Logo Brix Online Ícone

Brix Online

Versão 1.0 Grátis para testar
Funciona em: Web
Flash/Java
Adicionado em : 24/03/2011 Brix Software
Acessar Acesso
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Jonathan D. Machado
Gerenciar projetos, controlar recursos e administrar equipes pode ser fácil com esta ferramenta inteiramente web

Gerentes de projetos em grandes empresas e até alunos em trabalhos de faculdade certamente acharão o Brix Online bastante útil. Trata-se de uma ferramenta totalmente web para controlar, dividir e acompanhar projetos, de modo que vários usuários possam visualizar uma mesma tarefa de diferentes ângulos.

Conheça o Brix Online

Gerenciar projetos profissionais, ou acadêmicos, pode se tornar algo complicado. À medida que as tarefas vão ficando mais numerosas e as equipes vão ganhando mais integrantes, também cresce a dificuldade em manter o controle, principalmente se não houver uma ferramenta de auxílio.

Com o Brix Online é possível criar projetos de escopo macro e depois dividi-lo em tarefas de menor abrangência, e então designa-lo a uma pessoa em específico e até a uma equipe para sua execução, como será descrito nos tópicos a seguir:

Criando uma conta

Get StartedApós clicar no botão “Get Started!” no site principal (ou neste ao lado), aparece a tela de formulário com dados de usuário. Nada diferente de qualquer outro site que requer o preenchimento de campos de cadastro, exceto pelo campo “Subdomain”:

Criando o subdomínio

Neste campo, preencha o nome do domínio que usará para acessar seu projeto. O ideal é que seja uma célula bem definida na empresa, ou um grupo que faz diversos trabalhos ao longo de grandes períodos de tempo. 

Este nome depois se tornará uma URL (endereço web) que dará acesso direto ao domínio criado, algo como suaturma.suaescola.brixhq.com. Domínios muito abrangentes, como a sua faculdade inteira, por exemplo, não farão muito sentido, sendo que a classe de Administração não participa de trabalhos na turma de Letras, e vice-versa.

Primeiro Projeto

Add ProjectTerminado o cadastro, a primeira tela a ser apresentada é a aba “The Wall” em “Dashboad”, onde projetos e tarefas serão mostrados depois de cadastrados. Clique no botão “Add Project” para cadastrar o primeiro projeto de escopo macro.

Este será o nome definitivo do projeto, que depois poderá ser dividido em várias tarefas. Por isso, é melhor que seja algo simples e direto, como “TCC da Equipe 1” ou “Novo Site - ClienteABC”. Mais projetos poderão ser adicionados à medida que necessário.

Adicionando um projeto

No campo “Project Manager” deve ser apontado o gerente de projeto, que terá maior poder no que diz a controle de recursos, prazos e tudo mais. Em “Start” e “End Date” devem ser indicadas as datas de início e fim de duração, respectivamente. Maiores detalhes podem ser adicionados em “Description”.

Adicionando Tarefas

Add TaskDepois de criado o primeiro projeto, é necessário criar as tarefas pertencentes a ele. Tarefas são partículas menores que, somadas, constituem o macro. Em um projeto de “Criar um WebSite”, por exemplo, haveriam as tarefas de desenhar layout, organizar conteúdo, registrar domínio e assim por diante. 

Adicionando uma tarefa

Depois de clicar no botão “Add Task”, basta preencher o formulário da tarefa, como no exemplo acima. Detalhe para o campo de tempo máximo da tarefa (“End Date”) que, por motivos óbvios, não pode ser maior que o tempo do projeto.

Em “Priority” é possível definir a relevância desta tarefa em relação às outras. “Percent Complete” define o quanto desta tarefa já foi completado, e este campo poderá ser atualizado à medida que o trabalho progride. Em “Assingned to” é definido o responsável em completar esta tarefa, sendo que as atualizações de progresso deverão ser feitas por ele. O "Status" define em que situação este esforço se encontra.

Visão geral

Visão geral

É possível ter uma visão ampla dos projetos e tarefas em andamento na aba “The Wall” (O Mural). É aqui que a visualização e a mudança de status das tarefas podem ser feitas, bastando arrastar e soltar a janelinha da tarefa entre as colunas.

Além de tarefas, é possível fazer a divisão em “Releases”, casos de projetos que são grandes a ponto de requisitarem entregas em tempos diferenciados. Cada “Release” equivale a uma parte do projeto que deve ser entregue antes ou depois de outra. “Releases” também têm suas tarefas, tempos e tudo mais.

Gerenciando prazos

A aba “Gantt” mostra as definições de tempos e prazos que estão atribuídas a cada tarefa, e ao projeto como um todo. As barras podem ser ajustadas livremente, bastando arrastar o fim de uma delas para aumentar seu tempo máximo, por exemplo.

Visão do Gantt

O tempo de execução das tarefas só pode ser estendido enquanto for menor que o prazo final do projeto ao qual ela pertence. Se o primeiro prazo definido não foi suficiente, basta estender o tempo do escopo macro em si, como mostrado acima.

Na aba “My Tasks”, o usuário pode visualizar as tarefas que foram atribuídas a ele, acompanhar seus afazeres e ir atualizando o status do progresso feito. Em “Graphs”, relatórios de acompanhamento podem ser gerados, aumentando o controle de prazos e métricas.

Usuários

Controles de projetos só se mostram realmente úteis quando a equipe aumenta, por isso, é possível fazer a adição de mais integrantes na área de “Users”. Após preencher o formulário com nome email, uma mensagem será enviada para a caixa do usuário com o convite para fazer parte deste projeto no Brix Online.

O aplicativo é gratuito apenas para teste, limitando-se a três usuários sem custo. Para instituições com projetos de maior porte será cobrado um valor mensal, ou anual, para fazer o upgrade e suportar equipes maiores.

Nossa Opinião sobre o Brix Online

Brix Online realmente se mostra útil na rotina de quem tem de lidar com gerência de projetos, principalmente se a equipe for grande e a lista de afazeres, ampla. Ele consegue manter fácil o controle, seja pelo gerente que faz atribuições ou por demais integrantes que executam as tarefas, já que o acesso às diversas áreas é rápido e dinâmico.

A interface é bem limpa e simplista, não inundando a tela com incontáveis recursos, ideal para quem gosta de mais objetividade. Porém, esta mesma interface pode se mostrar ineficiente para aqueles que preferem ter tudo a menos cliques de distância.

O número de recursos não é lá muito grande. Ferramentas como anexar arquivos a tarefas, por exemplo, não estão presentes, mas a maioria pode achar que o aplicativo abrange o mínimo esperado em rotinas de gerência de projetos.

Os gráficos podem ser montados e exibidos com facilidade, mas, de novo, as opções são poucas e não há como adicionar mais perfis de gráficos além dos que já existem, o que pode deixar usuários mais avançados insatisfeitos.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples e bonita
  • Tarefas podem ser separadas por Status

Contras

  • Limitado a três usuários
  • Número de recursos deixa a desejar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Brix Online

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação