOINC

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação