Logo Carcará Ícone

Carcará

Versão 6.1.5 Grátis
457.03 MB
Funciona em: Windows
Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 23/09/2015 Supernova
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Christian
    Christian 19 de setembro de 2015 - 13:13
    6
    Nota Ótimo!
    É um jogo legal mas muito parado, poderia ter umas cutscenes animadas sem isso o jogo fica cansativo, ainda mais para um point in click, tem muitos textos e praticamente nenhuma animação. Para que gosta de ler bastante é uma boa.

Descrição

Vinicius Munhoz
Resolva casos de Justiça desafiadores com o Dr. Carcará, o Phoenix Wright brasileiro

Carcará é um jogo de investigação e de solução de puzzles no qual temos que auxiliar o recém-formado advogado Dr. Fábio Carcará a solucionar casos de Justiça complicados. Na campanha, temos que ajudar as pessoas que precisam de apoio legal, buscando evidências, contradizendo argumentos de acusação e questionando depoimentos duvidosos.

Resumidamente, este game utiliza as mecânicas de enredo e de coletar fatos do famoso Phoenix Wright, um título muito consagrado para o Nintendo DS e smartphones. Não há batalhas frenéticas, tiroteios alucinantes ou coisas do tipo aqui. O objetivo é analisar provas e desmentir falsas histórias.

No fundo, Carcará é um jogo educativo

Carcará possui grandes diferenciais em relação aos demais games de computador. Entre eles, podemos citar o fato de ele ser uma obra brasileira, seguir mecânicas consagradas no mercado e de, no fundo, ser um jogo educativo. Durante a narrativa, devemos lidar com diversos casos de Justiça, ajudando as pessoas necessitadas.

Entretanto, o que pode passar despercebido é que, para termos argumentos no tribunal, devemos ler alguns trechos da lei brasileira, como o Código de Defesa do Consumidor, por exemplo. Dessa forma, o jogador aprende de uma maneira lúdica parte da legislação do país e sobre os próprios direitos.

Carcará - Imagem 1 do software

Questione, duvide e prove

Não há como confirmar a inocência de um cliente sem provas, não é verdade? Grande parte da jogabilidade de Carcará é montada sobre um sistema de diálogos nos quais você deve questionar trechos inconsistentes e apresentar evidências que indiquem o contrário do que está sendo afirmado.

O jogador tem disponíveis dois botões durante o julgamento: questionar e apresentar. Certamente, os advogados de defesa farão de tudo para inocentar os culpados, mas cabe a você encontrar os furos nos relatos dos réus.

Nossa Opinião sobre o Carcará

Se você é fã de jogos investigativos, Carcará pode ser uma das melhores opções que existem no mercado. O game segue a fórmula consagrada e consolidada de Phoenix Wright, no qual devemos nos aventurar em batalhas fervorosas de argumentos entre dois advogados em um Tribunal de Justiça.

Os maiores destaques deste título brasileiro são as mecânicas de puzzle interessantes, o conteúdo educativo extremamente divertido e uma experiência completa totalmente gratuita. Durante a jogatina, devemos coletar evidências e questionar testemunhas para ajudar os clientes do advogado Carcará.

Em outras palavras, trata-se de um grande jogo de quebra-cabeça, mas mascarado com uma temática mais séria e instigante. Se você procura um game de ação, vai se decepcionar com Carcará.

Educativo sem forçar a barra

Teoricamente, jogos educativos são interessantes por unirem algo importante e que precisa ser ensinado a uma experiência lúdica e divertida. Entretanto, na prática não é bem assim que funciona, pois grande parte dos títulos “politicamente corretos” focam muito a informação que deve ser transmitida e esquecem de criar uma jogabilidade interessante.

Felizmente, Carcará é uma obra que foge à regra. A trama é muito bem-feita e retrata casos que poderiam ser reais, construindo um ambiente bacana que desperta a curiosidade do jogador. Por conta disso, acabamos nem percebendo que estamos aprendendo sobre o Código de Defesa do Consumidor e partes da legislação brasileira.

Humor um pouco exagerado

Apesar de a história ser bem intrigante, cheia de reviravoltas e com muitos pontos de interesse, a narrativa peca em alguns momentos. Constantemente o clima sério é quebrado por piadas se graça e um humor forçado que destoa do restante do enredo.

É compreensível criar personagens exagerados e caricatos para causar uma boa impressão nos jogadores. Entretanto, expressões cômicas frequentes durante um julgamento é algo que não esperamos. Por conta disso, Carcará desconstrói a imersão que ele mesmo cria com tamanha excelência ao longo da campanha.

No geral, os gráficos são muito bons

Por se tratar de um jogo indie, Carcará não conta com muitos efeitos de som e nem dublagem nos diálogos, porém a parte gráfica recebeu uma atenção bem grande. Os personagens são muito carismáticos, os cenários são bem-feitos e as animações são bem legais.

Apesar de ter algumas texturas em baixa resolução e com cores um pouco estranhas, de modo geral a estética do título é muito boa. O que deixa a desejar é a interface um tanto datada, com efeitos gráficos que não acompanham o capricho dos outros elementos.

Se você gosta de games de puzzle e de investigação, certamente vai adorar Carcará. Além de ter uma boa experiência, você vai aprender um pouco sobre a legislação brasileira em uma jogabilidade divertida e desafiante.

Prós & Contras

Prós

  • Ótimos gráficos
  • Narrativa intrigante
  • Personagens marcantes
  • Jogabilidade muito divertida
  • Totalmente gratuito
  • Um jogo educativo que não é chato

Contras

  • Humor forçado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Carcará

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação