Logo Bytessence DuplicateFinder Ícone

Bytessence DuplicateFinder

Versão 1.3 Grátis
1.08 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 10/10/2011 Bytessence
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Scher
    Scher 31 de janeiro de 2011 - 21:01
    10
    Nota Excelente!
    Eu achei mais de 300mb de duplicatas... A maioria eu sabia da existência, mas tinha preguiça de procurar e apagar tudo... Isso me economisou mto tempo além do programa ser muito leve e fácil de usar estão de parabéns

Descrição

Lucas Karasinski
Acabe com os arquivos duplicados e ganhe muito espaço livre em seu disco rígido

Hoje em dia contamos com dispositivos de armazenamento de dados extremamente robustos, capazes de guardar milhões de arquivos e gigabytes de informação, tudo nos mais variados formatos. São músicas, filmes, fotos e é claro, aplicativos essenciais para o nosso dia a dia.

Entretanto, é muito comum o usuário acabar por se perder no meio de tantos dados e, sempre que realoca arquivos e pastas, acaba por duplicar algo, o que resulta invariavelmente em espaço perdido.

É aí que se faz necessário um programa que ajude a colocar tudo em ordem. Bytessence DuplicateFinder é um aplicativo voltado à tarefa de buscar e eliminar arquivos duplicados dentro do seu disco rígido.

O que buscar e aonde

O aplicativo trabalha em etapas, dividindo o serviço em quatro passos principais: “Scan zones” (Zonas a serem escaneadas), “Options” (Opções e diretrizes para a busca), “File scan” (Escaneamento dos arquivos) e por fim “Results” (Resultados finais).

Primeiro, você define quais discos e pastas devem ser explorados pelo programa. É possível determinar para que sejam vasculhados todos os drives e suas subpastas ou, se preferir, somente alguns pré-determinados.

Bytessence DuplicateFinder

Nesta tela você também escolhe quais extensões de arquivos vão ser ignoradas pelo Bytessence DuplicateFinder. Ele já traz como padrão alguns tipos para serem deixados de lado, muitos deles arquivos de sistema que, se excluídos, podem trazer problemas para o bom funcionamento do seu computador.

Logo abaixo desta opção, você encontra a sua face oposta, ou seja, você pode fazer com que o aplicativo trabalhe somente com as extensões que você quiser, apagando somente músicas ou fotos duplicadas, por exemplo. Para isso, basta inserir ali as extensões MP3 e JPEG, por exemplo.

Parâmetros definidos, o usuário parte para a próxima etapa que é especificar de maneira mais exata quais arquivos devem ser eliminados pelo programa. Na tela “Options” você tem a chance de escolher datas para o aplicativo levar em consideração e assim, ignorar arquivos modificados, acessados ou criados entre dias pré-determinados.

Bytessence DuplicateFinder - definindo parâmetros

Além disso, também é possível definir quais atributos dos arquivos vão ser levados em consideração pelo programa, marcando se ele precisa examinar determinados arquivos, sejam eles de sistema, ocultos, comprimidos ou somente de leitura.

Depois, escolha os tamanhos mínimo e máximo dos dados a serem examinados pelo software e, por fim, a parte que exige mais atenção do usuário: como o Bytessence DuplicateFinder vai comparar os arquivos para identificar os que estão duplicados.

Você pode escolher entre seis diferentes formas: “Match by file contents” (comparar por conteúdo dos arquivos), “Match by file names” (por nome), “Match by creation date” (pela data de criação), Match by access date” (através da data de acesso), “Match by modifications date” (pela data das modificações) e, por fim, “Match by file size” (comparar entre o tamanho do arquivo).

Escaneando e apagando

Diretrizes de busca definidas, quando o usuário chega ao passo seguinte, o programa realiza o escaneamento. O processo é rápido e não exige nenhuma participação do usuário, que deve somente esperar.

Bytessence DuplicateFinder - buscando

Depois, na etapa “Results” você novamente coloca a cabeça para trabalhar junto com o Bytessence DuplicateFinder. Isso porque ele apresenta uma lista com tudo o que foi encontrado em duplicidade e é necessário que se determine, literalmente, o que fazer com estes dados.

Entre as opções, você define para que ele crie uma cópia da lista, abra os duplicados no Windows Explorer, acesse-os utilizando um programa relacionado e, a principal ferramenta, para que o programa escolha entre todos os arquivos, os mais novos ou antigos duplicados, bem como os filtre, por nome ou tamanho. Se preferir, pode analisar caso por caso da lista, escolhendo entre eles, o que deseja excluir.

Bytessence DuplicateFinder - eliminando

Depois, basta clicar no botão com uma “varinha mágica” e definir a ação a ser tomada, ou seja, se estes dados selecionados devem ser copiados, movidos, executados através de um programa externo ou mandados para a lixeira.

Nossa Opinião sobre o Bytessence DuplicateFinder

Bytessence DuplicateFinder é um aplicativo diferenciado com relalção a seus concorrentes. Seu algoritmo de busca é bastante eficiente e, de fato, encontra muitos dados em duplicidade no disco rígido.

O programa dá a impressão de que sua utilização será um processo complexo e demorado, pois depende de várias diretrizes que devem ser definidas pelo usuário. Porém, após as configurações, em menos de um minuto, ele conseguiu escanear praticamente 30 gigabytes de dados, encontrando mais de 64 mil arquivos duplicados.

O fato de o programa trabalhar em etapas deixa o serviço bastante específico, fazendo com que não aconteça nenhum tipo de confusão durante o processo. Os passos, apesar de estarem todos descritos em inglês, não dificultam o seu manuseio.

Em suma, Bytessence DuplicateFinder é um aplicativo complexo, no qual praticamente todas as etapas dependem da coordenação humana. Isso exige mais atenção de quem o utiliza, por isso, ele é recomendado para quem tem um pouco mais de experiência no uso de computadores.

Prós & Contras

Prós

  • Rápido nas buscas.
  • Boa quantidade de opções.
  • Divisão da interface em passos agiliza o processo.

Contras

  • Em inglês.
  • Difícil para usuários menos experiêntes.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Bytessence DuplicateFinder

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação