Logo Brief Ícone

Brief

Grátis
0 Bytes
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 24/01/2013 Adam Kowalczyk
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Leia feeds RSS no seu Firefox usando a pasta de favoritos do navegador

Brief é uma extensão para o Firefox que permite que você leia os seus feeds favoritos diretamente no navegador. Salve páginas de RSS nos favoritos do seu browser e leia todas as novidades em um reader automaticamente.

Todos os feeds RSS que você adicionar aos favoritos do seu navegador são importados de maneira automática para o Brief, que mostra os itens não lidos em uma lista organizada com todas as suas preferências de leitura.

Para usar o Brief, depois de instalar a extensão, basta abrir a página do leitor e atualizar a lista a cada vez que você adicionar algum RSS novo. É possível ler tudo de uma vez (“Todos os itens”) ou abrir cada assinatura separadamente.

Lista de leitura do Brief

Adicionando um feed

Para adicionar um novo item ao Brief, você precisa salvá-lo no seu Firefox como um feed, para isso, é preciso achar a página que contém o RSS daquele site. Por exemplo, se você quiser acompanhar as novidades do Tecmundo, abra essa página e adicione este feed aos seus favoritos, na pasta “Feeds inscritos”.

Alguns sites, como o próprio Baixaki, podem ser salvos diretamente. Para fazer isso, abra o menu do Firefox e selecione a pasta de favoritos. Clique em “Inscrever RSS” e escolha a pasta “Feeds Inscritos”. Pronto, a lista de publicações do site foi adicionada à lista do Brief.

Salve os feeds nos seus favoritos

Apague o que não interessa

Ao contrário do Google Reader, por exemplo, no qual você é obrigado a “guardar” todas as publicações lidas, no Brief você pode simplesmente apagar algo que você não vá ler posteriormente. Isso pode parecer uma função inútil, mas ela é bastante interessante.

Quando você faz isso, acaba guardando apenas o que importa, o que torna muito mais fácil achar algo que você está procurando e que foi lido dias atrás, por exemplo. Desta forma, mesmo o que não for favoritado pode ser encontrado facilmente nas listas de leitura do Brief.

Nossa Opinião sobre o Brief

O Brief é um bom leitor de RSS local; isto é, que você utiliza apenas em um computador. Isso quer dizer que, se você procura um leitor que pode ser aberto em qualquer computador, pode usar alternativas como o Google Reader, por exemplo, já que esse não permite isso.

Essa característica local do Brief pode ser uma grande limitação, já que não é possível abrir o leitor e os seus feeds em outros locais. No entanto, se você precisa de um leitor apenas para o seu ambiente de trabalho, por exemplo, encontra no Brief uma ótima alternativa.

Uma das melhores opções dele é a possibilidade de apagar da lista itens já lidos que você não quer mais ver posteriormente. Isso é bastante útil se você quiser usar o Brief como uma lista de textos e postagens para consultar depois, já que ele permite guardar apenas o que for interessante.

Vale a pena dar uma olhada no Brief, instalá-lo e testar o seu funcionamento. Assinar os feeds poderia ser mais intuitibo, com opções que permitissem fazer isso manualmente, porém mesmo dessa forma ele já consegue se mostrar um ótimo leitor de feeds local.

Prós & Contras

Prós

  • Permite apagar postagens já lidas da lista
  • Ótimo visual
  • Botão no Firefox avisando de novas postagens

Contras

  • Não é possível abrir a lista em outros computadores
  • Problemas na hora de assinar o feed

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Brief

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação