Logo Camcada Ícone

Camcada

Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 26/11/2012 Camcada Inc
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Serviço online para fazer transmissões de eventos, palestras ou qualer outro material diretamente do seu computador

Camcada é uma plataforma online para fazer streaming de vídeos na internet com suporte para a utilização inclusive em dispositivos móveis.

Este serviço é voltado especialmente para quem trabalha com eventos, conferências e educação à distância, suportando uma grande quantidade de espectadores ao mesmo tempo.

Para a utilização do aplicativo é necessário criar uma conta e você pode fazê-lo clicando aqui. Há a opção de um serviço gratuito, porém ele é limitado em até cinco espectadores visualizando o evento ao mesmo tempo.

Transmitindo pela internet

Hoje, o mundo é globalizado e facilmente conectado via rede. Por isso, serviços de videoconferência e streaming estão cada vez mais utilizados, inclusive para a cobertura de eventos ou a realização de palestras. O problema é que nem sempre fica fácil encontrar um aplicativo que realize a função e seja fácil de operar.

Página de transmissão

O Camcada traz mais uma alternativa para quem precisa fazer streaming de vídeo. O programa procura ser o mais simples de utilizar possível, para possibilitar que mesmo iniciantes sejam capazes de realizar a tarefa sem maiores complicações. Além disso, é oferecido um serviço de suporte online.

Preparando tudo

Antes de começar, você precisa de um programa para a captura e a transmissão de vídeos. O Camcada é compatível com vários aplicativos da categoria, mas caso você ainda não tenha um instalado no computador, o desenvolvedor recomenda que você utilize o Adobe Flash Media Encoder.

Em seguida, será necessário fazer o download do arquivo de configurações do desenvolvedor do Camcasa e, após salvá-lo no computador, é preciso abri-lo no programa para a captura escolhido. Além disso, é necessário ter uma conexão com a internet que seja estável e possua aproximadamente 700 Kbps para o upload (no mínimo); não é recomendado fazer um streaming em uma rede Wi-Fi.

Realizando um streaming

Com tudo devidamente configurado, é preciso editar o seu evento na página do Camcasa. Para isso, comece clicando em “Add event”. Veja que uma nova janela é aberta, com uma série de campos que devem ser preenchidos. Basicamente, você vai informar o nome do evento, definir a data e a hora inicial (e final), além de ajustar o fuso-horário da sua região.

Configurando o evento

Quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Save changes”. Feito isso, você é levado para a página do evento, que possui o link para você incorporar o vídeo em um site e também a URL para a divulgação (para quem quiser vê-lo diretamente na página de transmissão). Para começar o streaming propriamente dito, basta iniciá-lo no programa escolhido para fazer a captura e a transmissão do conteúdo da câmera.

Nossa Opinião sobre o Camcada

Camcada traz uma alternativa para quem curte fazer streaming de vídeos ou quer começar a realizá-los. O programa não é responsável pela captação do material da sua câmera, ele simplesmente preenche o papel de intermediário entre o conteúdo captado pelo aplicativo selecionado para a tarefa e a transmissão na internet.

Isso, de certa forma, poderia ser considerado um ponto negativo, visto que existem aplicativos da categoria que não precisam de um intermediário. Ainda assim, também vale em conta pensar na qualidade dos resultados obtidos por meio da associação com um programa que seja mais apropriado para a captação das imagens.

As configurações para o evento são realmente simples, visto que praticamente só é preciso preencher um formulário com os dados, conforme o desejado. Da mesma forma, tanto o link para compartilhamento quanto o de incorporação são fornecidos no seu painel administrativo logo após a criação do projeto.

Se for preciso, também há uma opção para editar um projeto já criado, caso haja algum imprevisto e seja necessário mudar a hora ou a data do evento. Embora o programa procure ser o mais fácil de utilizar quanto possível, é necessário ter certo conhecimento, especialmente para configurar o aplicativo de captura e transmissão que será utilizando em conjunto com o Camcada.

Para quem quer começar a fazer streaming ou quer testar novas opções para a tarefa, vale testar o Camcada.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Configurações simples

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Necessita de um programa para a captação e para a transmissão do vídeo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Camcada

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação