Logo Chameleon Icons Ícone

Chameleon Icons

Versão 1.0 Grátis para testar
3.32 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 04/03/2011 Softshape

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Hiroshi Watanabe
Crie ícones personalizados e dê um toque totalmente original para o seu Desktop

O Chameleon Icons é um programa que permite criar ícones para o Windows, mensageiros instantâneos e praticamente qualquer aplicativo ou serviço que aceite o uso de imagens como avatar. Deste modo, você não terá mais dificuldades em, por exemplo, criar uma imagem de exibição personalizada para usar em um fórum, que geralmente trazem restrições quanto ao tamanho e formato de arquivo.

Transformando imagens em ícones

Quando o Chameleon Icons é iniciado, aparece uma janela que dá a opção de usar a versão de testes ou adquirir a licença de uso. Em seguida o usuário pode escolher qual o tipo de ícone que deseja criar. Após escolher uma opção, a janela principal é mostrada. Existem quatro campos principais na interface do programa.

Chameleon Icons - Imagem 1 do software

  • "Select Image Region": aqui é onde a manipulação da foto acontece. É possível inverter a imagem, definir qual parte será usada, aplicar o zoom e mudar as proporções da seleção de área.
  • "Effects": oferece opções de tratamento da imagem como ajustes no brilho e contraste.
  • "Icon Settings": pode-se escolher qual o tamanho do ícone em uma tabela pré-definida de formatos.
  • "Select style": pode-se usar qualquer um dos estilos pré-carregados. Alternativamente pode-se fazer o download de novos estilos.

Na quarta área ficam as opções de trocar o tipo de ícone, salvar e acessar as opções avançadas – escolher a opacidade, editar o canal alfa e alterar a saturação e a matriz. Clicando em “Save icon”, aparece uma janela com as opções de salvamento.

Chameleon Icons - Imagem 2 do software

Formatação de entrada e saída

Abaixo da opção de salvar como ícone está o botão “Set output size & formats” (Configurar formato e tamanho de saída). É possível realizar nove combinações entre tamanhos (16x16, 32x32, 48x48) e número de cores (16 cores, 256 cores e “True color”). Na opção de salvar o ícone como imagem, basta escolher a cor de fundo e qualidade da foto.

O Chameleon Icons pode ler diversos formatos de arquivos de imagens (JPG, GIF, PNG, BMP), vídeo (MPG e AVI) e flash (SWF). Para exportar estão disponíveis os mesmos formatos de imagens citados anteriormente, além dos arquivos de ícones (ICO).

Nossa Opinião sobre o Chameleon Icons

O Chameleon Icons é potencialmente útil, pois simplifica o processo de criação de ícones. Os pontos positivos são a facilidade de aplicar um filtro ou estilo e a opção de adicionar mais destes ao repertório do programa.

Apesar de ser voltado para o público casual e amador, sua conveniência compensaria as suas limitações técnicas se não fosse a palavra “trial”, colocada automaticamente pelo software nos arquivos do formato ICO (ícones). Outros pontos negativos incluem a interface que (apesar de funcional) possui um aspecto antigo, a pequena quantidade de efeitos e a falta de controles manuais para os levels.

Se você gosta de personalizar seu computador com ícones exclusivos ou se você quer um avatar especial para seu mensageiro instantâneo, o Chameleon Icons é uma boa opção para quem não se importa com o selo “Trial” no arquivo de ícone.

Prós & Contras

Prós

  • É fácil aplicar um filtro ou estilo
  • É possível adicionar estilos
  • Tamanhos pré-definidos da saída da imagem
  • Vários formatos de saída

Contras

  • Interface com estética datada
  • Poucos efeitos
  • Ausência de controles manuais para os "levels"
  • Selo trial inserido automaticamente nos arquivos salvos no formato ICO

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Chameleon Icons

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação