Logo Booknizer Ícone

Booknizer

Versão 7.2 Build 435 Grátis para testar
14.65 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 13/10/2014 ManiacTools
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Uma forma mais prática de administrar sua biblioteca e organizar sua lista de leitura

Já pensou em manter um catálogo virtual de todos os livros que você possui, pretende ler ou planeja vender? Pois é exatamente isso que propõe o Booknizer, um software para computadores Windows que tem a premissa de ser o melhor amigo dos apaixonados por leitura.

O programa permite que você organize sua biblioteca de títulos e crie bancos de dados que podem ser salvos no seu PC, protegidos por uma senha alfanumérica e compartilhados com seus amigos.

Você pode cadastrar qualquer tipo de livro nesse catálogo, incluindo títulos digitais (em ePub, PDF, MOBI etc.), audiolivros (MP3) e até mesmo os bons e velhos livros em papel, criando uma biblioteca unificada que lhe possibilita ter uma visão mais ampla das obras que você possui e/ou deseja possuir.

Um programa para quem gosta de ler muito

Criando sua biblioteca

O Booknizer funciona de uma maneira muito simples: a primeira coisa que você deve fazer é criar sua biblioteca adicionando todos os livros que você possui, deseja comprar ou pretenda vender. Há três maneiras distintas de realizar esse cadastro das obras:

  • Por título: método usado no caso de livros em papel. Você só precisa informar o nome de cada um dos livros que deseja colocar no seu banco de dados e aguardar para que o programa extraia informações sobre eles através de sites da internet;
  • Por Cód. Barras/ISBN: uma maneira alternativa de cadastrar seus livros físicos. Basta informar o código de barras ou número ISBN (International Standard Book Number) das obras em questão, fazendo com que o Booknizer procure por dados detalhados sobre elas na web;
  • De ficheiros de áudio: método voltado para audiolivros. Você precisa indicar ao software os diretórios nos quais se localizam os arquivos MP3 dos livros que você deseja cadastrar. Maiores informações sobre eles serão adicionadas automaticamente através da internet;
  • Ficheiros e pastas: por fim, esta é a opção que você deve escolher caso queira adicionar ebooks em ePub, PDF, MOBI etc. Basta indicar as pastas nas quais se localizam esses documentos.

Vale observar que a principal ‘fonte de informações” utilizadas pelo Booknizer é o site da Amazon, mas você pode configurá-lo para extrair dados de outras páginas e até mesmo editar informações de seus livros manualmente, incluindo nome do autor, ano de lançamento, gênero e outros campos que podem ser personalizados.

Editando informações de livros manualmente

Organização é tudo

Depois de ter adicionado todos os livros em sua biblioteca pessoal, você pode organizá-la da maneira que lhe convier. É possível atribuir uma nota (em estrela) para as obras cadastradas e marca-las com quatro tags prontas diferentes (“Livro na coleção”, “Livro lido”, “Livro pretendido” e “Livro à venda”). Essas etiquetas foram feitas para facilitar a sua vida na hora de pesquisar por um título em específico.

Caso queira salvar sua biblioteca, basta acessar o menu “Ficheiro” e clicar na opção “Criar uma cópia de segurança”. O software pedirá que você escolha o diretório no qual será criada uma pasta contendo um backup de sua coleção de livros, que poderá ser utilizado em uma eventual restauração de emergência.

O Booknizer permite ainda que você visualize dois modelos de relatórios diferentes contendo estatísticas curiosas sobre sua coleção de textos. Esses dados podem ser exportados no formato XLS, CSV ou TXT.

É possível conferir estatísticas de sua biblioteca

Limitações da versão trial

É importante observar que o Booknizer é um software comercial, portanto, é necessário adquirir uma licença para poder usufruir de todas os recursos que o software tem a oferecer. Esta edição de demonstração pode ser utilizada sem limite de tempo, mas apresenta uma série de restrições quanto a sua biblioteca pessoal.

Só é possível adicionar 50 livros na sua coleção, baixar apenas três imagens (para capas personalizadas) e cadastrar somente duas edições de cada obra presente no seu banco de dados.

Nossa Opinião sobre o Booknizer

A grosso modo, podemos dizer que o Booknizer é um software bastante equilibrado em seus pontos positivos e negativos. O programa é visualmente atraente, apresentando uma interface polida e bastante intuitiva. Seus livros são dispostos de uma forma bem organizada. É bem fácil navegar entre sua coleção (por maior que ela seja) e buscar obras específicas através dos filtros e outros recursos de pesquisa.

Também agrada a facilidade de adicionar novos títulos no seu banco de dados, tarefa que pode ser feita por quatro métodos diferentes. É uma pena, contudo, que aqui nos deparamos com o primeiro ponto negativo do jogo: o Booknizer falha constantemente na hora de extrair informações sobre um livro que você adicionar via arquivo (como documentos ePub ou audiolivros em MP3), lhe obrigando a inserir dados básicas da obra de maneira manual.

Além disso, ainda que o Booknizer seja um utilitário bem útil e de boa qualidade geral, ele certamente não vale o preço pedido por seus desenvolvedores. Atualmente, a licença necessária para desbloquear todos os recursos do aplicativo custa US$ 39,95 (cerca de R$ 98), sendo que esta é válida por um único ano.

Venhamos e convenhamos: existem diversos softwares tão bons (ou até melhores) do que o Booknizer e que são completamente gratuitos. O BookDB, o GCBibliotecas e o GCStar são bons exemplos que podemos citar. A menos que você esteja com uma graninha sobrando e com disposição para investir em um software para cuidar melhor de seus livros, prefira essas alternativas recomendadas e não gaste nenhum centavo.

Prós & Contras

Prós

  • Interface atraente e intuitiva
  • Facilidade na hora de adicionar livros na sua biblioteca
  • Permite proteger e fazer backups de seu banco de dados
  • É possível usá-lo em português

Contras

  • Ineficiência na hora de extrair informações dos livros pela internet
  • Licença muito cara

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Booknizer

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação