Logo Chameleon Calendar Ícone

Chameleon Calendar

Versão 1.0 Grátis para testar
2.71 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/2003
Adicionado em : 11/05/2011 Softshape
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Calendário que ocupa o seu desktop inteiro, exibindo compromissos e anotações de cada dia

O Chameleon Calendar transforma a sua Área de trabalho em um grande calendário, literalmente. O nome do programa faz referência ao camaleão, animal que possui a habilidade de se camuflar facilmente no meio em que estiver, seguindo um instinto de sobrevivência.

Acompanhe seus compromissos pelo desktop

Este aplicativo segue o mesmo princípio: ele se adapta ao seu plano de fundo, a fim de não incomodar na realização das suas tarefas diárias e, também, para não ficar uma aparência estranha. Entretanto, se mesmo assim você não gostar do resultado, mas aprovou as funcionalidades trazidas pelo Chameleon Calendar, pode deixá-lo em um tamanho menor e escolher em que parte da tela ele vai aparecer.

Funcionalidades

O Chameleon Calendar oferece uma facilidade extra para o usuário: a alteração rápida da posição ocupada pelos ícones na Área de trabalho. Acessando o item “Desktop icons”, localizado na janela principal do programa, você pode escolher um posicionamento mais adequado para os elementos mostrados no Desktop. Nos atalhos acessados por meio do ícone da Bandeja de notificação, essa função está nomeada como “Arrange icons”.

Outra funcionalidade permitida pelo Chameleon Calendar, relacionada aos ícones da Área de trabalho, é a opção de ocultá-los provisoriamente, a fim de melhorar a visualização das anotações cadastradas no calendário. Essa função só pode ser acessada por meio da tela principal do aplicativo.

Veja como fica a versão pequena, lá no canto

Em “Dates”, o usuário programa compromissos e lembretes que precisam ser mostrados na data estabelecida. O programa permite que você escolha entre as opções “All”, “Selected day”, “Selected month” e “Period” como filtros de visualização das anotações.

Formas de personalização

O programa deixa um ícone de acesso rápido na Bandeja de sistema. Clique com o botão direito do mouse sobre ele para abrir uma lista com atalhos para algumas opções, a partir das quais você pode interagir com o programa e modificar características que não lhe agradem. Clicando uma vez com o botão esquerdo, a tela de edição do aplicativo é aberta, na qual você pode acessar várias formas de personalização.

Personalize e deixe do seu jeito

Logo no primeiro item da lista de personalização (“Main”), mostrada na tela principal do Chameleon Calendar, você pode definir algumas configurações de apresentação do software. A principal opção oferecida nessa categoria é a escolha entre “Small calendar” e “Full desktop calendar”, por meio das quais, você define se prefere um calendário no tamanho pequeno ou no modo tela inteira, respectivamente.

Outra forma de personalizar a forma do aplicativo é a possibilidade de escolher como o calendário vai ser apresentado na Área de trabalho – se alinhado à tela ou não. Nessa mesma opção, o usuário também pode definir uma cor para ser o novo plano de fundo (“Background color”) ou escolher outra imagem para figurar no desktop.

Nossa Opinião sobre o Chameleon Calendar

O Chameleon Calendar funciona corretamente, mas isso não quer dizer que ele seja um programa de utilidade excepcional. O aplicativo realmente coloca um calendário camuflado no seu desktop, além de possibilitar a utilização da versão pequena, mas a aparência não fica superlegal, como o prometido.

Os itens se confundem com os ícones da Área de trabalho e a mistura vira uma grande salada de figuras. Em alguns casos, ao ativar o calendário, os quadradinhos que o divide em dias ficam em extrema evidência, deixando uma aparência confusa e sobrecarregada.

As opções de personalização são bem variadas, existem vários itens que podem ser modificados, deixando a forma do calendário conforme o gosto do usuário. Entretanto, algumas dessas possibilidades não funcionam. Por mais que sejam modificadas e aplicadas, elas não provocam alteração alguma. Devido a esse pequeno detalhe, o quesito customização não pode ser considerado um ponto forte do programa.

É preciso salientar que este aplicativo não funciona no Windows 7, característica que conta muitos pontos negativos para o Chameleon Calendar, dada a crescente popularização desse sistema operacional.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil utilização
  • Interface personalizável
  • Duas opções de visualização: tela inteira e pequena
  • Facilita a organização de anotações e compromissos

Contras

  • Aparência confusa
  • Modo de tela inteira prejudica a visualização do calendário
  • Não funciona no Windows 7

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Chameleon Calendar

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação