Logo Capitães da Areia: Boêmia Ícone

Capitães da Areia: Boêmia

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 31/01/2012 Porreta Games
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Gato, personagem do livro de Jorge Amado, deve coletar rosas jogadas por Dalva e desviar de objetos que tentam atingi-lo

Capitães da Areia é um dos romances mais famosos do escritor baiano Jorge Amado. Para quem não conhece, o título do livro diz respeito a um grupo de menores abandonados que vivem pelas ruas de Salvador, durante os anos 30. Publicado em 1937, o livro chegou a ser perseguido pelo governo brasileiro e queimado em praça público sob a acusação de ser nocivo à sociedade e de fazer propaganda comunista.

Hoje, sob a luz de um Brasil mais livre, o livro é considerado um dos clássicos da literatura nacional e, recentemente, ganhou sua segunda adaptação para o cinema, produzida por uma das netas do autor. Graças a isso, empresas envolvidas com o novo filme lançaram na internet uma série de games casuais para ajudar na divulgação.  É o caso de Boêmia, jogo online em que você controla ninguém menos do que Gato, o personagem malandro e galanteador do livro.

Ajude Gato a conquistar o coração de Dalva

Como jogar

O roteiro do jogo é simples. Do lado de fora de um bordel de Salvador, Gato precisa coletar rosas, beijos e caixas de bombom lançados pela janela por Dalva, a cortesã que conquistou o coração de nosso herói. Mas não é só isso: clientes irritados farão de tudo para atrapalhar o romance, atirando latas de lixo, garrafas vazias e até sapatos para atingir o malandro. Portanto, também faz parte da sua missão fazer com que o personagem desvie desses objetos.

Colete as rosas e desvie dos outros objetos

Para controlar, basta clicar com botão esquerdo do mouse na direção para a qual você deseja que o personagem se mova. Enquanto o botão estiver pressionado, Gato continuará sua caminhada. Mas note que ele não ultrapassa a posição do cursor do mouse: por isso, se quiser que o personagem ande pela tela toda, lembre-se de repousar o cursor apenas no fim da tela.

No canto superior direito você encontra três corações que representam a energia de Gato: a partida se encerra quando o personagem é atingido três vezes pelos objetos disparados pelos clientes. Além disso, o game pode ser pausado pela barra de espaço e as instruções sobre como jogar podem ser consultadas pressionando a tecla “T”. Para sair do jogo, pressione “S”.

.....

ATENÇÃO: Caso o game não esteja funcionando em seu computador, é sinal de que você precisa instalar o Unity Web Player, um plugin necessário para a execução deste e de outros conteúdos online.

Nossa Opinião sobre o Capitães da Areia: Boêmia

Apesar dos gráficos simples, Capitães da Areia: Boêmia possui uma trilha sonora repleta de tambores e chocalhos, que ajuda a colocar o jogador no clima da Bahia. Mas isso não importa muito quando a jogabilidade está prejudicada: apesar de exigir poucos comandos por parte do jogador, demora um tempo até entender que o cursor do mouse funciona como uma barreira para o personagem.

As instruções do game também são pouco informativas e não explicam, por exemplo, para que servem os diferentes itens coletados por Gato ao longo do jogo, limitando-se a dizer que esses objetos ajudarão o personagem de “diferentes formas”. Outro ponto negativo é um erro de digitação presente na tela de fim de jogo.

De qualquer forma, é provável que fãs da obra se empolguem pela possibilidade de fazer parte da história contada por Jorge Amado e gastem alguns minutos para ajudar com o romance de Dalva e Gato.

Prós & Contras

Prós

  • Serve de introdução à obra de Jorge Amado
  • Não ocupa espaço no HD da máquina
  • Multiplataforma

Contras

  • Jogabilidade confusa
  • Instruções pouco informativas
  • Erro de digitação em uma das telas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Capitães da Areia: Boêmia

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação