Logo Calaméo Ícone

Calaméo

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 10/02/2010 Calaméo
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Renan Roesler Hamann
Um serviço online com opções gratuitas para publicação e divulgação de obras artísticas e documentos

Cronistas, poetas, jornalistas independentes, fotógrafos e artistas em geral. Agora vocês possuem um novo local para compartilhar ideias, trocar documentos e obras e analisar a arte de outras pessoas que desconhecem totalmente. Trata-se do Calaméo, um compartilhador de documentos muito simples e com opções de contas gratuitas.

A proposta desse serviço online é possibilitar que qualquer pessoa, empresa ou grupo possa criar suas próprias publicações interativas para que sejam visualizadas por outras pessoas. Podem ser criadas obras públicas ou privadas, que são visíveis apenas aos usuários que estejam na lista de permissões do criador.

O primeiro passo a ser seguido pelos usuários é a criação de um cadastro gratuito, através da opção “Create a free acount”. É necessário preencher alguns campos no formulário, como email, senha e confirmação de senha, nome de usuário, nome, data de nascimento e país em que está locado. Em seguida, basta aceitar as condições e termos de uso para poder continuar a utilização do Calaméo.

Opções de visualização

Na tela de acesso da conta pessoal, os usuários podem realizar uma série de alterações. Na aba “Editar a sua conta”, é possível alterar o nome de usuário, introduzir uma breve descrição, introduzir um endereço de website, o nome do website, inserir informações sobre passatempos e localidades exatas.

“Suas publicações” permite que o usuário acesse suas próprias publicações e seus documentos diversos. “Carregar um documento” é a opção a ser escolhida, caso o usuário queira publicar alguma obra ou trabalho, podem ser utilizados arquivos existentes no computador, textos existentes em sites ou textos digitados no próprio editor do Calaméo.

Em “Procurar” o usuário pode localizar uma gama enorme de obras e documentos alheios, sendo classificados por data de envio, melhor classificação de outros usuários ou maior número de visualizações. Também podem ser pesquisados pelas mais diversas categorias, formatos e idiomas diferentes.

Formatos de arquivos aceitos

Outro ponto interessante do Calaméo é a existência de grupos de discussão e colaboração artística. Há grupos com temas políticos, artísticos, filosóficos e uma série de outros modelo. O serviço online permite ainda que os usuários criem novos grupos e convidem outros usuários para que participem de suas discussões.

Nossa Opinião sobre o Calaméo

A gama de formatos de arquivos aceitos pelo Calaméo é no mínimo satisfatória. Aceitando documentos criados pelo Microsoft Word (tanto .DOC, quanto .DOCX), PowerPoint, Excel, Adobe PDF, Bloco de Notas (.TXT) e OpenOffice, o serviço online permite que os usuários pulem as chatas etapas de conversão e adaptação dos documentos.

Os grupos de discussão que podem ser criados pelos usuários possibilitam uma série de ações em conjunto, transformando o Calaméo em uma ótima ferramenta colaborativa para a criação de textos, desenhos, edições de fotos e muitos outros tipos diferentes de intervenções artísticas. Tudo isso em apenas um site de interface interativa e simples de entender.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil entendimento
  • Ferramenta colaborativa

Contras

  • Não aceita músicas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Calaméo

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação