Logo BrowserQuest Ícone

BrowserQuest

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 30/03/2012 Little Workshop
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+3 Avaliações
  • Foto de Cyber JF
    Cyber JF 30 de março de 2012 - 10:18
    10
    Nota Excelente!
    Gostei imenso do jogo embora consiga ser concluido do inicio ate ao final boss em menos de 5 minutos, excepto os trofeus que se pode ir arranjando. Adoro os easter eggs do jogos, ate o nyan cat esta la.

Descrição

Vinícius Karasinski
Reviva a época dos RPGs clássicos com o MMO que roda diretamente do seu navegador e em quase todas as plataformas

BrowserQuest é um MMO construído com base nos clássicos RPGs. Os gráficos simples aliados a uma jogabilidade precisa garantem a diversão.

O game é uma proposta da Mozilla para demonstrar as ferramentas da tecnologia HTML5. O jogo oferece muitas quests para serem completadas, além de muita aventura e tesouros escondidos.

Como em quase todos os MMOs, você tem os NPCs para ajudar você. Também é possível montar um time com os outros jogadores e atacar em grupo.

No início do game você é um simples aldeão, sem maiores habilidades. No decorrer da aventura, você adquire novos poderes, armas, itens e armaduras que o tornarão um herói. A primeira missão do jogo é conseguir uma arma. Basta caminhar pelo cenário um pouco e logo ela poderá ser encontrada. Para conferir as quests disponíveis, basta clicar no botão respectivo, na barra de ferramentas.

Uma homenagem à era 16-bits

Os gráficos são os mesmos da era 16-bits. A construção dos cenários e as transições de tela lembram The Legend of Zelda: A Link to the Past, em que a área é fixa e se alterna apenas quando o jogador se aproxima das bordas da tela. Os escudos dos soldados trazem o símbolo do HTML5, em referência à tecnologia usada para a construção do game.

BrowserQuest

O título inclui uma armadura especial que transforma o jogador em uma raposa de fogo, em alusão ao navegador Firefox, também da Mozilla. Além de um visual diferenciado, o jogador que a encontrar terá 15 segundos de invencibilidade; depois, o efeito passa e ela desaparece, retornando o herói ao seu estado normal.

Como todo bom RPG, o jogo possui músicas que alternam conforme as áreas em que você se encontra. No início da aventura, não é possível escolher uma classe ou raça como nos tradicionais games do gênero. O personagem escolhido é aleatório e todos possuem as mesmas características.

BrowserQuest

Não é preciso salvar seu progresso: assim que você encerra uma partida, ela é gravada automaticamente e você pode continuar de onde parou sem problemas, desde que continue da mesma plataforma, pois o save é armazenado localmente.

Jogue em qualquer plataforma

BrowserQuest pode ser jogado a partir de qualquer navegador que possua suporte a HTML5, em qualquer plataforma. O título roda da mesma maneira tanto no desktop quanto em um aparelho móvel, graças à versatilidade do motor com que ele é construído.

BrowserQuest

O jogo utiliza a tecnologia WebSockets, que permite comunicação bidirecional entre o navegador e um servidor na web. O game é uma demonstração técnica, por isso, seu código-fonte foi liberado pela Mozilla, o que garante que muitos projetos com as mesmas características poderão chegar ao mercado em breve.

Nossa Opinião sobre o BrowserQuest

BrowserQuest é apenas uma demonstração de uma tecnologia, mas feita em grande estilo. O jogo é muito divertido do início ao fim. Muitos dos elementos que fizeram sucesso nos RPGs clássicos estão presentes, como as armas, os gráficos e o sistema de batalha. A possibilidade de enfrentar quests em conjunto também é divertida.

Os gráficos não são de última geração e nem pretendem ser. O objetivo é justamente reconstruir o modelo de RPGs antigos em uma demonstração técnica. Mas isso não significa que eles sejam ruins, pois tudo é bem detalhado, desde as casas e demais construções até os outros itens presentes no título.

A música é agradável e combina perfeitamente com o estilo, tendo uma transição suave de uma área para outra. Os controles também são simples e respondem bem tanto no desktop, no qual o personagem é controlado pelo mouse, como nas plataformas móveis, em que a tela de toque é responsável pela movimentação.

Testamos o BrowserQuest em um computador normal e em um iPhone 3GS. Mesmo sendo uma plataforma um pouco datada, o aparelho conseguiu processar o jogo com fluidez, tirando alguns poucos momentos de lentidão.

Não é possível selecionar a raça ou a classe do seu personagem como nos tradicionais MMOs. Isso não prejudica a diversão, mas pode fazer falta depois de um tempo, já que o game deverá se tornar repetitivo pela limitação da jogabilidade.

A conexão com os servidores é um pouco sofrida. Até conseguir encontrar uma vaga disponível para jogar, talvez você precise esperar alguns minutos. Porém, a espera vale a pena, já que o BrowserQuest é divertido e totalmente gratuito.

A união de uma tecnologia relativamente nova ce elementos de sucesso garantido do mundo dos RPGs traz muita diversão a qualquer um que desejar se aventurar com o game. O HTML5 realmente parece muito promissor. Ao que tudo indica, o futuro dos jogos multiplayer online via navegador trará muitas novidades.

Prós & Contras

Prós

  • Divertido
  • Roda em quase todas as plataformas
  • Bons gráficos

Contras

  • Servidores lentos
  • Falta de classes limita a jogabilidade

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o BrowserQuest

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação