Logo Bokeh Ícone

Bokeh

Versão 2.0.1.463 Grátis para testar
55.04 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 26/02/2013 Alien Skin Software
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Dê um toque profissional às suas imagens com uma ferramenta que altera o foco, profundidade de campo e mais

Sabe quando você está folheando uma revista ou passeando por fotos no Flickr e todas aquelas belas imagens têm um quê de profissional? Um dos principais fatores que diferencia uma fotografia comum de uma tirada por um profissional é o foco.

Ao tirar a foto de um casal abraçado com a sua câmera, a foto pode ficar bonita, mas é muito provável que o fundo fique tão nítido quanto as duas pessoas. No caso de um profissional, ele irá utilizar os recursos de sua câmera e de uma lente com grande aberturas para "borrar" o fundo, deixando nítido apenas aquilo que interessa - no caso, as pessoas.

Mas então para tirar uma foto como os profissionais é preciso ter e dominar uma daquelas câmeras superpoderosas e gastar centenas de reais em lentes específicas? Não. Graças à tecnologia, é possível fazer tratamentos nas imagens como o velho e bom Adobe Photoshop. Entretanto, se você preferir algo mais específico, a tecnologia não te deixa na mão. O Bokeh é um plugin do próprio Photoshop voltado para fotógrafos e possibilita a corração de foco, profundidade de campo, o efeito "borrado" e muito mais.

O que é Bokeh afinal?

Bokeh é uma palavra muito conhecida pelos fotógrafos e que, derivada do Japonês, refere-se às áreas de uma fotografia que estejam fora de foco (com o efeito "borrado"). O plugin em questão permite alterar a profundidade de campo, responsável pelo foco da imagem durante a pós edição.

As áreas focadas da imagem são regidas pela profundidade de campo, que define onde começa e onde termina o foco da imagem a partir de um determinado ponto. Em geral, os fotógrafos recorrem a lentes com grande abertura focal (f1.4, por exemplo).

Efeitos 


Profundidade de campo

Efeito borrado.

O plugin do Bokeh permite reconstruir, parcialmente, o foco das imagens, permitindo que o observador da foto foque toda a sua atenção para determinado ponto, enquanto algumas áreas  estão sob o efeito "borrado". É como ir de uma abertura f.22 para f.2.8, uma mudança bastante radical. Antes de começar a alteração na profundidade de campo, é preciso selecionar com cuidado a área em volta do objeto principal. O plugin é capaz de fazer o efeito "borrado" com excelência, mas a seleção fica por sua conta.

 

Bokeh

Vários tipos.


Quando um fundo de imagem está tão fora do foco que pode-se ver formas circulares ou variadas, este efeito é chamado de Bokeh. Estes pontos de luminosidade no borrado geralmente traz a forma da abertura da lente - arredondado. O efeito de Bokeh no plugin de mesmo nome pode ser feito tranquilamente, com direito a manipular as formas dos pontos luminosos e muito mais.

Tilt and shift

Parece de brinquedo!


Você já viu alguma fotografia que, embora real, parecia apenas uma miniatura de maquete? Pois bem, este é o chamado efeito Tilt and Shift, com câmeras próprias e uma legião de fãs. Basicamente o efeito se dá por um foco seletivo e, já que o Bokeh é especialista em alterar foco de imagens, o Tilt and Shift pode ser feito durante a pós produção.

Accurate Lens Simulation

Fundo derretido.


Enquanto alguns fotógrafos adoram o efeito Bokeh, outros preferem apenas um fundo "derretido". E voilá, este é o efeito prometido pela ferramenta Accurate Lens Simulation. Toda vez que você quiser destacar um objeto na imagem sem precisar fazer uso do Bokeh, é sempre possível deixá-lo quase unificado e com uma leve sensação de "derretimento".

Vignette

Bordas escurecidas.


Você já viu alguma foto tirada com as antigas câmeras Lomo? Devido a limitações da própria lente, as imagens costumam ter uma borda enegrecida, que pode também ser feita no Bokeh. Tudo o que o plugin faz é reduzir o brilho e saturação nas extremidades da imagem em comparação ao centro. Pronto, o efeito está pronto e a sua fotografia está ainda mais bonita!

 

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Bokeh

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação